Bolo Red Velvet

/5

APRESENTAÇÃO

O Bolo Red Velvet, literalmente bolo de veludo vermelho, é um bolo de origem americana realmente saboroso e espetacular. Além de um sabor levemente ácido, sua particularidade é justamente a cor vermelha vibrante que cria um contraste com a cor branca do frosting de cream cheese, de consistência lisa e aveludada: um conjunto cromático que o torna perfeito também como doce de festas! Diz-se que a receita deste bolo remonta ao início dos anos 1900, nos Estados Unidos, onde era servido no restaurante The Waldorf Astoria Hotel. O Bolo Red Velvet, assim como o New York Cheesecake, é um dos doces americanos mais difundidos nos Estados Unidos e mais conhecidos no mundo. Hoje, na cozinha de Giallozafferano, tivemos novamente a honra de receber o mestre Ernst Knam, que nos revelou todos os segredos para preparar um perfeito red velvet, exatamente como em sua confeitaria!

Deixe-se tentar também por estes doces inspirados no clássico bolo red velvet:

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 20 cm
Manteiga 150 g - em temperatura ambiente
Açúcar 375 g
Ovos 120 g
Sal fino 5 g
Fava de baunilha 1
Corante 30 g - vermelho líquido
Cacau em pó amargo 50 g
Iogurte natural natural 300 g - inteiro
Farinha tipo 00 375 g
Fermento químico em pó 10 g
Vinagre de vinho branco 30 g
para o frosting de cream cheese
Queijo fresco 525 g - cremoso, em temperatura ambiente
Manteiga 150 g - em temperatura ambiente
Açúcar de confeiteiro 300 g
Casca de limão 1 - não tratada
para decorar
Framboesas quanto baste
Ouro comestível quanto baste - 24 K, em folhas
merengues quanto baste - (pequenas)

Preparo

Para preparar o bolo red velvet, comece pela massa da base: em uma batedeira equipada com pá, coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar refinado 1. Comece a trabalhar a mistura em velocidade média 2 até que esteja bem montada e o açúcar dissolvido. Só então você poderá adicionar cerca de metade dos ovos levemente batidos, previamente 3.

Trabalhe novamente e quando estiverem absorvidos, adicione os outros 4; trabalhe mais um pouco e depois acrescente o sal 5 e as sementes da fava de baunilha 6.

Ligue novamente a batedeira por alguns segundos em velocidade média, depois adicione o corante vermelho 7 e bata toda a mistura por 3-4 minutos até obter uma mistura lisa e fofa 8. Pare a batedeira, retire a tigela e peneire o cacau dentro 9.

Misture muito delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima: misture o tempo necessário para que o cacau seja absorvido, dessa forma você evitará que a massa desmonte 10. Adicione também o iogurte de uma só vez 11 e misture sempre com cuidado usando a espátula 12.

Peneire a farinha junto com o fermento diretamente na tigela da batedeira 13. Misture de baixo para cima 14 até incorporá-la completamente ao resto e obter uma mistura homogênea. Por último, adicione o vinagre 15

e misture novamente 16. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga um aro de confeitaria de 20 cm. Forre também o aro com uma tira de papel manteiga para aumentar a borda 17. Despeje a massa dentro e nivele a superfície com uma espátula 18.

Neste ponto 19, asse em forno estático pré-aquecido a 175° por cerca de 75 minutos. Certifique-se de que o bolo está cozido fazendo o teste do palito, e retire do forno 20. Deixe esfriar um pouco, então remova o disco de aço e o papel manteiga 21.

Vire o bolo em um prato e deixe esfriar completamente 22. Neste ponto, reserve a base do seu red velvet e prepare o frosting de cream cheese. Coloque na batedeira, equipada com pá, o cream cheese 23. Adicione a manteiga em temperatura ambiente e ligue a máquina em alta velocidade por alguns segundos 24.

Em seguida, adicione o açúcar de confeiteiro 25 e a casca ralada do limão 26. Trabalhe tudo por 3-4 minutos, aumentando a velocidade da batedeira. Você deverá obter uma consistência lisa e macia 27.

Neste ponto 28, transfira para uma tigela 29 e coloque na geladeira por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, cuide de cortar o bolo. Você pode fazer pequenos cortes em 3 pontos do bolo para ser mais preciso. Depois, com uma faca serrilhada de lâmina longa, corte o primeiro disco, girando continuamente o bolo 30.

Deslize-o delicadamente 30 e repita a mesma coisa para o segundo disco 32, de modo a obter 3 discos iguais 33.

Neste ponto, coloque o creme em um saco de confeitar, equipado com bico liso 34. Comece a montar o bolo, lembrando que a parte que era a superfície inicial agora será a camada inferior. Recheie o bolo com cerca de 1/3 do creme, apertando pequenos montinhos 35 e colocando-os lado a lado para cobrir toda a superfície do bolo. Coloque o segundo disco de bolo por cima 36

e faça a mesma coisa de antes, recheando com metade do creme restante 37. Depois coloque o último disco 38 e termine decorando com os montinhos de frosting de cream cheese 39.

Corte os framboesas ao meio 40 e use-as para decorar o bolo, espalhando-as de maneira ordenada (41-42).

Finalize a decoração com alguns merengues 43 e pedaços de folha de ouro 44, manuseando o mínimo possível. Seu bolo Red Velvet está pronto 45, coloque-o na geladeira até o momento de saboreá-lo.

Conservação

Conserve o bolo red velvet na geladeira por no máximo 3-4 dias.

Conselho

Cada corante tem um poder diferente. Existem corantes líquidos adequados para cozimento no forno ou para preparações a frio. Escolha com atenção na hora de comprar.

Para usar um corante em pó, dissolva 8 gramas em 30 g de água e use normalmente.

Aqueles em gel também devem ser dissolvidos em 30 g de água, tente ajustar-se de acordo com a cor que você obterá.

Se preferir, pode preparar a base um dia antes: deixe esfriar, embrulhe em filme plástico e conserve em local fresco.

Se quiser preparar também o creme com antecedência, pode conservá-lo na geladeira e retirá-lo alguns minutos antes de montar o bolo.

O bolo red velvet não precisa ser molhado; mas se preferir, para um sabor maior e uma textura mais macia, você pode umedecer as camadas com um purê de framboesas e adicionar também framboesas frescas entre uma camada e outra.

Não jogue fora as vagens de baunilha, use-as para fazer um creme inglês. Depois, seque e triture-as junto com o açúcar para obter um açúcar baunilhado!

Se você procura outros doces cenográficos, experimente também o nosso drip cake!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.