Lasanha com folhas de nabo e linguiça

/5

APRESENTAÇÃO

Levante a mão quem não ama lasanha... camadas deliciosas de massa fresca com ovos alternando com os ingredientes mais apetitosos! Nesta receita de lasanha com folhas de nabo e linguiça, um perfeito prato principal de inverno! Desta vez, fomos inspirados por uma combinação típica da tradição culinária mediterrânea: linguiça e folhas de nabo, um prato rico com sabores rústicos e atemporais, ao qual adicionamos um cremoso e aveludado molho bechamel. Não poderia faltar uma cascata de provolone em cubos que tornará sua lasanha assada ainda mais rica e saborosa! Descubra nossa receita deliciosa e outras variantes tentadoras:

  • Lasanha verde
  • Lasanha vegetariana
  • Lasanha com creme de pesto, ricota e espinafre
  • Lasanha cupcake

INGREDIENTES

Lasanha de ovo 180 g - (12 folhas)
Tente 200 g
Parmigiano Reggiano DOP 200 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o molho bechamel
Leite inteiro 500 g
Farinha tipo 00 50 g
Manteiga 50 g
Sal fino quanto baste
para as folhas de nabo
Verduras de nabo 1 kg - para limpar
Pimenta fresca 1
Alho 2 dentes
para a linguiça
Cebolas douradas 1
Salsicha 500 g

Preparação

Para preparar a lasanha com folhas de nabo e linguiça, primeiro ocupe-se do molho bechamel: em uma panela, aqueça o leite 1. Derreta a manteiga em outra panela em fogo baixo 2, depois adicione a farinha de uma só vez 3. Misture energicamente com um batedor para evitar a formação de grumos.

Continue a misturar até obter uma mistura dourada. Adicione um pouco de leite quente 4, mexa e despeje o restante do leite. Sal e pimenta a gosto 5. Cozinhe o molho bechamel por cerca de 5-6 minutos. Mantenha em temperatura ambiente coberto com filme plástico em contato 6.

Descasque a cebola e pique-a 7. Remova a pele da linguiça cortando com uma faca 8 e esmigalhe a linguiça com as mãos 9.

Em uma frigideira, adicione um fio de azeite 10, aqueça levemente e adicione a cebola picada 11. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione a linguiça esmigalhada 12 e refogue por cerca de 8 minutos, ou até estar completamente cozida.

Reserve a linguiça pronta 13. Limpe as folhas de nabo separando os galhos menores do caule central, que será descartado, e corte em rodelas, mantendo as folhas ligeiramente maiores 14. Escalde as folhas de nabo em água fervente e salgada por cerca de 3-4 minutos 15.

Enquanto isso, retire as sementes da pimenta e pique-a 16, esmague os dois dentes de alho. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira, adicione o alho inteiro esmagado 17 e a pimenta 18.

Escorra bem as folhas de nabo e adicione-as à frigideira com alho e pimenta 19, adicione sal 20, deixe esfriar um pouco e remova os dentes de alho. Pique o provolone 21.

Monte a lasanha: no fundo de um refratário de 30 x 21 x 7 cm, coloque um par de colheres de molho bechamel 22, coloque 3 folhas de lasanha de ovo ligeiramente sobrepostas e pressione um pouco para aderir bem. Adicione as folhas de nabo 24.

Depois, adicione a linguiça, o provolone 25 e o molho bechamel 26, sobreponha mais 3 folhas de massa de ovo 27. Continue assim até obter quatro camadas.

No último estrato, finalize com queijo parmesão ralado (em vez do molho bechamel, portanto, diretamente em contato com os outros ingredientes) 28 29. Despeje um fio de azeite sobre o parmesão. Cozinhe em forno estático pré-aquecido a 200 graus por 25 minutos. No final do cozimento, ligue o grill e deixe dourar por 5 minutos. Retire a lasanha com folhas de nabo e linguiça do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir 30.

Conservação

O molho bechamel pode ser conservado por até 2 dias na geladeira, em recipiente hermético. As lasanhas podem ser conservadas na geladeira por até 2 dias. Podem ser congeladas após o cozimento.

Conselho

Se preparar o molho bechamel com bastante antecedência, uma vez frio, se ficar espesso, pode ser recuperado mexendo energicamente com um batedor, assim ficará mais cremoso.

O caule central das folhas de nabo descartado pode ser escaldado separadamente, triturado, temperado e transformado em um creme para a massa. As folhas das folhas de nabo são mais finas e cozinham mais rapidamente do que os galhos, então são cortadas maiores para que, cozinhando tudo junto, o resultado final seja homogêneo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.