Cordeiro assado com batatas

/5

APRESENTAÇÃO

Os mais devotos às tradições não deixarão de trazer para a mesa de Páscoa um prato típico à base de cordeiro. O cordeiro traz consigo sugestões e simbologias cristãs ainda vivas e honradas. Seu sabor inconfundível com notas selvagens o torna único e muito amado entre os pratos principais da Páscoa, por isso é protagonista de muitas receitas regionais como o cordeiro queijo e ovos ou o ombro de cordeiro recheado à toscana e também de preparações caseiras como a ensopado. Com o cordeiro assado com batatas queremos celebrar esta preparação típica com uma receita simples e rústica, acessível a todos, para renovar as tradições do menu da Páscoa. Como de costume, o cordeiro é temperado com aromas perfumados que suavizam seu sabor forte e a cozedura no forno proporcionará uma carne tenra e suculenta... o acompanhamento típico de batatas selará toda a sua bondade para um inesquecível almoço de Páscoa.

Venha descobrir todas as outras deliciosas receitas com cordeiro que temos guardadas para você, terá dificuldade em escolher!

INGREDIENTES
Cordeiro 1 kg
Batatas vermelhas 1 kg
Cebolinhas 1
Alho 1
Suco de limão 1
Água 200 g
Vinho branco seco 80 g
Tomilho 3 raminhos
Alecrim 2 raminhos
Sálvia 4 folhas
Louro 2 folhas
Bagas de zimbro 5
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o cordeiro assado com batatas, primeiro coloque os pedaços de cordeiro numa tigela grande, esprema o suco de limão tomando cuidado para remover as sementes 1, adicione o vinho branco 2, as bagas de zimbro esmagadas 3,

tempere com o alho esmagado com casca 4 e perfume com as folhas de louro e sálvia 5. Deixe a carne descansar para absorver os sabores por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, lave e seque a cebolinha, corte a base da raiz e corte-a em tiras no sentido do comprimento 6,

depois divida-as ao meio 7. Pré-aqueça o forno a 195° em modo estático e comece com as batatas: enxágue-as bem em água corrente 8 e seque-as. Corte as batatas ao meio 9

e coloque-as em uma assadeira levemente untada 10, adicione a cebolinha 11 e o cordeiro com os aromas 12, excluindo apenas o alho.

Tempere ainda mais a preparação com tomilho 13 e alecrim 14, depois cubra com água 15,

regue com azeite de oliva 16, salgue 17, adicione pimenta, misture para temperar e então cozinhe em forno estático pré-aquecido a 195° e deixe cozinhar por 1 hora e ½. Na metade do cozimento, e somente se o cordeiro estiver cozido antes das batatas, você pode cobrir a assadeira com papel alumínio para não secar demais a carne. Quando a cozedura estiver completa, o cordeiro assado com batatas estará pronto para ser servido bem quente 18.

Conservação

O cordeiro assado com batatas pode ser conservado na geladeira em um recipiente hermético por alguns dias. Você pode congelar apenas o cordeiro sem as batatas.

Conselho

Recomenda-se guardar o molho que pode parecer "em excesso" após o cozimento do cordeiro, filtrando-o e regando a carne antes de servir; assim, o cordeiro ficará mais suculento. Se, ao contrário, durante o cozimento o líquido secar muito, adicione água morna conforme necessário.

Este prato pode ser enriquecido acompanhado por um arroz pilaf ou por um molho verde de acompanhamento à base de hortelã, emulsificando o azeite com folhas de hortelã fresca usando um liquidificador de imersão.

Em vez de cordeiro você comprou cabrito? Sem problema, siga a receita do cabrito assado ou do cabrito na frigideira!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.