Lasanha ao ragu branco e abobrinha
- Fácil
- 1 h 10 min
Como são boas as lasanhas de peixe: desde as lasanhas de salmão até as de fasolari. Nesta receita, propomos outra combinação do mar: lasanhas com ragu de polvo. Um prato principal de sabor delicado e surpreendente, deliciosas lasanhas sem bechamel feitas com três diferentes preparações para um mix de sabores realmente irresistível. Finas lâminas de massa de ovo abraçam um recheio de polvo, pesto de abobrinha e deliciosos tomatinhos confit de sabor doce, que dão a esta preparação um belo contraste cromático. Se você tem amigos e parentes que amam peixe, as lasanhas com ragu de polvo são o prato ideal para compartilhar!
Para preparar as lasanhas com ragu de polvo, comece com os tomatinhos confit: lave e corte os tomatinhos ao meio, distribuindo-os em uma assadeira coberta com papel manteiga com a parte cortada voltada para cima; sal e pimenta a gosto. Neste ponto, prepare um picadinho de tomilho e orégano e polvilhe sobre os tomatinhos 1; adicione também o açúcar 2. Finalmente, regue com um fio de azeite e asse em forno estático pré-aquecido a 140° por cerca de 2 horas, até que a água de vegetação dos tomatinhos tenha evaporado e eles estejam levemente torrados, mas não secos 3.
Enquanto os tomatinhos confit cozinham, dedique-se ao pesto de abobrinha: rale as abobrinhas 4, coloque-as em uma peneira, adicione sal para que percam o excesso de líquido 5. Enquanto isso, no processador, coloque as folhas de manjericão, as amêndoas, os pinhões, o azeite de oliva e o alho 6.
Adicione também o queijo Grana Padano ralado e misture tudo; adicione um fio de azeite e uma pitada de sal, de acordo com seu gosto. Junte as abobrinhas escorridas 7, despeje outro fio de azeite 8 e complete o pesto com uma última batida das lâminas 9.
Agora dedique-se ao ragu de polvo, começando pela limpeza do polvo: lave-o em água corrente, depois coloque-o em uma tábua e, com uma faca, faça um corte na altura dos olhos 10 para removê-los. Em seguida, remova também o bico do polvo: com uma faquinha, faça um corte ao redor da boca 12; amacie a carne do polvo batendo com um martelo apropriado, um amaciador de carne 12. Depois, retire as vísceras do saco lavando-o cuidadosamente;
Agora você pode proceder com o cozimento: ferva água em uma panela grande e mergulhe o polvo 13; cozinhe por cerca de 40 minutos (para cada 500 g de polvo são necessários 20 minutos de cozimento). Enquanto cozinha, com uma espumadeira, remova os resíduos e a espuma que se formam na superfície da água de cozimento. Antes de escorrê-lo, espete a carne com os dentes de um garfo para verificar se é o momento certo de tirá-lo do fogo 14. Uma vez cozido, escorra-o e deixe esfriar um pouco 15.
Então, transfira-o para uma tábua e comece a cortá-lo: separe a cabeça dos tentáculos e reserve, corte os tentáculos 16 e reduza-os a pedaços mais ou menos grandes 17. Corte também a cabeça em tiras. Depois, prepare os ingredientes para o refogado, aipo, cenoura 18 e cebola.
Despeje o picadinho de temperos na frigideira com um fio de azeite 19 e refogue adicionando pouca água para favorecer o cozimento e evitar que os vegetais queimem 20. Após cerca de 10 minutos, adicione o polvo em pedaços 21.
Salgue, apimente a gosto e regue com vinho branco 22. Cozinhe por cerca de 20-25 minutos, depois desligue o fogo e polvilhe com salsa fresca picada 23. Agora que todos os ingredientes estão prontos, pegue uma assadeira de 20x30 cm, unte com um pouco de azeite e crie uma camada com o pesto de abobrinha 24.
Coloque 3 folhas no fundo 25 e cubra com outra camada de pesto 26 e uma camada de ragu de polvo; por último, distribua os tomatinhos confit 27.
Continue ainda com as folhas 28, o pesto, o ragu de polvo e os tomatinhos confit 29 até esgotar os ingredientes (deve terminar com uma camada de pesto, ragu de polvo e tomatinhos confit). Asse as lasanhas em forno estático pré-aquecido a 180° por 40 minutos (se forno ventilado, 160° por 30-35 minutos). Uma vez assadas, retire do forno 30 e sirva as lasanhas com ragu de polvo bem quentes ou mornas!