Torta de arroz

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Porção: 10
- Custo: Baixo
- Notas + 4 h de descanso
APRESENTAÇÃO
O bolo de arroz é uma sobremesa caseira à base de arroz cozido no leite, temperado com aromas tradicionais, como a baunilha ou raspas de cítricos. A simplicidade dos ingredientes e do preparo revela as origens camponesas deste bolo, que você encontrará em muitas regiões da Itália. De região para região, essa receita clássica se distingue por diversas variações: em Bolonha, por exemplo, é uma verdadeira instituição e é conhecida como torta degli addobbi. A versão que propomos aqui apresenta um crocante envoltório de massa recheada com um delicioso recheio feito com arroz cozido e creme de confeiteiro. O resultado é um bolo de arroz saboroso e substancioso, para saborear de manhã como um café da manhã energético ou para servir no lanche da tarde com um chá aromático.
Aqui estão algumas deliciosas variações que você não pode perder:
- Bolo de Arroz Amassado
- Crostata de Arroz
- Bolo com Farinha de Arroz
- Pastiera de Arroz
- Bolo Doce de Arroz e Ricota
INGREDIENTES
- Para a massa (para uma forma com base de 20 cm)
- Farinha tipo 00 150 g
- Farinha de arroz 150 g
- Açúcar mascavo 120 g
- Manteiga 120 g - frio
- Sal fino 1 pitada
- Casca de limão ½
- Casca de laranja ½
- Ovos 55 g - (1 médio)
- para o arroz
- Arroz arbóreo 200 g
- Leite inteiro 670 g
- Fava de baunilha 1
- Casca de limão ½
- Casca de laranja ½
- Açúcar mascavo 80 g
- para o creme
- Gemas 2
- Leite inteiro 200 g
- Açúcar mascavo 30 g
- Amido de milho (maizena) 10 g
- Sal fino 1 pitada
- Fava de baunilha 1
- para decorar
- Açúcar de confeiteiro quanto baste
Preparo

Para preparar o bolo de arroz, a primeira coisa a fazer é a massa: na tigela de uma batedeira planetária equipada com pá, adicione a manteiga fria em pedaços, o açúcar mascavo 1, aromatize com as raspas de limão e de laranja, depois adicione uma pitada de sal 2 e ligue a batedeira. Adicione o ovo 3 e ligue a máquina novamente.

Uma vez incorporado o ovo, adicione as duas farinhas 4 e continue amassando até obter uma mistura homogênea 5. Forme uma bola, embrulhe com filme plástico 6 e coloque na geladeira para endurecer por 3 horas.

Enquanto isso, prepare o recheio: em uma panela, despeje o leite, tempere com as sementes da vagem de baunilha e a própria vagem 7, as raspas de laranja 8 e as de limão 9.

Quando o leite começar a ferver, adicione o arroz 10 e o açúcar mascavo 11. Cozinhe por 30 minutos, perto do final do cozimento, remova a vagem de baunilha 12 e as raspas de cítricos.

Quando o arroz absorver o leite e estiver bem denso 13, desligue o fogo, transfira para uma assadeira, cubra com filme plástico 14 e deixe esfriar por pelo menos 2 horas. Enquanto isso, prepare o creme: aqueça o leite em uma panela com a vagem de baunilha e suas sementes 15.

Em outra panela, coloque o açúcar mascavo, as gemas 16, uma pitada de sal 17 e a maisena 18, misture com um batedor para combinar os ingredientes.

Despeje o leite quente em fio, removendo a vagem, e continue misturando com o batedor 19, volte ao fogo 20 e cozinhe em fogo médio até que o creme engrosse 21.

Misture o creme ao arroz 22, mexa 23 e reserve. Retire a massa da geladeira e abra em uma superfície enfarinhada com o rolo, deve ter ½ cm de espessura 24.

Pegue uma forma de 20 cm no fundo e 22 cm na borda, corte um disco de massa colocando a forma por cima para modelar a forma. Coloque o disco no fundo da forma 25. Com a massa restante, corte tiras de cerca de 4 cm de largura 26 e use-as para forrar a borda 27.

Recheie o bolo com o creme e nivele a superfície com uma espátula 28 ou as costas da colher. Estenda a massa restante também a uma espessura de ½ cm 29. Corte outro disco de massa do mesmo diâmetro e use-o para cobrir o recheio. Sele bem as bordas 30.

Faça furos na superfície com os dentes de um garfo 31 e asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 60 minutos. Após assar, retire o bolo de arroz do forno 32, deixe esfriar, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro 33.