Merengues com frutas vermelhas

/5

APRESENTAÇÃO

Macia por fora e crocante por dentro: esse é o segredo da merengue com frutas vermelhas que apresentamos nesta receita! Uma pequena delícia doce e refrescante para saborear no fim da refeição ou para um lanche delicioso.
O procedimento é semelhante à preparação da merengue à italiana: um xarope de framboesas e morangos é adicionado às claras batidas, para dar uma nota de cor delicada e um sabor muito refinado. Uma maneira diferente de saborear essa famosa sobremesa e capturar o aroma de morango e framboesa em uma pequena nuvem crocante. Além das frutas vermelhas, você também pode agradar a todos os gostos escolhendo tipos diferentes de frutas para preparar muitos merengues coloridos! E se você está procurando outros doces com frutas vermelhas, experimente nossas rosquinhas de coco! 

INGREDIENTES
Ingredientes para 30 merengues
Morangos 125 g
Framboesas 60 g
Claras 100 g
Açúcar 125 g

Preparo

Para preparar os merengues com frutas vermelhas, comece limpando as frutas. Enxágue as framboesas e os morangos em água corrente, depois retire as folhas verdes dos morangos com a ajuda de uma faca e corte-os ao meio. Em seguida, coloque as framboesas e os morangos no liquidificador 1, ligue o liquidificador para bater as frutas até obter uma polpa homogênea 3. Depois coe com uma peneira fina, usando uma espátula ou colher para recolher a polpa peneirada em uma tigelinha 3. A polpa assim recolhida deve ter um peso de cerca de 75 g.

Em seguida, coloque-a em uma panela pequena, adicione 100 g de açúcar 4 e acenda o fogo, mexendo para dissolver o açúcar 5. Leve a polpa a 121° 6 monitorando a temperatura com um termômetro de alimentos. Quando o xarope atingir 115°, comece a bater as claras.

Despeje as claras na tigela de uma batedeira planetária 7 e ligue as pás (se não tiver a batedeira planetária, pode usar uma batedeira elétrica). Quando estiverem semibatidas, com as pás ainda em funcionamento, adicione 25 g de açúcar 8. Bata mais para incorporar o açúcar, depois, quando o xarope atingir 121°, adicione-o em fio às claras batidas 9, continuando a bater, até criar uma mistura espumosa homogênea e completamente fria.

Quando o creme estiver pronto, transfira-o para um saco de confeitar com bico estrela 10. Forre uma assadeira com papel manteiga e comece a criar pitangas de merengue, espaçando-as alguns centímetros umas das outras 11. Quando terminar toda a massa 12, asse em forno estático a 100° por 3 horas, até que os merengues fiquem firmes e levemente coloridos na parte inferior. Ao contrário da merengue clássica à francesa, este merengue permanece um pouco macio por fora e crocante por dentro.

Conservação

Guarde os merengues com frutas vermelhas em uma lata por no máximo 5 dias.
Não é recomendado congelar.

Curiosidades

O merengue com frutas vermelhas também pode ser usado como base para o creme dos cannolis de massa phyllo, adicionando o creme de leite e a gelatina conforme indicado no procedimento dos cannolis!

Dica

O merengue mais conhecido é o francês, que prevê a cocção no forno: este que propomos é, em vez disso, uma versão do merengue à italiana. A diferença é que as claras já são cozidas com a adição do xarope de frutas quente e a consequência principal é que... pode ser consumido imediatamente, até mesmo como creme para cobrir bolos! O que você está esperando? :)

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.