Geleia de morango
- Fácil
- 50 min
- Kcal 27
Compotas e marmeladas, companheiras de lanches, mas também convidadas perfeitas para a hora do aperitivo junto com deliciosos queijos! Hoje vamos revelar como preparar uma fabulosa compota de peras e gengibre, versátil e com um sabor que certamente não passa despercebido. Polpa de peras Abate e raiz de gengibre fresca (utilizada também Gengibre cristalizado), dão vida a uma mistura suculenta com uma nota picante que conquistará você tanto no pão torrado quanto acompanhando queijos de maturação média e mais maturados. Delicie-se também com a compota de peras e gengibre, preparando-a em casa como nós fizemos! E se você gosta de combinações inusitadas, experimente também a Geleia de pera e canela, compota de pêssegos e lavanda ou a de Geleia de abacaxi para um gosto exótico!
Para preparar a compota de peras e gengibre, comece sanitizando os potes conforme indicado na caixa no final da receita. Neste ponto, pegue as peras Abate e remova a casca externa 1, depois divida-as ao meio 2, em seguida em quartos para remover mais facilmente as sementes 3.
Reduza as peras em pedaços 4; depois descasque a raiz de gengibre fresca 5 e reduza também em pedaços 6. Finalmente, esprema o suco de limão.
Em uma panela grande coloque as peras 7, o gengibre 8, o açúcar 9,
o suco de limão 10 e cozinhe em fogo médio. De vez em quando, mexa a panela para garantir que o fundo não grude. Uma vez que o açúcar estiver dissolvido, aumente o fogo e, monitorando a temperatura com um termômetro, certifique-se de que ela atinja 108°C 11 antes de tirar a compota do fogo; ao atingir 108°C, a compota estará pronta. Transfira a mistura para um passa-verduras 12
e passe tudo 13. Utilize os potes higienizados e preencha-os com a compota de peras e gengibre ainda quente 14, depois feche bem 15. Deixe esfriar completamente os potes virados de cabeça para baixo sobre um pano limpo, até esfriar completamente. Verifique o vácuo, pressionando o centro da tampa de rosca para certificar-se de que não há o "click-clack" que indicaria que o vácuo não foi formado.