Manteiga de amendoim

/5

APRESENTAÇÃO

A manteiga de amendoim é um creme saboroso feito de sementes de amendoim tostadas e moídas, e é um lanche típico da culinária americana.
De fato, é usada para ser saboreada a qualquer hora, no café da manhã ou como um deleite da tarde, frequentemente espalhada em um sanduíche junto com geleia de amora ou morango.
Para prepará-la, é preferível usar uma qualidade de óleo leve e, de acordo com a quantidade de óleo adicionada, pode-se obter uma consistência mais "smooth", ou seja, cremosa, ou "crunchy", ou seja, crocante. Para aqueles que preferem esta última versão, pode-se adicionar alguns amendoins grosseiramente picados.
Hoje propomos uma maneira simples e rápida de preparar este "pecado da gula" estrelado que você pode usar para muitas receitas, doces e salgadas:

 

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 450 g de manteiga de amendoim
Amendoim 600 g - com casca
Óleo de amendoim 30 g
Mel de acácia 5 g
Açúcar mascavo 2 ½ g
Sal fino 1 pitada

Preparo

Para preparar a manteiga de amendoim, você pode começar descascando os amendoins aplicando uma leve pressão na casca 1 para abri-los e extrair as nozes 2. Em seguida, remova cuidadosamente a película que os cobre 3.

Quando terminar, você terá cerca de 500 g de amendoins descascados que poderá transferir para uma assadeira forrada com papel manteiga 4. Espalhe os amendoins sobre toda a superfície, distribuindo-os de forma a não se sobrepor muito. Torre os amendoins em forno estático pré-aquecido a 170° por 10-15 minutos (se for forno ventilado a 160° por 5-10 minutos). Uma vez prontos, retire-os do forno 5 e transfira-os para uma tigela para esfriar completamente. Você pode realizar esta operação usando o papel manteiga utilizado para torra-los 6.

Quando estiverem bem frios, coloque-os no liquidificador e adicione o açúcar mascavo 7, depois adicione também o mel (de acácia ou mil flores) 8 e o óleo de amendoim 9.

Ligue o liquidificador 10 e quando começar a formar o creme, pare as lâminas e adicione o sal (você pode evitar adicionar o sal se preferir uma manteiga não salgada). Continue misturando até obter um composto cremoso e homogêneo 11. Se preferir deixar a manteiga de amendoim ainda mais cremosa, pode adicionar mais um pouco de óleo de amendoim. Uma vez pronta, você pode conservá-la em um pote hermético e colocá-la na geladeira 12. Caso contrário, você pode saborear sua manteiga de amendoim imediatamente espalhada no pão ou nas torradas!

Conservação

Você pode conservar a manteiga de amendoim em um pote de vidro hermético por até 2 semanas na geladeira.
Não é recomendada a congelação.

Curiosidades

A manteiga de amendoim (peanut butter) é um lanche indispensável nas despensas das casas americanas, e até possui um site dedicado aos amantes do creme, intitulado "Peanut butter lovers", onde é possível postar receitas, obter informações sobre ingredientes e valores nutricionais e conhecer tudo sobre os famosos amendoins americanos e a produção da manteiga. Parece que a manteiga de amendoim data do final do século XIX, criada por um farmacêutico de Saint Luis, Missouri, como substituto proteico da carne, muito cara para as famílias menos abastadas.

Conselho

Para uma torra perfeita, o ingrediente principal é a calma: é melhor, de fato, tempo longo e temperatura baixa do que tempo curto e temperatura alta. Queremos evitar um temível sabor queimado, certo?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.