Nhoque de abóbora com Grana Padano, repolho roxo e speck

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques de abóbora com Grana Padano, repolho roxo e speck são um prato principal que combina com maestria os sabores e as cores da época mais fria. Para esta deliciosa receita escolhemos os tradicionais Nhoque de abóbora, temperando-os com um molho aveludado e saboroso de Grana Padano DOP Riserva, speck crocante e tiras de repolho roxo salteado na frigideira. O resultado será uma refeição envolvente e deliciosa, pensada para agradar seus convidados à mesa. Estamos certos de que essa combinação vencedora e atraente os conquistará na primeira mordida!

Tente preparar os nhoques Nhoque de abóbora sem massa, uma variação da preparação tradicional, fácil e rápida!

INGREDIENTES

Ingredientes para os nhoques
Batatas vermelhas 380 g
Abóbora delica 690 g - inteira
Ovos 58 g - ( cerca de 1)
Farinha tipo 00 150 g
Sal fino quanto baste
para o tempero
Repolho roxo 400 g
Speck 100 g
Vinagre de vinho branco 30 g
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para o molho de Grana Padano
Grana Padano DOP 150 g - (Reserva por mais de 20 meses) ralado
Pimenta preta quanto baste
Tomilho 4 raminhos
Creme de leite fresco líquido 180 g

Preparação

Para preparar os nhoques de abóbora com Grana Padano, repolho roxo e speck, comece fervendo as batatas em água salgada abundante por 30-40 minutos, dependendo do tamanho delas 1: elas devem ficar macias mas não se desmanchar, para não absorver muita água. Você pode testar o cozimento espetando-as com os dentes de um garfo; se conseguir facilmente perfurá-las, significa que estão cozidas. Se preferir, você também pode optar por assar as batatas no forno inteiras e com casca, para que percam o excesso de água e depois esvaziá-las com uma colher para obter a polpa útil para a receita. Você pode deixá-las esfriar após estarem prontas. Enquanto as batatas cozinham, pegue a abóbora, retire as sementes e a casca 2 e corte em fatias 3. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno ventilado a 180°C por 20 minutos até que comecem a secar ligeiramente. A abóbora, assim, ficará seca e não soltará água durante a preparação dos nhoques (você obterá cerca de 350 g de abóbora cozida).

Após o tempo necessário, desligue o forno e retire a abóbora 4. Peneire a farinha sobre uma superfície 5, amasse as batatas no meio criando um buraco na farinha 6.

Passe também a abóbora no espremedor e coloque o purê sobre a massa 7. Adicione o ovo 8, o sal e amasse até obter uma massa compacta 9.

Retire uma porção de massa e forme um rolinho, corte-o em pequenos pedaços de cerca de 1,5-2 cm 10. Repita a operação até terminar toda a massa. Passe agora os nhoques um a um nos dentes de um garfo, ou no modelador de nhoques, para dar as típicas estrias 11. Disponha os nhoques em um pano enfarinhado 12.

Corte finamente o repolho roxo 13. Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo com um dente de alho, em seguida adicione o repolho 14 e cozinhe por cerca de 5 minutos. Adicione o vinagre 15 e deixe evaporar.

Salgue, apimente e continue cozinhando por mais 5 minutos. No final do cozimento, retire o alho 16. Corte o speck em tiras finas 17. Em outra frigideira, salteie o speck 18 por alguns minutos.

Tempo suficiente para deixá-lo crocante 19. Enquanto isso, coloque uma panela cheia de água no fogo e adicione sal quando estiver fervendo; será usada para cozinhar os nhoques. Enquanto a água ferve, prepare o molho de Grana: aqueça o creme de leite em uma panela pequena 20, em seguida adicione o Grana Padano DOP ralado 21. Cozinhe em fogo médio, mexendo até que o queijo esteja completamente derretido.

Bata o molho com um mixer de imersão para deixá-lo mais fluido 22. Aromatize com as folhas de tomilho 23 e a pimenta. Cozinhe agora os nhoques 24 por alguns minutos.

Enquanto isso, transfira o molho de Grana Padano para uma frigideira ampla 25; à medida que os nhoques subirem à superfície, escorra-os diretamente na frigideira com o tempero 26. Agora adicione o repolho roxo salteado 27.

Misture para incorporar 28 e sirva os nhoques guarnecendo os pratos com o speck crocante 2930.

Conservação

É preferível consumir os nhoques de abóbora, speck e repolho roxo assim que cozidos. Se sobrar, coloque-os em um recipiente hermético e guarde na geladeira por no máximo 1 dia. Os nhoques de abóbora também podem ser congelados se você usou apenas ingredientes frescos e não descongelados: coloque os nhoques de abóbora no congelador, dispostos em uma bandeja, e, após algumas horas, quando já estiverem congelados, retire-os do freezer e coloque-os em um saco de congelamento. Desta forma, você evitará que os nhoques de abóbora se grudem durante o processo de congelamento.

Conselho

Além da abóbora delica, para preparar os nhoques você também pode usar a abóbora violina e a mantovana: suas polpas, de fato, são pouco aquosas e muito saborosas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.