Paella com camarões, lulas e presa ibérica

/5

APRESENTAÇÃO

Com a receita de paella com camarões, lulas e presa ibérica você poderá saborear um prato único com sabores espanhóis que se inspira na tradicional Paella à valenciana. Uma deliciosa mistura de carne e peixe que surge da criatividade do Chef Lorenzo Sacchi do Circolino di Monza. Esta versão contemporânea da clássica paella une a delicadeza dos camarões, a consistência das lulinhas e a intensidade aromática da presa ibérica, um corte nobre do porco, previamente marinado e grelhado.

A paella com camarões, lulas e presa ibérica é perfeita para um almoço especial ou um jantar gourmet: um prato convivial que une técnica e paixão, valorizando ingredientes do mar e da terra. Descubra como preparar passo a passo esta paella autoral, com caldo misto feito em casa e molho aioli que enriquece o final. Uma experiência gastronômica que celebra a tradição espanhola com um toque criativo todo italiano.

Descubra aqui outras variantes da paella:

INGREDIENTES

para a paella
Arroz Bomba 150 g
Lulas 100 g
Lulas 12 - alfinete
Camarões 4 - vermelhos
Passata de tomate 40 g
Alho 1 dente
Açafrão em pistilos 6
Azeite virgem extra 30 g
Páprica doce quanto baste
para o caldo
Tamboril quanto baste - descarte da limpeza
Galinha quanto baste - descarte da limpeza
camarão mantis 500 g
Asas de frango 250 g
Costeletas de porco 250 g
Cenouras 100 g
Cebolas 70 g
Alhos-porós 70 g
Tomates rama 1
Alho 3 dentes
Páprica doce 15 g
Sal fino 20 g
Água 4 l - fria
Azeite virgem extra quanto baste
para a presa ibérica
Presa ibérica 50 g
Sal grosso 500 g
Açúcar 250 g
Páprica doce quanto baste
para o aioli
Alho 40 g - (uma cabeça)
Gemas 50 g
Óleo de girassol 170 g
Suco de limão 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a cebola caramelizada
Cebolas brancas 70 g
Açúcar 1 colherinha
Azeite virgem extra quanto baste

Para preparar a presa ibérica

Para preparar a paella com camarões, lulas e presa ibérica comece por esta última: em uma tigela coloque o sal grosso, o açúcar e a páprica 1, misture e transfira metade da marinada para uma assadeira, depois coloque a presa ibérica por cima 3.

Cubra com a metade restante da marinada 4, envolva em filme plástico e coloque na geladeira por 2 horas 5. Após esse tempo, retire a presa ibérica marinada 6.

Enxágue com cuidado sob água corrente 7 e grelhe 8 dos dois lados na churrasqueira 9. Guarde na geladeira.

Para o caldo

Passe para o caldo: coloque em uma assadeira as asinhas de frango e as costelas, tempere com um fio de óleo 10 e asse em forno estático pré-aquecido a 210° por 20 minutos 11. Lave, descasque e corte as cenouras em pedaços 12.

Limpe e fatie o alho-poró 13, depois limpe e corte a cebola em pedaços grosseiros. Dedique-se à Como limpar lulas: retire os tentáculos 14, as nadadeiras e as vísceras, depois corte a carne em cubos muito pequenos 15 e reserve.

Agora Como limpar os camarões: remova o intestino 16, a cabeça, removendo os olhos, e a carapaça 17. Por fim, Como limpar as tamarutacas: remova os olhos 18.

Corte em pequenos pedaços 19. Em uma panela grande, aqueça um fio de óleo, em seguida, adicione todos os resíduos da limpeza dos crustáceos 20. Torre em fogo alto 21.

Retire os resíduos dos crustáceos da panela e reserve 22. Agora, na mesma panela, adicione um fio de óleo, o alho 23 e o alho-poró 24.

Adicione também a cebola 25 e a cenoura 26, depois cozinhe por 5 minutos. Junte agora o tomate picado 27 e cozinhe até perder toda a água.

Tempere com a páprica doce 28, depois adicione as costelas e as asinhas de frango grelhadas 29. Adicione novamente na panela os resíduos dos crustáceos previamente tostados 30.

Por fim, adicione os resíduos da cabrinha e do tamboril 31. Cubra com água bem fria 32 e salgue 33. Cozinhe em fogo baixo por uma hora.

Para o aioli

Em um pacote, coloque a cabeça de alho, tempere com sal e óleo 34, em seguida, feche o pacote 35 e asse em forno estático pré-aquecido a 150° por uma hora. Deixe esfriar e retire os dentes de alho 36.

Transfira o alho para um copo junto com a gema de ovo 37, em seguida, bata com o mixer de imersão, adicionando o óleo de sementes em fio 38 e o suco de limão até obter um molho homogêneo e denso 39. Guarde o molho aioli na geladeira.

Para a cebola caramelizada

Limpe e pique a cebola, depois aqueça um fio de óleo em uma panelinha. Adicione a cebola 40 e o açúcar 41, depois deixe cozinhar em fogo baixo até que esteja macia 42.

Para a paella

Você está pronto para cozinhar a paella: aqueça um fio de óleo na panela, coloque as lulas gigolinhas 43 e doure rapidamente, de acordo com o tamanho delas 43. Transfira para uma assadeira e mantenha aquecido 44. Na mesma panela adicione a lula previamente cortada em cubos 45.

Adicione o alho picado 46 e a cebola caramelizada 47, depois tempere com a páprica 48.

Adicione o purê de tomate 49 e os pistilos de açafrão 50. Agora adicione o arroz e toste por alguns minutos 51.

Adicione o caldo coado 52 e cozinhe, sem mexer, por 5 minutos em fogo alto 43, 5 minutos em fogo médio e 8 minutos em fogo muito baixo 44.

Neste ponto, enfeite a paella com os camarões vermelhos 55 e aumente o fogo o tempo necessário para criar o socarrat, ou seja, a típica crostinha no fundo. Ao final do cozimento, complete com as lulas e lulinhas 56. Retome a presa ibérica 57.

Corte-a em fatias 58, depois enfeite a paella com tufos de molho aioli 59 e as fatias de carne 60. A paella com camarões, lulas e presa ibérica está pronta para ser servida!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a paella com camarões, lulas e presa ibérica.

Conselho

Para obter um caldo mais rico e saboroso, usamos os resíduos de uma cabrinha e de um tamboril, mas você pode tranquilamente usar outros resíduos de peixes de pedra restantes de preparações anteriores.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.