Calamarata com cavolo nero e 'nduja

/5

APRESENTAÇÃO

Se você acha que a couve negra é usada apenas para sopas, como a famosa Ribollita, hoje queremos que você mude de ideia. Cozinhando a couve negra na frigideira, você poderá preparar uma deliciosa calamarata com couve negra e 'nduja. Um prato principal com sabores marcantes e bastante picante, que agradará até os paladares mais exigentes. Usamos todas as folhas de couve negra, para minimizar os resíduos e ao mesmo tempo obter um creme aveludado com o qual temperar a massa. Como formato escolhemos a calamarata, para mostrar que não é boa apenas Calamarata, mas também com legumes e é perfeita para o inverno.
Descubra como é fácil preparar esta massa, perfeita para um almoço de domingo, e não só!

Aqui estão outras receitas com couve negra para experimentar:

  • Massa com couve negra
  • Hambúrguer de couve negra
  • Creme de couve negra
  • Omeletes com couve negra
  • Massa com couve negra e castanhas
INGREDIENTES
Calamarata 320 g
Couve negra 500 g
Nduja 80 g
Alho 1 dente
Queijo pecorino 120 g - curado
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a calamarata com couve negra e 'nduja, comece limpando a couve. Separe os talos das folhas 1 e corte-os em pedaços 2. Mergulhe-os em água fervente, salgada a gosto, que servirá para o cozimento da massa 3.

Enquanto isso, em uma frigideira, doure um dente de alho com um fio de azeite 4 e adicione as folhas de couve negra. Cozinhe por cerca de 20 minutos 5, adicionando a água do cozimento dos talos conforme necessário e cobrindo com uma tampa. Assim que os talos estiverem macios, escorra-os com uma escumadeira 6, mantendo a água quente.

Transfira as folhas de couve para um processador de alimentos 7, adicione os talos 8 e bata até reduzir a um creme. Adicione um bom fio de azeite 9.

Adicione também um pouco de água do cozimento, o Pecorino ralado 10 e bata novamente até obter um creme liso 11. Cozinhe a massa 12 e deixe-a al dente.

Enquanto isso, em uma panelinha, adicione a 'nduja, acrescente um pouco da água do cozimento da massa 13 para facilitar o derretimento 14. Transfira o creme de couve negra para uma frigideira grande 15.

Quando a massa estiver al dente, escorra-a e transfira-a para o molho 16. Refogue e misture bem para incorporar 17. Sirva a calamarata quente 18.

Adicione por cima alguns montinhos de 'nduja 19 e finalize com mais Pecorino ralado 20. A massa está pronta, agora é só servir 21.

Conservação

A calamarata com couve negra e 'nduja pode ser armazenada na geladeira por no máximo 1 dia. 

O creme de couve negra pode ser armazenado na geladeira por alguns dias.

Conselho

Para suavizar o sabor picante da 'nduja, adicione pedaços de ricota!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.