Coelho à ligure

/5

APRESENTAÇÃO

O coelho à ligure é um prato principal simples mas rico em sabor, graças à adição de ingredientes típicos da região, como azeitonas taggiasche, pinhões e ervas aromáticas. A cozedura lenta do coelho permite obter uma carne suculenta com uma textura macia e delicada, e o uso do Rossese di Dolceacqua, um vinho tinto típico da Riviera di Ponente, contribui para criar um delicioso molho que une os elementos individuais e envolve cada pedaço. A receita, no entanto, pode variar de região para região ou de família para família e na cozinha ligure não faltam variações com vinho branco e nozes, por exemplo. Experimente a nossa versão do coelho à ligure e acompanhe com um acompanhamento de batatas ou legumes da estação... mas, sobretudo, não se esqueça de fatias de bom pão caseiro para fazer a "scarpetta"!

Se você está procurando outras receitas com coelho, experimente também:

INGREDIENTES
Coelho 1 ½ kg
Azeitonas Taggiasca 100 g
Pinhões 40 g
Cebolas 1
Alho 1 dente
Caldo de carne 400 g
Rossese de Dolceacqua 1 copo
Tomilho 2 raminhos
Alecrim 1 raminho
Louro 2 folhas
Azeite virgem extra 100 g - aproximadamente
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o coelho à ligure, como primeira coisa prepare o Caldo de carne com a nossa receita e mantenha-o aquecido. Corte o coelho inteiro em uma dúzia de pedaços 1. Em uma panela, adicione o óleo, o alho 2 e a cebola 3 picados, depois deixe dourar em fogo baixo por alguns minutos.

Retire o refogado da panela e mantenha-o de lado. Coloque os pedaços de carne na mesma panela 4 e doure em fogo médio por 5-6 minutos de cada lado 5, até que a carne adquira uma bela cor dourada. Enquanto isso, pique as folhas de alecrim 6.

Adicione na panela o refogado 7, a folha de louro 8 e o tomilho 9.

Adicione também o alecrim picado 10 e regue com o vinho tinto 11. Uma vez que toda a parte alcoólica tenha evaporado, adicione também as azeitonas taggiasche 12.

Por fim, adicione os pinhões 13 e regue com o caldo 14. Cubra com a tampa 15 e deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora ou até que o coelho fique macio.

Vire a carne de vez em quando 16 e salgue na metade do cozimento 17. Você pode regar com mais caldo, se necessário. Seu coelho à ligure está pronto para ser servido 18!

Conservação

O coelho à ligure pode ser conservado na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias. Antes de servir novamente, aqueça em fogo baixo na panela, adicionando um pouco de caldo ou água para manter a carne macia e o molho cremoso.

Conselho

Do coelho não se desperdiça nada! Se você comprou um inteiro, pode usar a cabeça (fervendo-a com algumas folhas de louro, uma cenoura e um talo de aipo) para preparar o caldo com o qual regar o coelho durante o cozimento. O líquido de cozimento será ainda mais precioso, especialmente se você o tiver enriquecido com um bom copo de Rossese di Dolceacqua. Em todos os casos, não o descarte porque, se você preparou este prato com antecedência, basta aquecê-lo no momento de servir, reduzindo então o molho.

Curiosidade

Uma curiosidade sobre o Rossese di Dolceacqua: parece que até mesmo Napoleão ficou tão impressionado com a bondade e delicadeza deste vinho tinto, que concedeu aos Ligúrios o "favor" de chamá-lo com seu próprio nome, mas os habitantes de Dolceacqua, orgulhosos e cheios de amor próprio, recusaram a gentil oferta do líder e continuaram a chamá-lo pelo nome que sempre teve.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.