Kebab vegetariano

/5

APRESENTAÇÃO

Vamos começar pelo princípio: Kebab feito em casa é uma palavra turca usada para indicar uma grande variedade de pratos à base de carne assada. Döner kebab refere-se ao típico modo de cozimento em um espeto vertical que gira próximo a uma fonte de calor. Da Turquia para a Europa, passando pela Alemanha, o passo foi curto e o kebab, assim como o conhecemos, semelhante ao Gyros grego, tornou-se um dos street food mais amados! O sanduíche que vamos propor vem diretamente da Alemanha, mas dentro dele você não encontrará carne: no kebab vegetariano, na verdade, as únicas protagonistas são os vegetais, enriquecidos com um molho de notas picantes, especiarias a vontade e a adição de feta e batatas fritas! A receita é inspirada declaradamente no Gemüse Kebab de Mustafa, uma barraca no coração de Berlim onde dezenas de pessoas fazem fila a qualquer hora do dia para saborear o que é considerado o melhor kebab da cidade. Nós que provamos o original e nos apaixonamos, decidimos explicar como fazer em casa um dos sanduíches vegetarianos mais deliciosos que você já experimentou... mas cuidado: quando o aroma das especiarias começar a se espalhar, você também pode ter uma fila de amigos na porta esperando para morder seu famoso kebab vegetariano!

INGREDIENTES

Pão árabe 4
para os vegetais
Pimentões 340 g - vermelhos, amarelos e verdes
Berinjelas 150 g
Abobrinhas 180 g
Cenouras 90 g
Alho 3 dentes
Azeite virgem extra 50 g
Sal fino quanto baste
para as batatas
Batatas 400 g
Óleo de amendoim quanto baste - para fritar
Sal fino quanto baste
Para a mistura de temperos
Orégano 2 colheres - seco
Páprica picante 2 colherinhas
Páprica doce 1 colherinha
Cominho 1 colherinha
Sal fino 1 colher
Pimenta preta quanto baste
para o molho
Iogurte grego 60 g
Creme azedo 60 g
Extrato de tomate 1 colherinha
Páprica doce quanto baste
Sal fino quanto baste
para rechear
Feta 200 g
Tomates rama 1
Cebolinha fresca 1
Alface quanto baste
Suco de limão quanto baste

Preparação

Para fazer o kebab vegetariano, primeiro prepare a mistura de temperos misturando todos os ingredientes em uma tigelinha: o cominho, a páprica doce, o orégano seco 1, a páprica picante 2, o sal 3 e a pimenta.

Agora você pode passar para a preparação dos vegetais: limpe os pimentões das sementes e filamentos internos, corte-os em tiras 4 e depois em quadradinhos 5. Limpe as abobrinhas e corte-as em rodelas finas 6,

depois faça o mesmo com as cenouras 7. Por fim, divida a berinjela em quartos no sentido do comprimento 8 e fatie para obter triângulos de 5-6 mm de espessura 9.

Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente e refogue brevemente 3 dentes de alho com casca, depois adicione as berinjelas 10, as cenouras 11, os pimentões 12

e as abobrinhas 13, tempere com a maior parte da mistura de temperos 14 e cozinhe em fogo alto por cerca de 10 minutos até que os vegetais fiquem macios e dourados, em seguida, remova os dentes de alho 15.

Enquanto os vegetais cozinham, você pode cuidar das batatas: depois de lavá-las e descascá-las, corte-as primeiro ao meio 16 e depois em triângulos de alguns milímetros de espessura 17. Lave as batatas sob água corrente para remover parte do amido 18 e seque-as bem.

Enquanto isso, aqueça o óleo de sementes em uma panela e quando atingir a temperatura de 160°-170° mergulhe as batatas com uma escumadeira 19 e frite-as por cerca de 8 minutos até que fiquem douradas 20; não frite muitas batatas de uma vez para evitar que a temperatura do óleo diminua. Escorra as batatas fritas em papel toalha e tempere com o restante da mistura de temperos 21, ajustando o sal se necessário.

Para preparar o molho, coloque o iogurte grego em uma tigelinha, adicione o creme azedo 22, o extrato de tomate, a páprica doce 23, o sal e misture bem 24.

Por fim, prepare os vegetais crus: corte a alface em tiras 25, depois corte a parte verde da cebolinha em rodelas finas 26 e os tomates em cubinhos 27. Você pode secar o tomate com papel toalha para evitar que fique muito aguado.

Agora você está pronto para montar o sanduíche: corte o pão árabe ao meio 28 e espalhe bastante molho na metade inferior 29, depois recheie com os vegetais cozidos 30,

as batatas fritas 31, os tomates 32, a alface 33,

o feta esfarelado 34 e a cebolinha 35. Adicione um toque de suco de limão (ou lima) e seu kebab vegetariano está pronto para ser saboreado 36!

Conservação

Recomendamos consumir o kebab vegetariano assim que estiver pronto. Se desejar adiantar alguma preparação, você pode conservar os vegetais na geladeira por alguns dias e o molho por no máximo um dia, enquanto a mistura de temperos pode ser armazenada em um pote e usada para outras receitas saborosas! Recomendamos preparar as batatas fritas na hora: alternativamente, você pode cozinhá-las na frigideira junto com o restante dos vegetais.

Conselho

Você pode personalizar a mistura de temperos e o molho de acompanhamento adicionando alho em pó, pimenta calabresa ou ervas aromáticas de acordo com seu gosto... se você gosta de coentro fresco, garantimos que ficará maravilhoso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.