Golden milk

/5

APRESENTAÇÃO

No GialloZafferano, estamos sempre muito atentos às novas tendências do mundo alimentar. Anteriormente já tínhamos falado do acai bowl, o novo "sucesso" vindo dos Estados Unidos. Na lista dos superalimentos, além do açaí, das bagas de goji ou do alho negro, só para citar alguns, a cúrcuma encontra seu espaço próprio e é a protagonista do popular leite dourado. Trata-se de uma bebida à base de cúrcuma, leite vegetal (nós usamos o de amêndoa) e mel, sendo considerado assim um precioso nutriente para o nosso corpo, que se beneficia da curcumina. Este elemento contido na raiz da cúrcuma parece ter inúmeras virtudes e é por isso que fez do leite dourado, como é conhecido na Itália, um produto tão famoso. No entanto, nos países do sul da Ásia, o leite dourado é conhecido e passado de geração em geração. É, de fato, a filosofia ayurvédica que tem como um de seus principais objetivos alcançar um equilíbrio psicofísico também através da alimentação. Esta deliciosa bebida que pode ser consumida quente no café da manhã, por exemplo, transforma-se no combustível perfeito para o nosso corpo, quem sabe acompanhando um belo copo com uma fatia de um colorido e macio bolo mármore sem glúten! Agora que já falamos sobre isso, só resta você tentar preparar uma bela xícara deste leite dourado e, no verão, você pode experimentar também a versão no palito, fresca e deliciosa!

INGREDIENTES

Ingredientes para a pasta de cúrcuma (suficiente para cerca de 30 xícaras)
Água 130 g
Cúrcuma em pó 40 g
Pimenta preta 1 pitada
Para uma xícara de golden milk
Leite 150 g - vegetal (de amêndoa ou soja)
Mel millefiori 1 colher

Preparação

Para preparar o leite dourado, você pode começar pela pasta de cúrcuma. Despeje a água em uma panelinha 1 junto com uma pitada de pimenta-do-reino 2 e leve para ferver. Assim que a água estiver na temperatura, desligue o fogo e adicione a cúrcuma em pó 3.

Misture continuamente 4 até obter uma pasta densa e granulosa 5. Finalmente, transfira a pasta de cúrcuma para um pote onde possa conservá-la 6.

Passe agora para a preparação da sua xícara de leite dourado. Em uma panelinha, leve quase à fervura o leite vegetal de sua preferência 7, transfira-o para um pote 8 e adicione uma colher de chá de pasta de cúrcuma 9,

depois adoce com mel 10 e feche o pote com a tampa. Como o leite ainda estará muito quente, envolva o pote com um pano para não se queimar e agite vigorosamente 11. Aqui está o seu leite dourado pronto 12!

Conservação

A pasta de cúrcuma pode ser conservada na geladeira por até um mês, é importante que esteja fechada em um pote, de preferência daqueles com vedação.
Já o leite dourado pronto é recomendável consumir dentro de alguns dias no máximo.

Conselho

A adição da pimenta parece aumentar a biodisponibilidade da cúrcuma, coloque apenas uma pitada ou, se preferir, evite tranquilamente.
A filosofia ayurvédica ensina que o leite dourado deve ser consumido à noite, antes de dormir, mas nós o recomendamos especialmente para o café da manhã!
Em vez de mel, você pode adoçar o seu leite dourado como preferir, por exemplo, com xarope de agave ou estévia. Se preferir, porém, você também pode consumir esta deliciosa bebida pura!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.