Lulas recheadas ao forno

/5

APRESENTAÇÃO

Os lulas, primos menos valorizados dos calamari. Muitas vezes, as duas espécies são confundidas, mas nós conhecemos bem a diferença: a forma, a cor... para o uso, no entanto, podem ser intercambiáveis. Assim como encantamos vocês com os calamari recheados, decidimos rechear também seus primos do mar: lulas recheadas ao forno, a receita de hoje. Um recheio encorpado e macio de batatas, pão embebido e cúrcuma fresca tornará as lulas muito apetitosas. Uma nuvem de frescor para acompanhá-las: um creme de iogurte que dará a este prato principal de peixe um toque extra.

Experimente também na versão dourada e crocante com a receita das lulas ao forno, fácil e rápida!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 lulas
Totani 600 g - (4 lulas)
Batatas 200 g
Pão 90 g
Leite inteiro 90 g
Cebolinha fresca 1
Parmigiano Reggiano DOP 10 g - para ralar
Manjerona quanto baste
açafrão fresco 9 g
Ovos 1
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de acompanhamento
Iogurte natural natural 130 g
Creme de leite fresco líquido 10 g
Endro quanto baste - fresco
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar as lulas recheadas, comece pelas batatas: coloque-as em uma panela com água fria e conte cerca de 20-30 minutos a partir do momento em que começar a ferver (você pode acelerar o cozimento com a panela de pressão) 1. Uma vez prontas (verifique se podem ser facilmente espetadas com um garfo), deixe-as amornar, depois descasque-as e reserve. Prossiga removendo a crosta do pão; faça pedaços do miolo 2 e embeba-o com o leite 3.

Passe para a limpeza das lulas: remova a cabeça (4-5) e as "aletas" laterais, cortando-as com uma faca. Enxágue bem as lulas, tanto por fora 6 quanto por dentro, para eliminar as impurezas.

Pique as aletas 7 e os tentáculos das lulas; então, pique finamente também o cebolinha, previamente removida a parte verde e a parte com pelinhos, junto com as folhinhas de manjerona 8. Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva extra virgem, adicione o picadinho de cebolinha e manjerona 9 e deixe refogar em fogo baixo, mexendo de vez em quando por alguns minutos.

Em seguida, adicione o picadinho de aletas e tentáculos 10 e cozinhe em fogo alto por alguns instantes 11, certificando-se de que a água liberada pelas lulas seque completamente 12.

Agora, prossiga com a preparação do recheio: amasse as batatas já frias em uma tigela grande 13, adicione o pão embebido 14, o picadinho cozido de lulas e cebolinha 15,

o Parmesão ralado 16, a cúrcuma fresca descascada, ralando-a diretamente na tigela 17, o sal, a pimenta e o ovo inteiro 18.

Misture bem tudo 19 e, uma vez que todos os ingredientes estejam bem incorporados, transfira a mistura obtida para um saco de confeitar descartável 20. Preaqueça o forno a 180°C em modo estático, depois unte o fundo de uma pequena assadeira (deverá conter 4 lulas recheadas), recheie as lulas com o recheio até a borda 21

e coloque-as uma ao lado da outra na assadeira 22. Sal e pimenta a gosto 23 e finalize com um fio de azeite. Asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Enquanto as lulas assam no forno, prepare o molho de acompanhamento: em uma tigelinha, misture o iogurte e o creme de leite, adicione um fio de azeite 24

e o endro 25, depois misture bem. Uma vez que as lulas estejam assadas, retire-as do forno 26 e sirva cada lula recheada ao forno com o molho de acompanhamento 27.

Conservação

Você pode conservar as lulas recheadas, cozidas e resfriadas, por 1 dia na geladeira.

Você pode conservar o recheio das lulas em um recipiente hermético por no máximo 12 horas.

Você pode congelar tudo uma vez cozido e resfriado, se tiver usado ingredientes frescos, não descongelados.

Conselho

Recheio demais em relação ao tamanho das suas lulas? Não se preocupe, você pode fazer saborosas "batatas duchesse" que estão no nosso site, com a massa restante! Basta formar pequenas rosetas que você assará em uma assadeira forrada com papel manteiga sempre a 180°C por cerca de 15 minutos.

A cúrcuma fresca pode ser substituída também pela em pó, reduzindo a quantidade (use cerca de 3 g, alguns pitadas).

O recheio dessas lulas é muito macio e, se desejar cortá-las em rodelas, recomenda-se deixá-las esfriar um pouco antes de continuar a cortá-las com uma faca bem afiada.

Se preferir uma massa mais "compacta", basta adicionar cerca de 20 g de farinha de rosca!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.