Fusilli mexilhões e lulinhas

/5

APRESENTAÇÃO

Com a chegada da bela estação, vem a vontade de mar, sol e bronzeado! Mas se as férias nas praias ensolaradas devem esperar, não resta outra opção a não ser trazer o mar... para a sua casa! Você tem em mente os clássicos Spaghetti allo scoglio? Ou um cremoso Risoto de frutos do mar? Para variar dos pratos usuais, nós do Giallozafferano sugerimos uns saborosos fusilli mexilhões e lulinhas. Um prato principal com o intenso aroma do mar: uma massa curta, os fusilli, que combina perfeitamente com o sabor intenso dos mexilhões e a carne tenra das lulinhas. Basta adicionar uma pitada de pimenta para dar aquele toque a mais e aromatizar com salsinha fresca para dar sabor. Nós fomos capturados pelo sabor delicado desses fusilli e temos certeza: se os servir no jantar, conquistará o paladar dos seus amigos!

Experimente também a pasta com lulas, fácil e saborosa!

INGREDIENTES
Fusilli 320 g
Sépias 250 g
Mexilhões 1 kg
Alho 1 dente
Salsa 20 g
Pimenta fresca 1
Tomates-cereja 350 g
Vinho branco 50 ml
Azeite virgem extra 25 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os fusilli mexilhões e lulinhas, comece com a Como limpar as lulas. Faça um corte na barriga da lula e remova o osso 1. Depois de abri-la ao meio delicadamente, remova, se presente, a bolsa de tinta 2. Separe a cabeça do corpo puxando levemente as duas partes em direções opostas. Depois de fazer um corte no corpo, remova a pele 3.

Em seguida, pegue a cabeça da lula e remova o bico (o dente) 4: você pode exercer uma leve pressão com os dedos sob o bico para localizá-lo e empurrá-lo para cima. Faça um corte ao redor do bulbo dos olhos da lula e os retire 5. Enxágue as lulas em água corrente. Agora, do corpo da lula, corte tiras no sentido do comprimento 6 e pique os tentáculos em pedacinhos. Reserve.

Prossiga com a Como limpar e abrir mexilhões. Enxágue os mexilhões em água corrente 7. Com a ajuda da lâmina de uma faca (ou com uma esponja de aço) retire incrustações e impurezas da casca 8 e, em seguida, remova a barba 9. Enxágue-os novamente com água fresca. Reserve-os.

Depois pegue a pimenta, abra-a ao meio no sentido do comprimento e remova as sementes, então corte-a em tiras finas 7. Adicione-a com um dente de alho picado em pedaços em uma panela com um fio de óleo 8. Deixe dourar até que o alho adquira uma coloração dourada. Pique finamente a salsinha 9. Reserve um pouco para temperar o prato e decorá-lo.

Adicione a salsinha restante na panela 10 junto com os mexilhões 11. Deixe cozinhar alguns minutos com a tampa em fogo alto 12.

Quando os mexilhões abrirem, desligue o fogo e coe usando uma peneira fina colocada sobre uma tigela para filtrar a água liberada durante o cozimento 13. Reserve o líquido e descasque os mexilhões 14, deixando alguns inteiros para decorar o prato. Pegue, então, uma frigideira antiaderente de fundo largo e doure um dente de alho 15. Se preferir, pode esmagá-lo.

Junte os tomates cereja lavados e cortados ao meio 16. Deixe cozinhar na frigideira por 10 minutos em fogo moderado. Em seguida, remova o alho 17 e adicione as lulinhas 18. Deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Depois disso, adicione vinho branco 19 e junte os mexilhões 20. Deixe saltear por mais 1-2 minutos, depois desligue o fogo. Despeje em uma panela grande um pouco do líquido de cozimento dos mexilhões 21 e aqueça, se necessário, até ferver.

Em seguida, adicione os fusilli 22: estes devem ficar cobertos pelo líquido de cozimento dos mexilhões, que você pode adicionar aos poucos 23: se o líquido de cozimento dos mexilhões não for suficiente, utilize água fervente ou um Caldo de legumes leve. Mexa continuamente para não deixar a massa grudar. Dois minutos antes do fim do cozimento, transfira os fusilli para a panela com o molho de mexilhões e lulinhas 24.

Salteie por 1 minuto, mexendo com uma espátula para incorporar bem os ingredientes 25. Ajuste o sal e a pimenta e adicione a salsinha picada 26. Finalmente, sirva seus fusilli mexilhões e lulinhas decorando o prato com alguns mexilhões inteiros e sirva ainda quente 27!

Conservação

Recomenda-se consumir os fusilli com mexilhões e lulinhas logo após serem cozidos.

No entanto, é possível conservá-los, se sobrarem, na geladeira, fechados em um recipiente hermético, por no máximo 1 dia.

Não se recomenda congelar.

Conselho

Quer dar um toque extra de frescor ao prato? Corte em julienne a casca de um limão não tratado, removendo a parte branca amarga, e adicione ao final para dar sabor e decorar sua massa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.