Massa de forno com abóbora e molho bechamel de stracchino

/5

APRESENTAÇÃO

Quem nunca teve ingredientes na geladeira e não sabia como reutilizá-los? Isso acontece de vez em quando também nas nossas cozinhas e assim nos esforçamos para trazer à mesa uma nova delícia. Da última vez, por exemplo, preparamos o Massa gratinada com espinafre, aquele Macarrão gratinado com erva-doce e molho bechamel ou o Massa de forno com brócolis e bacon. Desta vez, pensamos na massa de forno com abóbora e bechamel de stracchino. Encontrar uma descrição para essa delícia não é nada fácil: escolhemos um formato de massa incomum, longo, porque é mais original para dividir em porções. Você vai sentir a sinfonia harmoniosa de sabores no condimento delicado à base de abóbora e um cremoso bechamel de stracchino. Quando a travessa chegou à mesa, foi uma luta pela última porção! Agora que terminamos toda a assadeira de massa ao forno com abóbora e bechamel de stracchino, estamos mais convencidos do que nunca em recomendá-la para o almoço de hoje, para quando amigos vierem jantar ou para o almoço de domingo. Qualquer momento será perfeito para este prato principal ao forno tão saboroso!

Não perca também estes primeiros pratos com abóbora:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Rainhas 500 g
Abóbora violino 750 g - (para limpar)
Scamorza defumada 150 g
Chalota 1
Grana Padano DOP 150 g - para ralar
Água 650 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sálvia quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o bechamel de stracchino
Stracchino 250 g
Leite inteiro 180 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a massa de forno com abóbora e bechamel de stracchino, comece limpando a abóbora. Descasque-a 1, retire os fios com as sementes e depois corte em pedaços grandes. Você obterá 500 g de abóbora limpa 2. Em seguida, limpe a cebola e corte-a em rodelas 3.

Por último, corte também a sálvia em tirinhas 4. Agora que tudo está pronto, passamos para o cozimento. Em uma panela, aqueça um fio de azeite junto com a cebola. Após alguns instantes, adicione também a abóbora 5 e a sálvia 6.

Aumente o fogo e mexa frequentemente para incorporar bem os sabores 7. Adicione a água 8 e tampe, deixando cozinhar em fogo médio por cerca de dez minutos 9.

Após esse tempo, retire a tampa e ajuste o sal e a pimenta, aumente o fogo e cozinhe por mais 7-8 minutos 10. Ao final do cozimento, desligue o fogo e faça um creme com o mixer de imersão 11. Reserve o creme e cuide da scamorza defumada, cortando-a em cubos de aproximadamente dois centímetros 12.

Agora passe para o bechamel de stracchino. Em uma tigela, coloque o stracchino junto com o leite 13, acione o mixer de imersão 14 e obtenha um creme homogêneo. Depois ajuste o sal e a noz-moscada ralada e misture 15.

Neste ponto, você pode cozinhar a massa em água fervente salgada, cuidando de escorrê-la na metade do tempo de cozimento 16. Coloque-a em um recipiente e, em seguida, numa travessa de 36,5x24 cm, na qual você já colocou um pouco de bechamel de stracchino 17. Polvilhe a superfície com um pouco de creme de abóbora 18,

adicione também parte dos cubos de scamorza 19, o Grana Padano e a pimenta 20. Repita alternando as camadas como antes. Portanto, comece com a massa e o bechamel de stracchino 21.

Depois o creme de abóbora 22, os cubos de scamorza, o Grana Padano e a pimenta 23. Na última camada, coloque o restante do creme de abóbora 24,

o bechamel 25 e polvilhe com pimenta e o restante do Grana Padano 26. Neste ponto, sua massa de forno com abóbora e bechamel de stracchino pode assar no forno a 200° por cerca de 35 minutos. Uma vez fora do forno, resta apenas servir 27!

Conservação

Você pode conservar a massa de forno com abóbora e bechamel de stracchino na geladeira por no máximo 2-3 dias, mantendo-a coberta com filme plástico. Adiante todas as preparações fazendo-as com antecedência, se desejar, até mesmo a massa pode ser cozida antes, será necessário colocá-la em um recipiente e adicionar óleo para não grudar. Se preferir, também pode congelá-la.

Conselho

Você pode substituir a abóbora violina por abóbora delica ou napolitana. Você pode tornar a massa de forno com abóbora e bechamel de stracchino ainda mais rica adicionando legumes da estação e escolhendo se vai triturá-los junto com a abóbora ou deixá-los inteiros na massa. Se preferir deixar a massa mais perfumada, adicione raspas de limão raladas que combinam muito bem com a sálvia!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.