Filés de salmão à mediterrânea

/5

APRESENTAÇÃO

Os filés de salmão à mediterrânea são um ótimo prato principal de verão, que reúne todos os sabores da nossa cozinha e libera seus aromas típicos. Suculentos tomatinhos coloridos, enriquecidos com ervas aromáticas, acompanham o salmão, enquanto as azeitonas taggiasche e as alcaparras adicionam uma nota marcante ao prato. Uma receita realmente fácil de preparar, poucos e simples ingredientes se juntam para depois serem cozidos no forno... o resultado será um prato suculento e completo, uma carta na manga perfeita para jogar em uma ocasião de jantar inesperado! Depois de provar os filés de salmão à mediterrânea, experimente também:

  • salmão crocante
  • salmão ao forno
  • filés de salmão na frigideira
  • filés de salmão no papelote

Gostou deste prato principal? Aposto que você não vai resistir à macarrão à mediterrânea!

INGREDIENTES
Salmão 500 g
Tomates cereja amarelos 150 g
Tomates-cereja 150 g
Azeitonas Taggiasca 50 g
Alcaparras em sal 10 g
Alho 2 dentes
Orégano quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Tomilho quanto baste

Preparo

Para preparar os filés de salmão à mediterrânea, corte os tomatinhos ao meio 1 e tempere-os com 2 dentes de alho 2, sal, pimenta, óleo e orégano 3. Misture bem e reserve.

Remova eventuais espinhas dos filés com a pinça apropriada 4. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga. Despeje os tomatinhos 5, as azeitonas e as alcaparras dessalinizadas 6.

Tempere o salmão com óleo, sal e pimenta 7, depois adicione raminhos de orégano seco e tomilho fresco em toda a assadeira 8. Asse em forno estático pré-aquecido a 230° por cerca de 20 minutos. Os filés de salmão à mediterrânea estão prontos 9.

Conservação

Os filés de salmão à mediterrânea podem ser conservados na geladeira por 2 dias. Não recomendamos congelar.

Dica

Se preferir, você pode usar apenas um tipo de tomatinho e enriquecer com outras ervas aromáticas, como manjerona, manjericão ou funcho, até mesmo orégano fresco no lugar do seco, se preferir. Para garantir que não haja espinhas no filé, passe a palma da mão sobre ele; ao toque, você logo sentirá a presença de espinhas, remova puxando na direção delas, para não danificar a carne.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.