Tartar de xaréu ao estilo mediterrâneo

/5

APRESENTAÇÃO

A tartare de xaréu ao estilo mediterrâneo é uma entrada refinada, fresca e leve. Com poucos e simples ingredientes, você será capaz de servir uma entrada digna de um menu estrelado, perfeita para surpreender seus convidados em uma ocasião especial. A delicadeza do xaréu combina perfeitamente com o sabor exótico do abacate, a frescura do endro, o sabor dos alcaparras e das azeitonas; a crocância da cebolinha e do aipo completam o quadro de um prato que mistura sabiamente sabores e texturas. O toque final é dado por uma apresentação elegante de alta gastronomia. Basta arregaçar as mangas e desfrutar de uma experiência culinária sensacional!

Se a tartare é a sua paixão, experimente também:

INGREDIENTES

Ámbar 600 g - (abatida)
Azeitonas de Gaeta 10 g
alcaparras 10 g - dessalgados
Aipo 1 talo
Cebolinhas 1 g
Tomates cereja 6
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta branca quanto baste
Para o creme de abacate
Abacate 1
Suco de limão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Para completar
Cerefólio quanto baste
Endro quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o xaréu ao estilo mediterrâneo, primeiro certifique-se de ter mantido o peixe no freezer por pelo menos 96 horas, ou compre-o já abatido. Em seguida, dedique-se à limpeza do peixe. Faça um corte no ventre 1, remova as vísceras 2 e enxágue em água corrente para eliminar todas as impurezas. Corte as barbatanas laterais 3.

Remova também as barbatanas situadas no dorso e no ventre 4. Escame com o utensílio apropriado 5, ou com o dorso de uma faca. Faça um corte diagonal, logo após as guelras, que comece no dorso e se encontre com o corte feito anteriormente no ventre 6.

Faça um corte na cauda e na parte dorsal do peixe seguindo a coluna vertebral 7, uma vez retirado o primeiro filé 8, proceda da mesma forma para o segundo 9.

Remova a parte inferior da barriga, aparando-a com uma faca 10. Com uma pinça, retire os espinhos e as partes mais vermelhas 11 que, cruas, podem resultar um pouco amargas. Segure o filé pela parte da cauda, faça uma incisão e deslize a faca para remover a pele 12. Você obterá 2 filés de cerca de 120 g cada.

Agora prossiga com o corte em tartare, corte o filé primeiro em fatias, depois em tiras 13 e finalmente em cubos bem pequenos 14. Coloque-os em uma tigela 15.

Pique finamente com a faca: as azeitonas 16, as alcaparras 17 e a cebolinha 18.

Faça o mesmo com o aipo 19. Corte os tomatinhos ao meio 20, retire a polpa e as sementes e reserve 21.

Pique finamente os tomatinhos 22. Coe o líquido da polpa e remova as sementes 23. Corte um abacate ao meio 24.

Remova a semente 25, extraia a polpa 26. Tempere com o suco de meio limão 27.

Ajuste o sal 28 e bata 29 até obter um creme liso e homogêneo 30. Coloque o creme em um saco de confeitar e reserve.

Adicione ao xaréu a água dos tomates 31, um fio de óleo 32 e ajuste o sal 33.

Adicione pimenta 34, em seguida, junte os ingredientes picados anteriormente (azeitonas, alcaparras, cebolinha, aipo e tomatinhos) 35 e misture 36.

Quando todos os ingredientes estiverem perfeitamente misturados 37, monte o prato com a ajuda de um aro de metal 38. Enfeite com o creme de abacate 39.

Adicione cerefólio picado 40, endro 41 e finalize com um fio de óleo 42. A tartare de xaréu ao estilo mediterrâneo está pronta para ser servida!

Conservação

É aconselhável consumir imediatamente a tartare de xaréu ao estilo mediterrâneo. Você pode preparar o creme de abacate antes e conservá-lo na geladeira, em um recipiente fechado, por um dia.

Conselho

Se você não gosta de cerefólio, pode substituí-lo por salsinha ou cebolinha.

Você pode acompanhar a tartare de xaréu com torradas ou fatias de pão carasau. Experimente a nossa deliciosa receita de Gazpacho com tartare de peixe-espada!

Para um consumo seguro do peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.