Fusilloni gratinados com couve e pecorino

/5

APRESENTAÇÃO

As suas folhas são alongadas, de um verde escuro, com uma superfície que lembra a pele de um dinossauro: daí o nome dinosaur kale, ou seja, couve! É o protagonista desta receita, os fusilloni gratinados com couve e pecorino que se tornarão um dos seus pratos de destaque para o almoço de domingo ou um jantar entre amigos. A couve, com seu sabor forte e inconfundível que enriquece pratos históricos como a ribollita e a farinata lucchese, neste prato se transforma em um delicioso creme, encontra a salinidade do Pecorino e a doçura da mussarela. Uma mistura de delícias para um primeiro prato com sabor de inverno, de lamber os dedos!

Descubra também estas receitas com couve:

  • calamarata de inverno
  • pesto de couve
INGREDIENTES
Couve negra 250 g
Fusiloni 320 g
Alho 1 dente
Pimenta em pó quanto baste
Creme de leite fresco líquido 250 g
Pecorino toscano 200 g - para ralar
Fiordilatte 150 g
Pinhões 20 g
Cominho em pó quanto baste
Endro quanto baste
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os fusilloni gratinados com couve e Pecorino, comece lavando bem as folhas de couve, eliminando a parte final do talo onde não há folhas. Depois, pique finamente a parte do talo com menos folhas e gradualmente faça cortes mais grosseiros até as folhas: desta forma, o cozimento da couve resultará uniforme 1. Coloque em uma panela com água fervente salgada e cozinhe por cerca de 25 minutos 2. Enquanto isso, você pode preparar o creme de Pecorino: rale-o finamente 3.

Em uma panela, coloque um fio de óleo, o alho descascado e picado 4, o cominho e pimenta em pó 5. Deixe as especiarias darem um leve sabor, em seguida adicione o creme de leite 6.

Assim que o creme de leite estiver aquecido, adicione 160 g de Pecorino 7, misture com um batedor macio 8 ou uma colher de pau para derreter o queijo. Tempere com sal e pimenta a gosto 9 e depois desligue o fogo.

Quando a couve estiver cozida, escorra-a 10 reservando a água do cozimento e coloque-a em um copo alto, adicione um pouco de água do cozimento 11 e bata com um mixer. Cozinhe os fusilloni na mesma água onde cozinhou a couve, depois de ter voltado a ferver 12.

 

Enquanto a massa cozinha, corte a mussarela fatiada 13. Uma vez cozidos, escorra os fusilloni diretamente no molho de Pecorino 14 e em fogo médio-baixo mexa para dar sabor 15.

 

Em uma assadeira, coloque uma camada de creme de couve 16, depois uma camada de fusilloni 17, e em seguida novamente creme de couve 18.

Polvilhe com 20 g de Pecorino, tomilho e endro 19, depois coloque as fatias de mussarela 20, em seguida polvilhe novamente com mais 20 g de Pecorino e tomilho e endro a gosto 21.

Polvilhe com os pinhões 22, um fio de óleo 23 e asse a 180° por cerca de 20 minutos. Desta forma, os fusilloni ficarão gratinados 24. Sirva os fusilloni gratinados com couve e Pecorino bem quentes!

Conservação

Você pode conservar os fusilloni gratinados com couve e pecorino em um recipiente hermético, na geladeira, por 1-2 dias.

Não é recomendado congelar.

Dica

No lugar do cominho em pó você pode usar as sementes ligeiramente esmagadas. Você pode usar noz-moscada ralada como alternativa. Podem-se usar amêndoas em lâminas no lugar dos pinhões.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.