Bolo de polenta macio

/5

APRESENTAÇÃO

Há quem prefira a polenta clássica ou concia e lembramos que nem sempre é pura, mas também é uma ótima aliada de linguiças ou dos feijões. Hoje, porém, falamos do bolo de polenta macio, uma versão doce deliciosa e perfeita para o café da manhã e o lanche. Nem todos sabem que a farinha de polenta, por mais estranho que pareça, se presta muito bem nas versões não salgadas como neste caso ou como quando falamos do varesotto amor polenta ou do pan meino. Na versão que propomos hoje, o bolo com farinha de milho ficará macio e perfumado com limão, mas a sua textura terá uma consistência áspera, graças à farinha de milho bramata. Trata-se de um tipo de farinha de moagem grossa que resulta em texturas mais rústicas. Exatamente o tipo de resultado que queríamos para o nosso bolo de polenta macio porque, no fim das contas, como dizem na Lombardia, a polenta "la polenta la fa la tàola contenta" (a polenta faz a mesa feliz).

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 24cm
Farinha de milho desejada 400 g
Açúcar 200 g
Ovos 4 - médias
Iogurte grego com 0% de gordura 350 g
Manteiga 110 g
Fermento em pó para bolos 12 g
Casca de limão 1
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo de polenta macio, começamos peneirando em uma tigela a farinha de milho bramata junto com o fermento e uma pitada de sal, misture e reserve. Em seguida, derreta a manteiga em uma panela ou no micro-ondas e deixe amornar. Agora, em uma tigela, coloque os ovos e as raspas de limão, ligue a batedeira e bata adicionando o açúcar aos poucos. Após cerca de 5 minutos, despeje a manteiga derretida e já morna em fio e misture tudo. Neste ponto, diminua a velocidade da batedeira e incorpore a mistura de pós uma colher de cada vez, alternando com o iogurte grego. Continue trabalhando até obter uma massa lisa e homogênea. Unte uma forma de 24 cm de diâmetro, polvilhe com farinha de milho e despeje a massa, nivele a superfície com as costas de uma colher e leve ao forno pré-aquecido a 170° por 60 minutos. Verifique a cozedura fazendo o "teste do palito" e, quando estiver seco, você poderá retirar o bolo e deixá-lo amornar antes de desenformar; depois deixe esfriar em uma grade. Seu bolo de polenta macio está pronto, só falta uma nevada de açúcar de confeiteiro!

Conservação

O bolo de polenta macio pode ser conservado em um local fresco por 3-4 dias.

Dica

Se você quiser dar um toque a mais ao seu bolo de polenta macio, basta adicionar gotas de chocolate, frutas cristalizadas ou desidratadas e até mesmo frutas secas picadas. Se, por outro lado, deseja obter um bolo mais delicado na sua textura, basta usar a farinha de milho fioretto, ou até mesmo a fumetto se encontrar, em vez da bramata.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.