Massa com creme de ervilhas e guanciale
- Energía Kcal 737
- Carboidratos g 77.7
- dos quais açúcares g 7.7
- Proteína g 18.8
- Gorduras g 39
- das quais gorduras saturadas g 12.54
- Fibra g 7
- Colesterol mg 50
- Sódio mg 356
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Como transformar uma simples Macarrão com ervilhas em um prato principal realmente único? A resposta está nesta receita: massa com creme de ervilhas e guanciale! Escolhemos calamarata como formato de massa, perfeito para capturar o envolvente creme de ervilhas e combinar com a crocância do guanciale. Sábia combinação de ingredientes e texturas, para um resultado espetacular capaz de unir toda a família. Para preparar sua massa com guanciale perfeita, você também pode escolher outros formatos, desde os longos até massas curtas, secas ou frescas! O guanciale é muito mais rico e aromático que o bacon clássico, mas a mesma versão com Ervilhas refogadas com bacon desse rico prato principal certamente irá surpreender você!
Não perca também estas variantes:
- Nhoque com creme de ervilhas
- Fusilli com ervilhas e pecorino
- Massa e ervilhas cremosa
- Massa com favas e guanciale
- Risoto com creme de ervilhas e guanciale
- Massa cremosa com presunto e ervilhas
- INGREDIENTES
- Calamarata 320 g
- Guanciale 200 g
- Ervilhas 300 g
- Alhos-porós 130 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparação
Para preparar a massa com creme de ervilhas e guanciale, comece por este último. Corte-o primeiro em fatias 1, depois destas extraia tiras finas 2. Em seguida, coloque o guanciale em uma frigideira quente 3,
e deixe-o cozinhar por 5 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando 4. Enquanto isso, remova a parte externa do alho-poró e corte-o em rodelas 5. Quando o guanciale estiver bem dourado, escorra-o 6.
Transfira-o para um prato forrado com papel absorvente 7 e reserve. Na mesma frigideira, coloque o alho-poró cortado em rodelas 8 e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos até que murche e doure. Coloque no fogo uma panela cheia de água, salgada a gosto, para cozinhar a massa. Assim que começar a ferver, adicione as ervilhas 9 e deixe cozinhar por alguns minutos.
Usando uma escumadeira, retire as ervilhas e mergulhe-as em uma tigela com água bem fria 10. Reserve a panela com a água, será usada para cozinhar a massa. Escorra novamente as ervilhas 11; reserve 1/3 delas e coloque as outras em um recipiente alto 12.
Adicione o alho-poró salteado na frigideira 13, uma concha de água de cozimento 14 e bata com um mixer de imersão 15 até obter um creme.
Adicione um fio de azeite de oliva à crema 16, misture e reserve. Leve novamente a água ao ponto de fervura e adicione a massa 17. Enquanto isso, coloque o creme de ervilhas e alho-poró na frigideira, adicione uma concha de água de cozimento 18,
ajuste o sal e adicione pimenta preta 19. Quando a massa estiver al dente, escorra e adicione à frigideira 20. Adicione o guanciale crocante, reservando um pouco para a decoração 21.
Adicione as ervilhas restantes 22 e salteie a massa por alguns minutos em fogo médio 23. Emprate e decore com o guanciale crocante 24, depois sirva imediatamente!