Lulas ao alho e aroma de limão

/5

APRESENTAÇÃO

Os calamares ao alho e aroma de limão são uma preparação de fácil e rápida execução. Um prato principal do mar muito agradável, leve e de sucesso garantido para quem aprecia este tipo de ingrediente e deseja saboreá-lo não apenas frito, mas acompanhado por um molho aromático e saboroso.

Para uma versão alternativa, experimente também a receita de calamares grelhados com limão!

INGREDIENTES
Lulas 1 ¼ kg
Vinho branco 1 copinho
Alho 4 dentes
Limões 1
Manteiga 80 g
Azeite virgem extra 1 colher
Salsa 3 colheres - para picar
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Limpe os calamares, removendo a cabeça 1 e separando-a dos tentáculos, com um corte próximo ao olho 2. Retire então o dente central (ele sairá ao pressionar os tentáculos). Extraia depois das bolsas a cartilagem transparente 3.

Remova então as vísceras das bolsas 4 e descasque-as 5. Corte então as bolsas com uma faca afiada ao longo 6

de modo a obter filés 7 que se enrolarão durante o cozimento. Coloque a manteiga em uma frigideira grande com o óleo e, uma vez derretida, adicione o alho 8 e os calamares, fritando-os por alguns minutos 9.

Adicione então o vinho e deixe evaporar, em seguida, junte o suco de limão 10 e as raspas 11, por último a salsinha picada, sal e pimenta 12. Deixe cozinhar por um par de minutos e então disponha tudo em um prato de servir, servindo os calamares ao alho e aroma de limão imediatamente.

Conservação

Recomendamos consumir os calamares ao alho e aroma de limão assim que prontos, mas se desejar, pode conservá-los na geladeira, fechados em um recipiente hermético, por no máximo um dia.

Curiosidades

Na Califórnia, mais precisamente nas praias de Los Angeles, encalharam mais de 1.500 calamares gigantes, uma espécie comum na América do Sul, mas que normalmente não se movia tão ao norte. As criaturas, conhecidas pelo nome científico 'Dosidicus gigas', apesar de não serem adultas, mediam cerca de um metro e meio e pesavam 6-7 quilos cada uma!

Dica

Como este é um prato super light, o acompanhamento também deve ser leve. Eu geralmente o sirvo acompanhado de uma salada, mas também é delicioso combinado com espinafre e chicória salteados, ou com brócolis levemente cozidos: o contraste entre a maciez dos calamares e os vegetais levemente crocantes enlouquece até os paladares mais sóbrios.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.