Massa com pesto de vagem, stracciatella e tartare de camarão

/5

APRESENTAÇÃO

A massa com pesto de vagem, stracciatella e tartare de camarões é um prato principal de verão que celebra a frescura e a leveza dos ingredientes da estação.

As vagens, protagonistas desta receita e da estação de verão, são transformadas em um pesto delicado e cremoso, enriquecido com manjericão, pinolis e Grana Padano, oferecendo uma alternativa original ao clássico Pesto alla Genovese.

A stracciatella adiciona uma nota macia e envolvente, enquanto a tartare de camarões, temperada com casca de laranja, dá um toque refinado e aromático. A massa com pesto de vagem, stracciatella e tartare de camarões é um prato ideal para os dias quentes, que surpreenderá seus convidados com seu equilíbrio perfeito e toque inovador!

Descubra outros pratos principais com vagem para enriquecer seu cardápio de verão:

INGREDIENTES

Fusillotti 320 g
Camarões 250 g - anteriormente congelados e descongelados
Stracciatella 100 g
Casca de laranja 1
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino quanto baste
para o pesto de vagem
Vagens 250 g
Grana Padano DOP 40 g - (para ralar)
Pinhões 20 g
Manjericão quanto baste
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a massa com pesto de vagem, stracciatella e tartare de camarões, comece pelo pesto. Limpe as vagens: lave-as, remova as extremidades 1 e branqueie em água salgada fervente por cerca de 4-5 minutos 2. Escorra com uma escumadeira, sem descartar a água de cozimento, e mergulhe-as em água e gelo para interromper o cozimento e manter uma cor viva 3.

Transfira as vagens para um processador 4 junto com o manjericão 5 e o Grana Padano ralado 6.

Adicione também os pinolis 7, uma pitada de sal 8 e 10 g de óleo 9.

Triture tudo até obter uma mistura homogênea e cremosa 10. Neste ponto, limpe os camarões: elimine cabeça, carapaça e intestino (você pode encontrar todos os detalhes em nosso guia "Como limpar os camarões". Pique-os com uma faca 11 e transfira-os para uma tigela, depois tempere com um fio de azeite 12 e uma pitada de sal.

Adicione também a casca de laranja ralada 13, misture bem 14 e reserve. Cozinhe a massa na mesma água onde cozinhou as vagens e que você já terá levado novamente à fervura 15.

Escorra a massa al dente 16 e transfira diretamente para uma tigela onde você já colocou o pesto, diluído com uma concha da água de cozimento 17. Misture bem 18.

Quando o pesto estiver bem incorporado 19, sirva e complete com pedaços de stracciatella, a tartare de camarões 20 e algumas folhas de manjericão 21. Sirva imediatamente sua massa com pesto de vagem, stracciatella e tartare de camarões!

Conservação

Recomendamos servir imediatamente a massa com pesto de vagem, stracciatella e tartare de camarões.

O pesto pode ser conservado na geladeira por 1-2 dias, em um pote de vidro, coberto com uma camada de óleo.

Conselho

A casca de laranja ralada, já presente na receita, pode ser intensificada com algumas gotas de suco de laranja ou limão na tartare: isso dará frescor e um contraste agradável ao prato.

Se desejar, você pode decorar o prato com pistache granulado ou amêndoas torradas para uma nota crocante.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semi-cozido

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.