Crostata de Arroz

/5

APRESENTAÇÃO

A torta de arroz é uma sobremesa deliciosa e simples, nesta receita duas das preparações caseiras mais conhecidas e amadas se encontram para criar um bolo com sabor único: a Massa podre e o Arroz Doce.
A torta de arroz, de fato, nada mais é do que uma crosta crocante de massa que envolve um recheio saboroso e macio à base de arroz doce aromatizado com casca de laranja, baunilha e canela.
O resultado é um bolo perfumado, ideal para saborear em um momento de indulgência ou para oferecer às crianças como um lanche saudável e nutritivo, mas principalmente delicioso. Eles serão conquistados na primeira mordida!

Descubra também estas deliciosas variações:

 

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma de 28 cm)
Farinha tipo 00 300 g
Açúcar de confeiteiro 150 g
Azeite virgem extra 90 g
Fermento químico em pó 8 g
Ovos 2 - médias
Casca de limão 1
Fava de baunilha 1
Para o recheio
Leite inteiro 1 l
Arroz Carnaroli 300 g
Açúcar 90 g
Casca de laranja 1
Canela em pau 1
Fava de baunilha 1
Sal fino 2 g
Para decorar
Ovos 1
Açúcar mascavo quanto baste

Preparação

Para preparar a torta de arroz, comece pela massa: faça uma montanha com a farinha peneirada em uma superfície de trabalho 1, então adicione o açúcar de confeiteiro 2. Depois, adicione as sementes de baunilha e o fermento. Continue ralando a casca de um limão não tratado 3,

depois adicione também os ovos e o azeite de oliva 4. Então, com um garfo, comece a misturar 5 a partir do centro em movimentos circulares, expandindo gradualmente para incorporar a farinha. Quando os líquidos estiverem incorporados, comece a amassar rapidamente com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea; forme um bloco 6.

Envolva com filme plástico 7 e coloque na geladeira por cerca de 1 hora. Agora cuide do recheio de arroz doce: aqueça o leite em uma panela de bordas altas em fogo médio. Lave uma laranja e remova a casca com um descascador de legumes e adicione ao leite 8. Com uma faca, faça um corte em uma vagem de baunilha e retire as sementes deslizando a lâmina ao longo do interior da vagem. Adicione metade da vagem e as sementes ao leite 9.

Adicione também o pau de canela 10, depois coloque o açúcar granulado 11 e o sal. Misture para integrar todos os sabores e dissolver o açúcar. Aqueça o leite até quase ferver, remova a casca de laranja, o pau de canela e a vagem de baunilha com uma pinça de cozinha 12

e então adicione o arroz 13, cozinhando sempre em fogo baixo e mexendo de vez em quando. Deixe no fogo por 30 minutos, e se secar muito, adicione mais leite quente. No final da preparação, o arroz doce deve ter uma consistência bastante cremosa 14. Quando o arroz estiver cozido, deixe esfriar. Agora retire a massa da geladeira, remova o filme plástico e divida ao meio: abra uma metade sobre uma superfície de trabalho ou uma tábua enfarinhada. Abra uma massa com cerca de meio centímetro de espessura 15.

Depois, unte e enfarinhe uma forma de 28 cm de diâmetro; então enrole a massa em um rolo e desenrole sobre a forma. Passe o rolo sobre as bordas da forma para remover o excesso de massa e pressione a massa nas bordas e no fundo 16. Depois, adicione a massa restante à outra metade. Em seguida, despeje o creme de arroz na forma, nivelando a superfície com uma colher de pau 17; abra a outra metade da massa com a mesma espessura da base e coloque sobre o bolo para fechá-lo 18. Pressione todos os pontos da borda para selar as duas massas.

Então pincele o bolo com um ovo batido 19 e depois polvilhe a superfície com açúcar mascavo 20. A seguir, asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 45 minutos (se for forno ventilado a 160°C por 35-40 minutos). Quando o bolo estiver assado, retire do forno, deixe esfriar 21, então desenforme e sirva cortado em fatias!

Conservação

Você pode conservar a torta de arroz coberta com filme plástico ou sob uma cúpula de vidro por 2-3 dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

Você pode aromatizar o recheio da torta com um licor como marasquino ou rum e torná-lo ainda mais saboroso adicionando outros ingredientes deliciosos ao seu gosto, como uvas passas, pinhões torrados, coco ralado ou cacau em pó.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.