Cistecca

/5

APRESENTAÇÃO

Na península flegrea, perto de Nápoles, há um lugar lindo chamado Monte di Procida e seu prato mais famoso é a cistecca montese. Certamente você deve estar se perguntando o que é a cistecca, é muito simples: trata-se de um dos mais famosos street food campano e é preparado com pouquíssimos ingredientes, como mostramos nesta versão caseira: pão crocante, carne e queijo. Com o tempo, surgiram inúmeras variantes, desde a mais comum salada até os acompanhamentos ricos e suculentos da cozinha campana. Para a nossa cistecca montese, optamos por berinjelas que, com o restante do condimento, se harmonizam perfeitamente. Preparem seus paladares para provar a verdadeira cistecca montese, começando por esta versão caseira realmente saborosa!

Quer descobrir outros sanduíches típicos do street food? Dê uma olhada nestas ideias:

INGREDIENTES
Pão 2 - (tipo baguete de 20/22 cm)
Scamorza defumada 10 fatias - finas
Carne de boi 250 g - (tirinhas de carne bovina adulta)
Alface 4 folhas
Berinjelas 200 g
Alho 1 dente
Caciocavallo quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a cistecca montese, comece pelas berinjelas, limpe-as e corte-as em cubos. Em seguida, passe para a carne, que deve ser cortada em cubinhos bem pequenos 1. Fatie finamente a scamorza defumada 2 e rale o provolone 3.

Vá para o fogão. Em uma panela, frite o alho cortado ao meio em um fio de óleo 4. Adicione as berinjelas 5 e salteie, mexendo de vez em quando. Quando estiverem macias, retire o alho 6 e ajuste o sal e a pimenta a gosto e reserve; você vai precisar da panela depois.

Coloque um fio de óleo em outra panela e adicione a carne 7, salteie por alguns minutos em fogo alto até que esteja bem dourada, mas macia por dentro. Então, salgue e apimente 8 e adicione as berinjelas previamente salteadas, deixando tudo ganhar sabor 9.

Enquanto isso, corte os pães em dois no sentido do comprimento 10 e coloque para torrar brevemente na panela usada para cozinhar as berinjelas, certificando-se de que o miolo esteja em contato com a panela 11. Quando o miolo estiver um pouco dourado, retire o pão 12.

Na base de cada sanduíche, coloque algumas folhas de alface 13. Neste ponto, reúna a carne em 2 montinhos aproximadamente do tamanho dos pães 14, abaixe um pouco o fogo e adicione por cima a scamorza defumada 15.

Em poucos instantes, ela derreterá, então desligue o fogo e levante o recheio 16 com uma espátula, colocando diretamente na base do pão 17. Adicione o caciocavallo ralado por cima 18.

Então, feche com a outra metade 19 e o primeiro sanduíche está pronto 20, prepare também o segundo e sua cistecca montese está finalmente pronta 21.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a cistecca montese.

Conselho

A adição de berinjelas é para dar um toque de verão e mais sabor à cistecca montese, sinta-se à vontade para usar outros acompanhamentos. Na região de Nápoles, por exemplo, são usados friarielli, lasanha de berinjela, tomates frescos com rúcula.

Curiosidade

A cistecca montese, até algum tempo atrás, tinha uma aparência um pouco diferente. Ela nasceu no início de 1900 pela ideia dos dois irmãos Pat e Harry Olivieri que, na América, fizeram sua fortuna graças ao carrinho de hot dog. Um dia, os irmãos ítalo-americanos, tendo acabado as salsichas, decidiram usar carne fatiada na hora e diretamente na chapa misturando-a com queijo. A junção cheese + steak (queijo e carne), ou seja, a cistecca! Somente nos anos 80, quando o fluxo migratório fez um percurso inverso, levou o melhor dos Estados Unidos para a Itália. Os monteses, ou seja, os habitantes de Monte di Procida, introduziram a cistecca dos quiosques aos restaurantes, tornando-se rapidamente o prato típico e verdadeiro orgulho da cozinha local e campana.
Em 2014, um grupo de empresários flegreos decidiu unir forças na forma de um Consórcio para proteger o produto e fornecer um regulamento de produção.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.