Cebolinhas em conserva
- Médio
- 30 min
As berinjelas em conserva no óleo são uma maneira de saborear berinjelas o ano todo! Entre as muitas receitas com berinjelas, como a Berinjela recheada ou a Berinjela gratinada, aquelas em conserva têm um lugar especial na nossa lista de pratos favoritos! Uma conserva que pode ser preparada de diferentes maneiras dependendo das localidades e tradições familiares. Excelentes para servir como entrada, para acompanhar com torradas e uma tábua de frios e queijos deliciosos, perfeitas também para enriquecer o tempero de um prato principal de verão como a massa com pesto de rúcula, berinjelas em conserva e stracciatella. Vamos mostrar os passos para fazer berinjelas em conserva, à nossa maneira, mas sempre respeitando as indicações para uma correta preparação e conservação. Descubra também outras receitas de conservas:
Para preparar as berinjelas em conserva, certifique-se de realizar a sanitização dos potes como indicado no final da receita e de usar tampas novas. Lave bem as berinjelas sob água corrente, seque-as, corte as pontas 1, descasque-as para remover a casca 2 e corte em palitos de 1 cm 3.
Coloque as berinjelas em uma peneira e polvilhe com um pouco de sal 4, misture com as mãos. Deixe descansar as berinjelas com o sal por cerca de 15 minutos. Em uma panela, coloque a água 5 e o vinagre 6 e leve para ferver.
Esprema bem as berinjelas, ajudando-se com um pano de prato, se necessário. Em seguida, mergulhe-as na água com vinagre 7, escalde por cerca de 30 segundos e depois adicione a pimenta 8, o alho e o alecrim 9.
Cozinhe tudo por mais 30 segundos 10. Escorra as berinjelas 11 em um pano de prato limpo 12.
Deixe esfriar 13. Transfira as berinjelas já mornas para 2 potes de vidro de 500 ml 14 perfeitamente limpos e secos. Cubra completamente as berinjelas com azeite de oliva extravirgem, cuidando para deixar um espaço de um dedo da borda 15.
Feche com a tampa, apertando bem. Recomendamos o uso de tampas novas com vedações intactas 16. Transfira os potes com as berinjelas para uma panela com água fria (devem ser cobertos até a tampa) 17 e leve para ferver. Deixe ferver os potes com as berinjelas por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar na água em temperatura ambiente ou diretamente na água. Verifique o vácuo dos potes 18. Verifique a formação do vácuo: a tampa não deve fazer clique e, em caso de vedações, ao puxá-las devem permanecer bem firmes. Armazene as berinjelas em conserva em local fresco e seco, longe de fontes diretas de luz. Uma vez pronto, monitore o pote por meio dia para verificar se o nível do óleo abaixa (pode ser parcialmente absorvido pelas berinjelas): nesse caso, é necessário adicionar mais óleo e proceder novamente com a fervura do pote.