Capunet com arroz

/5

APRESENTAÇÃO

Os capunet são uma das receitas mais amadas da cozinha caseira piemontesa: pequenos Rolinhos de acelga recheados, tradicionalmente preparados nas casas de campo e servidos em grandes ocasiões. Nesta versão, propomos os capunet com arroz, uma variante substanciosa e saborosa que mantém todo o calor da tradição, oferecendo uma nota mais suave e cremosa graças à presença do arroz cozido no leite. 

É a receita de domingo em família, aquela que perfuma a cozinha enquanto cozinha lentamente no forno e que é servida fumegante, gratinada e envolvente. Perfeitos como prato principal ou como prato único nos dias mais frios, os capunet com arroz representam um verdadeiro carinho rústico, simples, genuíno e sempre atual.

Experimente também o Capù, uma variante de Bérgamo, e outras deliciosas receitas de rolinhos de repolho

INGREDIENTES

para 10 rolinhos
Repolho 500 g - (já limpa)
Salsicha 250 g
Cebolas brancas 1
Cenouras 1
Aipo 1
Ovos 1
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - (para ralar)
Azeite virgem extra quanto baste
para o arroz
Arroz Roma 130 g
Leite inteiro 300 g
Água 300 g
Sal fino quanto baste
para temperar
Passata de tomate 150 g
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste
Manteiga quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar os capunet com arroz, comece por este último: em uma panela, misture a água e o leite 1, adicione uma pitada de sal 2 e aqueça em fogo moderado. Quando começar a ferver, adicione o arroz 3 e cozinhe por 12-15 minutos.

O arroz deve estar bem cozido, não al dente 4. Escorra 5 e deixe esfriar, cuidando para reservar o líquido de cozimento 6.

Cuide do repolho: elimine as folhas mais externas e duras, depois separe 10 folhas inteiras, que servirão para envolver o recheio 7. Pique o coração central que será usado no recheio do rolinho 8. Escalde as folhas inteiras por alguns minutos 9.

Escorra em água e gelo para interromper o cozimento 10. Agora corte a extremidade do talo central da folha, que é a parte mais dura 11, e depois coloque-as sobre um pano 12.

Seque bem 13 e reserve. Cuide do recheio: pique cebola, aipo e cenoura 14. Em uma panela, coloque um fio de óleo e adicione a cebola picada 15.

Adicione também o aipo e a cenoura 16 e deixe refogar por 5 minutos. Depois, adicione o coração do repolho picado 17 e salgue 18.

Aromatize com pimenta moída 19 e deixe dourar por 5 minutos. Agora adicione um pouco do líquido de cozimento do arroz, o suficiente para amolecer o repolho e ajudar no cozimento. Quando o repolho estiver macio, adicione o arroz cozido 21.

Misture e cozinhe por mais 5 minutos, tempo suficiente para secar bem tudo 22. Retire do fogo e deixe esfriar. Complete com o ovo, o queijo ralado 23 e a linguiça desfiada 24.

Misture para amalgamar tudo 25. Agora monte os capunet: coloque as folhas de repolho sobre uma tábua 26, pegue uma porção de recheio e compacte entre as mãos para formar um rolinho 27, depois coloque no centro.

Feche as bordas laterais 28 e depois enrole de baixo para cima 29, mantendo a abertura virada para baixo. Reserve os 10 rolinhos. À parte, tempere o molho de tomate com sal 30 e óleo.

Pegue uma assadeira e espalhe o molho de tomate no fundo 31, depois coloque os rolinhos 32 e distribua pedaços de manteiga por cima 33.

Polvilhe com queijo ralado 34 e asse em forno ventilado pré-aquecido a 180°C por 20 minutos. Retire seus capunet com arroz do forno 35 e deixe esfriar um pouco antes de servir 36!

Conservação

Você pode conservar os capunet com arroz na geladeira por no máximo 2 dias, em um recipiente hermético.

É possível congelá-los se você usou ingredientes fresquíssimos. 

Você pode preparar os capunet com arroz antecipadamente, guardando-os na geladeira, e depois assar quando necessário.

Conselho

Para obter capunet compactos que não se abrem durante o cozimento, aperte bem o rolinho enquanto enrola a folha e coloque-os na assadeira com a abertura virada para baixo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.