Massa com flores de abóbora e bottarga

/5

APRESENTAÇÃO

Pode um prato principal de massa conter história, sabores, cores e inspirações em um único prato? É o caso da massa com flores de abóbora e bottarga: as tenras flores de abóbora são brevemente salteadas na panela para murcharem lentamente e acolherem com toda a sua elegância e versatilidade a bottarga de atum, um produto que já amamos nos espaguete com bottarga, principalmente siciliano, calabrês e sardo, com um sabor inconfundível. Enrole essa deliciosa massa de flores de abóbora e bottarga em generosas garfadas, sirva a seus amigos que seguem uma dieta sem glúten usando massa sem glúten e você ouvirá muitos elogios de todos os seus convidados!

Descubra também estas receitas com bottarga e com flores de abóbora:

  • Linguine com vongole e bottarga
  • Cavatelli com bottarga e tomatinhos
  • Tagliatelle com flores de abóbora

INGREDIENTES
Espaguete sem glúten 320 g
Flores de abobrinha 300 g - (para limpar)
Bottarga de atum 50 g
Tomates datterini 70 g
cebolas vermelhas 1 - de Tropea
Vinho branco 40 g - seco
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Casca de toranja quanto baste - para ralar

Preparação

Para preparar a massa com flores de abóbora e bottarga, comece limpando as flores: limpe-as com um pano, depois remova o pistilo interno 1, pique-as finamente com uma faca afiada 2. Limpe a cebolinha, corte a raiz e a parte verde, depois corte em fatias 3

Lave e corte os tomatinhos ao meio 4. Coloque bastante água para ferver em uma panela e adicione sal quando estiver fervendo: será usada para cozinhar o espaguete. Em uma panela, despeje um fio de azeite 5, depois adicione a cebolinha para refogar 6 mexendo de vez em quando;

depois de alguns instantes, adicione os tomatinhos e os raminhos de tomilho fresco 7, refogue tudo em fogo médio por alguns minutos, depois adicione as flores de abóbora picadas anteriormente 8; regue com o vinho branco 9, depois abaixe o fogo e cozinhe até que a nota alcoólica tenha evaporado completamente.

Sal e pimenta a gosto 10, misture e desligue o fogo. Cozinhe a massa deixando-a um pouco antes do tempo indicado na embalagem 11; rale a bottarga de atum 12.

Escorra a massa diretamente na panela onde você preparou o molho e misture em fogo baixo 13, adicionando uma concha da água de cozimento 14. Salteie a massa em fogo baixo, desligue o fogo, adicione um fio de azeite, a bottarga ralada (deixando um pouco para decorar o prato) 15.

Emprate nos pratos de servir, decore com mais um pouco de bottarga 16 e raspas de toranja não tratada 17. Sirva sua massa com flores de abóbora e bottarga bem quente 18!

Conservação

Consuma, de preferência, a massa com flores de abóbora e bottarga assim que preparada; você pode conservá-la na geladeira por um par de dias.

Não é aconselhável congelar.

Conselho

Se você não gostar do leve amargor da toranja, substitua por raspas de lima ou laranja!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.