Gulache húngaro

/5

APRESENTAÇÃO

O gulache é certamente uma das receitas mais conhecidas e representativas da culinária húngara! Um prato de carne, ou prato único, simples de preparar e muito saboroso, graças principalmente à abundante páprica que é adicionada e que confere a cor vermelha característica. A origem do gulache húngaro é humilde e antiga: seu sucesso se deve à escolha dos ingredientes, ao rico buquê de especiarias e à paciência em cozinhá-los lentamente. Assim como faziam os vaqueiros húngaros que, ao transportar os preciosos bois cinzentos da planície da Puszta para os mercados de Moravia, Viena, Nuremberg e Veneza, preparavam esse tipo de Ensopado de carne bovina semelhante a uma sopa em um grande caldeirão sobre uma fogueira ao ar livre. O próprio nome da receita parece confirmar essa versão, já que o termo Gulyás, ou gulache em húngaro, deriva das palavras gulyás, que significa vaqueiro, e gulya, que significa rebanho. Com o passar do tempo, por volta do final do século XVIII, a gulyásleves, a sopa dos vaqueiros, chegou às mesas das famílias burguesas, até alcançar o grande sucesso que tem hoje. Prepare você também o gulache húngaro e, para um jantar ainda mais autêntico, termine a refeição com o majestoso Torta Dobos!

Se você gosta de carnes cozidas lentamente, não perca nosso Carne de panela e o ensopado à Guinness, um prato típico irlandês temperado com cerveja e páprica.

INGREDIENTES
Capocollo 500 g - de carne bovina
Cebolas 3
Batatas 2
Cenouras 2
Pimentões 1
Pastinaga 1
Tomates rama 1
Alho 1 dente
Páprica doce 3 colheres
Páprica picante 1 colher
Sementes de cominho ½ colher
Pimenta-do-reino em grãos 15
Louro 2 folhas
Água quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o gulache húngaro, primeiro descasque e pique finamente as cebolas 1. Aqueça uma quantidade generosa de óleo em uma caçarola de ferro fundido, depois adicione as cebolas 2 e refogue delicadamente, mexendo frequentemente 3.

Enquanto isso, corte a carne em cubos de cerca de 4 cm 4 5. Limpe os pimentões e corte-os em losangos 6.

Reduza o tomate a cubos também 7. Quando as cebolas estiverem refogadas, adicione a páprica doce 8 e misture bem; se as cebolas estiverem alaranjadas, intensifique a cor com a páprica picante para que fiquem vermelhas 9.

Neste ponto, adicione a carne 10 e misture brevemente em fogo médio 11, depois adicione os pimentões 12.

Adicione os tomates 13 e aromatize com as folhas de louro 14 e os grãos de pimenta 15.

Cubra com água 16, adicione sal 17 e mexa, depois cubra com a tampa e cozinhe por uma hora e meia, mexendo de vez em quando 18.

Enquanto isso, prepare os outros legumes: descasque a pastinaga 19 e corte-a 20 em cubos de cerca de 2 cm 21.

Faça o mesmo com as batatas 22 e as cenouras 23, tentando obter pedaços do mesmo tamanho da pastinaga. Remova o broto interno do dente de alho e pique-o finamente 24.

Finalmente, esmague as sementes de cominho em um pilão 25 para reduzi-las a pó 26. Após o tempo de cozimento, adicione as batatas à caçarola 27.

Adicione também as cenouras 28, a pastinaga 29 e o alho 30.

Aromatize com o cominho em pó 31, mexa 32 e cubra novamente com a tampa. Continue cozinhando por mais 30 minutos 33.

O gulache estará pronto quando as batatas estiverem macias, mas não desmanchando 34. Sirva imediatamente o seu gulache húngaro 36!

Conservação

O gulache pode ser armazenado na geladeira por alguns dias, em um recipiente hermético. Você também pode congelá-lo.

Conselho

Se você não encontrar pastinaga, pode substituí-la por aipo-rábano.

Você pode comprar diretamente o cominho em pó, como alternativa às sementes de cominho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.