Galinha-d'angola recheada com castanhas e molho de romã

/5

APRESENTAÇÃO

A galinha-d'angola recheada com castanhas e molho de romã é uma receita que vai deixar todos os seus convidados de boca aberta. Um prato principal suntuoso, para servir no centro da mesa e reunir toda a família durante as festas ou em ocasiões importantes. Apesar de ser uma carne branca e magra, graças ao cozimento longo e à cobertura de bacon, a galinha-d'angola ficará tenra e suculenta, sendo o invólucro perfeito para conter um recheio rico e saboroso. Diferente da tradicional galantina de galinha-d'angola, nesta versão da galinha-d'angola recheada são utilizados dois ingredientes muito outonais: a salsicha e as castanhas, triturados e misturados juntos, uma combinação perfeita e original que transformará um simples jantar em um momento especial para compartilhar com amigos e familiares. E se você acha que o prato está concluído, temos uma surpresa exclusiva... um molho colorido de romã que, com sua doçura, adicionará um toque extra, uma combinação que testamos com sucesso também nas nossas rolinhos salgados de massa folhada. Prepare também você a galinha-d'angola recheada com castanhas e molho de romã e experimente também a galinha-d'angola assada, outra suculenta variação outonal.

INGREDIENTES
Galinha d'angola 1,8 kg
Castanhas 540 g
Salsicha 300 g
Pancetta 200 g - em fatias finas
Romã 2
Açúcar 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alecrim 2 g
Vinho branco 100 g

Preparação

Para preparar a galinha-d'angola recheada com castanhas e molho de romã, comece fervendo as castanhas. Coloque-as em uma panela cheia de água 1, cubra com uma tampa 2 e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, faça o teste do palito: espete-as para verificar se estão cozidas e, se estiverem, escorra-as. Reserve-as em uma tigela 3, cubra-as e deixe esfriar; assim a casca externa amolecerá e será mais fácil descascá-las.

Depois de frias, descasque as castanhas 4, você deverá obter 400 g de castanhas limpas, então com uma faca, pique-as 5 grosseiramente 6.

Neste ponto, pegue a salsicha e retire a pele externa 7, para isso basta fazer um corte no centro de cada salsicha e puxar delicadamente com as mãos. Pique também grosseiramente 8 e transfira para uma tigela junto com as castanhas 9.

Amasse tudo com as mãos 10 e ajuste sal e pimenta 11. Pique finamente o alecrim e incorpore à mistura 12.

Deixe o recheio de lado por alguns minutos e cuide da galinha-d'angola. Chamusque a galinha-d'angola para eliminar eventuais penas 13, nós utilizamos um maçarico, mas na falta dele, você pode aproximar a galinha-d'angola por alguns segundos à chama do fogão. Em seguida, lave-a em água corrente 14 e seque com papel absorvente 15.

Salgue e apimente o interior da galinha-d'angola 16, então, com a ajuda de uma colher, recheie com a mistura de salsicha e castanhas 17. Costure a abertura externa 18, usando uma agulha de cozinha ou a agulha mais grossa que você tiver e um barbante. Desta forma, você selará completamente e evitará que o recheio escape durante o cozimento.

Em seguida, corte a ponta do barbante 19 e envolva a galinha-d'angola com bacon 20. Por último, enrole tudo com barbante 21, como se fosse um assado, para prender o bacon.

Transfira sua galinha-d'angola para uma panela de bordas grossas, ou em uma panela de ferro fundido 22 e deixe dourar de ambos os lados 23, sem adicionar qualquer gordura. Regue com o vinho branco 24

e continue o cozimento por mais 90 minutos, regando de vez em quando com seu líquido 25 e cobrindo tudo com uma tampa 26. Quando a galinha-d'angola estiver quase cozida, prepare o molho de acompanhamento. Divida a romã ao meio e comece a retirar as sementes 27, reservando-as.

Obtenha 280 g e transfira para um passador de legumes e extraia apenas o suco 28, depois despeje dentro de uma panela, coando 29 e adicione o açúcar 30. Misture tudo e cozinhe por 5-6 minutos.

Uma vez obtido um molho espesso, despeje-o dentro de uma molheira 31 e recupere a galinha-d'angola já cozida. Retire o barbante externo, cortando com a tesoura 32 e sirva sua galinha-d'angola recheada com castanhas ainda quente, acompanhada do molho de romã 33.

Conservação

Você pode conservar sua galinha-d'angola recheada por 2-3 dias na geladeira, fechada em um recipiente hermético. Alternativamente, se você utilizou todos os ingredientes frescos, pode congelá-la.

Conselho

Para saborear totalmente a maciez da carne, sirva sua galinha-d'angola bem quente! Para um sabor mais aromático, experimente adicionar outras especiarias, como tomilho e sálvia!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.