Cheesecake fria de abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

Qualquer que seja sua forma e variedade, a abóbora é definitivamente o vegetal símbolo do outono. Graças à polpa doce e aveludada, ela é muito adequada para a preparação de sobremesas como muffins, rolos, bolos… e cheesecake: hoje vamos ver juntos como preparar a cheesecake fria de abóbora! O macio creme de ricota e abóbora ao vapor é caracterizado por um sabor delicadamente especiado que é realçado pela combinação com a base de biscoitos e chocolate. Para decorá-la, escolhemos simples montinhos de chantilly, mas você pode personalizá-la adicionando, por exemplo, nozes pecãs caramelizadas ou uma macabra teia de aranha de chocolate que a tornará perfeita também para a noite de Halloween!

Experimente também estas deliciosas variantes de cheesecake:

  • Cheesecake de chocolate
  • Cheesecake de morango

INGREDIENTES

Ingredientes para a base (para uma forma de 18 cm de diâmetro)
Biscoitos Digestive 200 g
Chocolate amargo 100 g
Para a abóbora
Abóbora delica 650 g - (para limpar)
Canela em pau 2
Alecrim 2 raminhos
Cardamomo 4
Para o creme
Ricota de vaca 350 g
Creme de leite fresco líquido 140 g
Açúcar de confeiteiro 80 g
Gelatina em folhas 8 g
Canela em pó ¼ colherinha
Para decorar
Creme de leite fresco líquido 200 g
Chocolate amargo 20 g - em lascas
Açúcar de confeiteiro 15 g

Preparação

Para preparar a cheesecake fria de abóbora, primeiro corte a abóbora em fatias 1, retire a casca 2 e reduza a polpa em pequenos cubos 3: no total, você precisará de 450 g de abóbora limpa.

Encha uma panela de vapor com água, adicione os paus de canela, os ramos de alecrim e as sementes de cardamomo 4 e leve para ferver. Coloque a abóbora na cesta 5, cubra com a tampa 6 e cozinhe no vapor por cerca de 20 minutos ou até que esteja bem cozida.

Enquanto isso, prepare a base: pique o chocolate amargo com uma faca 7 e derreta no micro-ondas ou em banho-maria 8, depois coloque os biscoitos em um processador 9 e bata até reduzi-los a pó.

Adicione o chocolate derretido ao pó de biscoito 10 e misture com uma espátula para combinar bem a mistura 11. Agora coloque um aro de 18 cm de diâmetro em uma assadeira forrada com papel manteiga e revista os lados, se possível, com uma folha de acetato, para facilitar o desenformar. Distribua a mistura de biscoitos dentro do aro e compacte bem com as costas de uma colher 12, depois deixe a base endurecer na geladeira por 20-30 minutos.

Enquanto isso, coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por cerca de 10 minutos 13. Quando a abóbora estiver cozida, coloque-a em um processador 14 e bata para reduzi-la a um purê 15, depois deixe esfriar.

Nesse ponto, aqueça 40 g de creme de leite em uma panela, retire do fogo e adicione a gelatina bem espremida 16. Misture com um batedor para dissolvê-la completamente 17 e deixe esfriar. Coloque a ricota em uma tigela grande e adicione a canela 18.

Trabalhe a ricota com uma batedeira elétrica adicionando o açúcar de confeiteiro 19 e os restantes 100 g de creme de leite líquido 20, depois adicione também o creme de leite em que você dissolveu a gelatina 21.

Por fim, adicione o purê de abóbora 22 e misture com uma espátula até obter uma mistura homogênea 23. Retire a base da geladeira e despeje o creme de abóbora dentro da forma 24.

Alise a superfície 25 e deixe endurecer na geladeira por pelo menos 4-6 horas. Após o tempo de resfriamento, você pode se dedicar à decoração: bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro 26 e transfira o chantilly para um saco de confeitar 27.

Coloque a cheesecake endurecida em um prato de servir com a ajuda do papel manteiga 28, depois retire delicadamente o anel e a folha de acetato. Decore a borda com montinhos de chantilly 29 e com lascas de chocolate amargo que você terá feito com um descascador: sua cheesecake fria de abóbora está pronta para ser servida 30!

Conservação

A cheesecake fria de abóbora pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias. Não é recomendável congelar porque a abóbora soltaria muita água.

Conselho

Como alternativa ao cozimento a vapor, você pode cozinhar a abóbora na frigideira com dois dedos de água: uma vez cozida, você deve deixá-la escorrer em uma peneira para eliminar o excesso de água. O cozimento no forno não é recomendado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.