Lula com ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Sabores simples e rústicos para um prato exquisitamente italiano: as lulas com ervilhas são um segundo prato de peixe que nunca sai de moda, assim como as lulas recheadas, outra receita caseira atemporal. Difundida em muitas regiões costeiras, e frequentemente incluída nos menus como prato principal natalino, representa uma iguaria típica que conhece diversas pequenas variações: há quem tempere com uma pitada de pimenta, quem use tomates frescos e quem use concentrado, e quem prefira a versão sem tomate. Regra única imprescindível: as lulas devem estar macias... o segredo é cozinhar as lulas por pouco tempo ou por muito tempo, só assim ficarão macias!

Experimente também:

  • Lulas com ervilhas
  • Lulas no molho
  • Lulas no molho sem tomate
  • Lulas com ervilhas e bacon
  • Risoto de ervilhas e lulinhas
  • Lulas à zimino

 

INGREDIENTES
Sépias 1 kg
Ervilhas 500 g
Tomates pelados 500 g
Cebolas brancas 1
Vinho branco 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Salsa quanto baste
Caldo de legumes quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar as lulas com ervilhas, primeiro limpe as lulas, ou peça ao seu peixeiro de confiança para fazê-lo. Descasque a cebola e pique-a finamente 1. Coloque-a na frigideira com um fio de azeite 2 e deixe-a murchar em fogo baixo, adicionando um pouquinho de caldo ou água. Enquanto isso, pegue as lulas, retire a pele e separe os tentáculos do corpo 3.

Corte-os em pedaços 4, depois corte também a parte superior em tiras 5. Assim que a cebola estiver bem cozida, aumente o fogo e adicione as lulas 6.

Misture por alguns minutos, depois salgue e apimente. Quando o fundo de cozimento secar, adicione o vinho branco e deixe evaporar completamente a parte alcoólica. Neste ponto, adicione as ervilhas 8 e os tomates pelados, previamente amassados 9. Adicione mais um pouco de caldo, misture e abaixe ligeiramente o fogo, depois deixe cozinhar por 15-20 minutos.

Ao final do cozimento, pique finamente a salsa 10 e adicione-a à panela 11. Dê uma última mexida 12 e sirva suas lulas com ervilhas!

Conservação

Você pode conservar as lulas com ervilhas na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia.

Elas podem ser congeladas se você usou ingredientes frescos que não foram descongelados.

Dica

Toaste algumas fatias de pão caseiro e tempere-as com azeite e alho, elas serão um perfeito acompanhamento para as lulas com ervilhas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.