Cabrito à moda das Marcas

/5

APRESENTAÇÃO

O cabrito à moda das Marcas é um segundo prato saboroso, composto por pequenos pedaços de cabrito envolvidos em fatias de pancetta, um produto típico da região junto com muitos outros embutidos, temperados com ervas aromáticas e borrifados com vinho branco.

A cocção do cabrito ocorre no forno e, para finalizar, prepara-se um molho de acompanhamento com o fundo de cozimento e Marsala fino; uma verdadeira iguaria para gourmets.

Experimente também estas receitas:

  • Cabrito assado com batatas
  • Cabrito na panela
  • Assado no forno com cabrito

 

INGREDIENTES
Criança 1 kg - (lombo)
Bacon enrolado 200 g - (em fatias)
Alho 2 dentes
Salsa 2 colheres - para triturar
Sálvia quanto baste
Alecrim 1 raminho
Louro quanto baste
Vinho branco seco ½ copo
Marsala ½ copo
Azeite virgem extra 3 colheres
Pimenta preta quanto baste
Pão 100 g - miolo de pão
Caldo de carne 300 g
Azeite virgem extra 2 colheres
Amido de milho (maizena) 1 colher - rasa

Preparo

Para preparar o cabrito ao estilo das Marcas, comece eliminando a gordura da carne, cortando-a em cerca de 12 pedaços mais ou menos do mesmo tamanho 1; salgue-os, apimente-os, envolva-os nas fatias de pancetta 2 e disponha-os em uma assadeira (ou forma de forno) untada com óleo, um ao lado do outro 3.

Espalhe por cima as folhas de sálvia, de louro e o alecrim 4. Coloque a assadeira assim preparada no forno e deixe assar por cerca de 30/40 minutos a 180 graus em forno estático, regando de vez em quando com o vinho branco e um pouco de caldo quente 5. Enquanto isso, prepare em uma tigela a farinha de pão esfarelada misturada com a salsa picada e o alho esmagado 6.

No final dos 40 minutos, retire a assadeira com o cabrito do forno e polvilhe a iguaria com a farinha de pão previamente preparada 7, depois coloque novamente no forno por alguns minutos na modalidade grill.
Retire então o cabrito do forno e mantenha-o aquecido, coe com uma peneira o fundo de cozimento 8 e coloque-o em uma panela. Leve à fervura, adicione o Marsala 9 e deixe evaporar. Depois adicione uma concha do caldo restante no qual você dissolveu 1 colher rasa de amido de milho, deixe o molho engrossar, despeje sobre os pedaços de carne ainda quentes e leve à mesa seu cabrito ao estilo das Marcas!

Curiosidades

A temporada do cabrito vai do final de abril até meados de junho (portanto, se a Páscoa for tardia, pode-se levá-lo à mesa no lugar do cordeiro)
Qualquer que seja o tipo de receita escolhida, para cozinhá-lo, tenha em mente usar sempre bastante tempero para destacar a bondade e o sabor da carne que ainda está em fase de formação.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.