Lasanha com ragu de polvo

/5

APRESENTAÇÃO

Como são boas as lasanhas de peixe: desde as lasanhas de salmão até as de fasolari. Nesta receita, propomos outra combinação do mar: lasanhas com ragu de polvo. Um prato principal de sabor delicado e surpreendente, deliciosas lasanhas sem bechamel feitas com três diferentes preparações para um mix de sabores realmente irresistível. Finas lâminas de massa de ovo abraçam um recheio de polvo, pesto de abobrinha e deliciosos tomatinhos confit de sabor doce, que dão a esta preparação um belo contraste cromático. Se você tem amigos e parentes que amam peixe, as lasanhas com ragu de polvo são o prato ideal para compartilhar!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira 20x30
Lasanha de ovo fina 500 g
Polvo 1 kg
Cenouras 1 - média
Cebolas 1
Aipo 1 talo
Salsa 1 punhado
Sal fino quanto baste
Para os tomatinhos confit
Tomates-cereja 300 g
Azeite virgem extra 20 g
Açúcar 15 g
Orégano quanto baste - seco
Tomilho quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Pesto de abobrinha (900 g)
Abobrinhas 800 g
Pinhões 120 g
Amêndoas em lâminas 60 g
Manjericão 30 g
Azeite virgem extra quanto baste
Grana Padano DOP 100 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar as lasanhas com ragu de polvo, comece com os tomatinhos confit: lave e corte os tomatinhos ao meio, distribuindo-os em uma assadeira coberta com papel manteiga com a parte cortada voltada para cima; sal e pimenta a gosto. Neste ponto, prepare um picadinho de tomilho e orégano e polvilhe sobre os tomatinhos 1; adicione também o açúcar 2. Finalmente, regue com um fio de azeite e asse em forno estático pré-aquecido a 140° por cerca de 2 horas, até que a água de vegetação dos tomatinhos tenha evaporado e eles estejam levemente torrados, mas não secos 3.

Enquanto os tomatinhos confit cozinham, dedique-se ao pesto de abobrinha: rale as abobrinhas 4, coloque-as em uma peneira, adicione sal para que percam o excesso de líquido 5. Enquanto isso, no processador, coloque as folhas de manjericão, as amêndoas, os pinhões, o azeite de oliva e o alho 6.

Adicione também o queijo Grana Padano ralado e misture tudo; adicione um fio de azeite e uma pitada de sal, de acordo com seu gosto. Junte as abobrinhas escorridas 7, despeje outro fio de azeite 8 e complete o pesto com uma última batida das lâminas 9.

Agora dedique-se ao ragu de polvo, começando pela limpeza do polvo: lave-o em água corrente, depois coloque-o em uma tábua e, com uma faca, faça um corte na altura dos olhos 10 para removê-los. Em seguida, remova também o bico do polvo: com uma faquinha, faça um corte ao redor da boca 12; amacie a carne do polvo batendo com um martelo apropriado, um amaciador de carne 12. Depois, retire as vísceras do saco lavando-o cuidadosamente;

Agora você pode proceder com o cozimento: ferva água em uma panela grande e mergulhe o polvo 13; cozinhe por cerca de 40 minutos (para cada 500 g de polvo são necessários 20 minutos de cozimento). Enquanto cozinha, com uma espumadeira, remova os resíduos e a espuma que se formam na superfície da água de cozimento. Antes de escorrê-lo, espete a carne com os dentes de um garfo para verificar se é o momento certo de tirá-lo do fogo 14. Uma vez cozido, escorra-o e deixe esfriar um pouco 15.

Então, transfira-o para uma tábua e comece a cortá-lo: separe a cabeça dos tentáculos e reserve, corte os tentáculos 16 e reduza-os a pedaços mais ou menos grandes 17. Corte também a cabeça em tiras. Depois, prepare os ingredientes para o refogado, aipo, cenoura 18 e cebola.

Despeje o picadinho de temperos na frigideira com um fio de azeite 19 e refogue adicionando pouca água para favorecer o cozimento e evitar que os vegetais queimem 20. Após cerca de 10 minutos, adicione o polvo em pedaços 21.

Salgue, apimente a gosto e regue com vinho branco 22. Cozinhe por cerca de 20-25 minutos, depois desligue o fogo e polvilhe com salsa fresca picada 23. Agora que todos os ingredientes estão prontos, pegue uma assadeira de 20x30 cm, unte com um pouco de azeite e crie uma camada com o pesto de abobrinha 24.

Coloque 3 folhas no fundo 25 e cubra com outra camada de pesto 26 e uma camada de ragu de polvo; por último, distribua os tomatinhos confit 27.

Continue ainda com as folhas 28, o pesto, o ragu de polvo e os tomatinhos confit 29 até esgotar os ingredientes (deve terminar com uma camada de pesto, ragu de polvo e tomatinhos confit). Asse as lasanhas em forno estático pré-aquecido a 180° por 40 minutos (se forno ventilado, 160° por 30-35 minutos). Uma vez assadas, retire do forno 30 e sirva as lasanhas com ragu de polvo bem quentes ou mornas!

Conservação

Você pode conservar as lasanhas com ragu de polvo, cobertas com filme plástico ou em um recipiente hermético por 1-2 dias. Podem ser preparadas no dia anterior, mantidas na geladeira cobertas com filme plástico e assadas no dia seguinte. É possível congelá-las, apenas se todos os ingredientes forem frescos, de preferência cruas: para assá-las, basta descongelá-las na geladeira cerca de 24 horas antes e depois assá-las no forno.

Conselho

Quer variar o tipo de peixe? Experimente com camarões ou peixe-cabra, ótimas variantes para combinar com o pesto de abobrinha e os tomatinhos confit!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.