Tortinhas de uva
- Médio
- 30 min
- Kcal 612
Segundo a lenda, eles nasceram em Abruzzo no século XVIII e de lá se espalharam para muitas outras regiões do sul, de Molise à Puglia, chegando até a Basilicata e a Calábria... é por isso que existem tantas variantes dos bocconotti! O recheio deles muda dependendo da área de produção, mesmo dentro da mesma região, mas a característica forma de cone invertido permanece, em linhas gerais, a mesma. Decidimos propor uma receita que permitirá a vocês obter bocconotti muito semelhantes aos que poderiam provar em Abruzzo, particularmente na área de Teramo: o recheio, neste caso, é feito com uma deliciosa geleia de uva preta caseira, chocolate amargo, farinha de amêndoas e canela. O sabor marcante, a consistência encorpada e a inconfundível cor escura do recheio contrastam com a massa delicada que o envolve, escondendo assim à vista um doce segredo... para nós foi amor à primeira mordida! Não podemos, portanto, deixar de recomendar que providenciem as forminhas adequadas com a certeza de que os bocconotti conquistarão vocês também. E já que estão nisso, vocês poderiam procurar também a prensa para fazer as ferratelle, wafers crocantes difundidos por todo o território desta bela região!
Para fazer os bocconotti, primeiro prepare a geleia de uva preta: retire as uvas do cacho, lave-as cuidadosamente em água corrente, depois abra-as com uma faquinha e remova as sementes 1. Transfira as uvas sem sementes para uma panela 2 e cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, mexendo frequentemente para que se desfaçam 3.
Após esse tempo, passe as uvas por um espremedor de alimentos para extrair o suco e parte da polpa 4. Coloque o purê de volta na panela, adicione o açúcar 5, misture e cozinhe em fogo baixo até atingir a temperatura de 108º: levará cerca de 20 minutos, mas recomendamos verificar com um termômetro de cozinha 6. Neste ponto, reserve 270 g de geleia que você precisará para a receita e deixe esfriar; se sobrar um pouco de geleia, você pode armazená-la na geladeira dentro de um pote.
Passe para a preparação da massa: coloque a farinha peneirada em uma tigela grande junto com o açúcar 7, o fermento 8, a manteiga fria em pedaços 9
e a canela 10, depois comece a trabalhar a massa com as pontas dos dedos para reduzi-la a migalhas e evitar aquecê-la demais 11. Agora adicione o ovo inteiro 12
e a gema 13 e misture bem tudo, depois transfira a mistura para a bancada e continue amassando 14 até obter uma massa lisa e homogênea. Forme um bloco, envolva-o em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora 15.
Enquanto isso, volte a cuidar do recheio: pegue a geleia, adicione a farinha de amêndoas 16 e o chocolate amargo que você terá previamente picado com uma faca 17 e misture bem 18. Mantenha o recheio na geladeira durante o tempo de descanso da massa.
Depois desse tempo, enfarinhe ligeiramente tanto a bancada como a massa e estenda-a até uma espessura de cerca de meio centímetro 19. Usando diretamente a forminha dos bocconotti, com diâmetro superior de 8 cm 20, obtenha um total de 7 discos 21, amassando e estendendo novamente também as sobras.
Depois, obtenha outros 7 discos, desta vez usando um cortador de massa com diâmetro de 9 cm 22. Neste ponto, unte as forminhas e coloque no fundo o disco de massa menor (8 cm de diâmetro), pressionando bem também nas laterais 23, depois adicione cerca de 2 colheres de chá de recheio 24.
Finalmente, cubra as forminhas com o disco de massa maior (9 cm de diâmetro) 25 e aperte as bordas juntas para selá-las 26. Transfira as forminhas para uma assadeira forrada com papel manteiga 27 e asse em forno estático pré-aquecido a 180º por 20 minutos.
Após o tempo de cozimento, retire os bocconotti do forno e deixe-os amornar 28, depois retire-os delicadamente das forminhas e polvilhe com açúcar de confeiteiro 29. Seus maravilhosos bocconotti estão prontos para serem saboreados 30!