Espadarte em crosta de pistache com gomos de batata

/5

APRESENTAÇÃO

Você está procurando um prato de peixe que realce todo o sabor, mas com uma nota crocante? Hoje propomos o espadarte em crosta de pistaches com gomos de batata, uma alternativa saborosa e deliciosa ao clássico espadarte grelhado!

A farofa, feita triturando os pistaches junto com a miolo do pão, cria uma casca perfumada ao redor do peixe, que acentua o sabor e a consistência, sem cobrir o sabor delicado do espadarte. A carne do espadarte ficará macia e, graças à casca do limão, você adicionará ao seu prato uma nota de frescor realçada pelo perfume do tomilho e da manjerona! Para completar o prato, prepare um acompanhamento clássico, mas de forma alternativa: asse as batatas no forno em gomos com toda a casca, para obter uma maciez interna e uma crosta fantástica externa, que finalizará tudo cuidadosamente. Satisfaça o paladar dos seus convidados servindo seus filés de espadarte acompanhados de gomos de batata assados e você não se arrependerá!

O espadarte serve de base para muitos pratos refinados e, se você ama este peixe, não pode deixar de experimentar Calamarata com ragu de peixe-espada e, para uma combinação delicada e fresca, experimente também o Carpaccio de peixe-espada com molho verde à mostarda!

 

INGREDIENTES

Ingredientes para o espadarte
Peixe-espada 800 g - (4 postas de 200 g cada)
Pistácios sem sal 70 g - (descascados)
Pão 70 g - miolo de pão
Raspas de limão 1
Tomilho 1 raminho
Manjerona 1 raminho
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para as batatas
Batatas 800 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 30 g
Alecrim 2 raminhos
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o espadarte em crosta de pistaches com batatas assadas, comece justamente pela tostagem dos pistaches, para torná-los mais crocantes e perfumados. Coloque os pistaches numa assadeira forrada com papel manteiga 1 e distribua-os bem espaçados (2-3). Em seguida, asse em forno estático pré-aquecido a 160° por 20 minutos 3, verificando frequentemente e sem deixar escurecer demais.

Enquanto isso, dedique-se à preparação das batatas. Lave-as bem sob água corrente com toda a casca para eliminar qualquer resíduo de terra 4. Em seguida, corte-as em gomos 5 e disponha-as em uma assadeira forrada com papel manteiga, bem espaçadas umas das outras 6.

Divida também o alho em dentes e adicione-o às batatas 7. Junte também as folhas de alecrim 8, o sal, a pimenta e, por fim, o óleo 9. Asse em forno ventilado a 200° por 50 minutos, até ficarem bem douradas e crocantes!

Quando faltarem cerca de dez minutos, comece a preparar a panura. Corte a miolo do pão em cubos 10 e coloque-os em um processador junto com os pistaches 11. Adicione a casca ralada do limão, o tomilho, a manjerona e triture tudo junto 12.

Despeje a farofa em uma travessa grande 13, adicione o sal, a pimenta e misture com uma colher 14. Pegue as fatias de espadarte e pincele-as com óleo de ambos os lados 15.

Em seguida, passe cada fatia na farofa, pressionando levemente para que adira bem 16. Repita a mesma operação para todos os filés 17 e, enquanto isso, aqueça uma frigideira com um fio de óleo. Então, coloque o espadarte 18.

Cozinhe as fatias de espadarte por alguns minutos de cada lado 19, retire as batatas já crocantes do forno 20 e sirva os filés de espadarte em crosta de pistaches com gomos de batata bem quentes 21!

Conservação

Recomenda-se consumir o espadarte em crosta de batatas com gomos de batata recém-cozidos. Em alternativa, você pode conservá-los na geladeira por no máximo um dia. Congelar não é recomendado.

Conselho

Quando escolher as batatas, procure pegar todas do mesmo tamanho para garantir uma cozedura uniforme!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.