Hambúrguer de peru

/5

APRESENTAÇÃO

É um marco do street food, transformado também em versão gourmet, estudado e reelaborado para alcançar a consistência ideal para morder. Todos loucos por hambúrguer! No lugar do clássico de carne bovina, hoje apresentamos uma versão de carne branca: o hambúrguer de peru! Um suculento medalhão de carne que é grelhado junto com os inseparáveis vegetais de acompanhamento, para torná-lo ainda mais apetitoso. Mas a verdadeira joia é a adição de uma fatia de queijo Pecorino que irá temperar de maneira irresistível o seu sanduíche. Podemos defini-lo então como um must? Certamente, o hambúrguer de peru não tem nada a invejar ao seu parente mais próximo com carne bovina. Então, esta noite, antes de se entregar à sua noite, viva em sua casa uma das tradições metropolitanas mais difundidas, concedendo-se um genuíno hambúrguer de peru em versão caseira! 

Experimente também essas variações:

  • Hambúrguer de frango
  • Hambúrguer piemontês
  • Smash burger

 

INGREDIENTES
Pão de hambúrguer 4
Peru 600 g - moído
Berinjelas 480 g
Tomates rama 320 g
Queijo pecorino sardo 80 g - fresco, doce, fatiado
Salada 60 g - verde
Mostarda 10 g
Alecrim quanto baste
Orégano quanto baste
Tomilho quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 10 g

Preparação

Para preparar os hambúrgueres de peru, comece picando as ervas aromáticas: alecrim, orégano e tomilho 1. Em um recipiente, junte a carne moída com a mostarda e as ervas picadas 2; ajuste o sal e a pimenta 3.

Misture todos os ingredientes com as mãos 4 e deixe repousar a mistura na geladeira por 15 minutos. Enquanto isso, lave e corte as extremidades da berinjela. Fatie-a com uma espessura de cerca de meio centímetro 5 e disponha na grelha bem aquecida e ligeiramente untada 6.

Após alguns minutos de cozimento, vire as fatias de berinjela para cozinhar também do outro lado 7 e, no final do cozimento, reserve. Desfolhe sua alface e lave-a cuidadosamente para eliminar resíduos de terra 8, em seguida, transfira a alface para uma bandeja com papel absorvente e seque delicadamente, assim você não a danificará 9.

Finalmente, lave o tomate e, depois de remover o talo, fatie-o, como fez com as berinjelas, em fatias de meio centímetro de espessura 10 e faça o mesmo com o queijo 11. A essa altura, todos os seus ingredientes estão prontos 12,

só falta passar para a composição dos medalhões. Retire a carne moída da geladeira e disponha-a dentro de um anel culinário circular de 11 cm que você terá colocado sobre um papel manteiga 13. Depois, use as costas de uma colher para nivelar a superfície e deixá-la lisa 14 e pincele cada hambúrguer com um pouco de óleo 15.

Coloque os medalhões de carne na grelha quente 16 e, após 4 minutos de cozimento, vire-os com a ajuda de uma espátula para cozinhar o outro lado pelo mesmo tempo 17. Para finalizar, coloque o Pecorino em fatias sobre um lado 18

e cubra com uma tampa, deixando cozinhar até que o queijo derreta 19. Se você quiser um pão bem quente e ligeiramente torrado, corte o pão em duas partes 20 e depois coloque as duas partes na grelha ainda quente, deixando por alguns minutos até que a base fique crocante 21

Assim que seus pães estiverem bem quentes, passe para a composição: então, na base do pão, coloque 3-4 folhas de alface e 4 rodelas de tomate 22, depois 4 fatias de berinjela e, finalmente, seu medalhão de carne com o queijo derretido 23. Feche com a outra metade do pão e seus hambúrgueres de peru estão prontos para serem devorados ainda quentes 24!

Conservação

Recomenda-se consumir os hambúrgueres de peru assim que estiverem prontos, mas eles podem ser conservados também cozidos por no máximo um dia, cobrindo-os com filme plástico e mantendo-os na geladeira: nesse caso, seria apropriado preparar o restante dos ingredientes posteriormente para não oxidá-los ou separá-los uma vez cozidos. Formados os medalhões, você pode congelá-los por algumas semanas.

Conselho

O peru não é o seu favorito? Não tem problema, você pode substituir por outro tipo de carne! Molhos à vontade como os clássicos maionese e ketchup para saborear esta iguaria, acompanhando talvez com batatas fritas. Finalmente, experimente substituir as berinjelas por abobrinhas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.