Nhoque de abóbora com molho de taleggio

/5

APRESENTAÇÃO

Quando se pensa em nhoques, a mente voa imediatamente para a tradição das donas de casa que amassavam poucos e simples ingredientes para dar vida a pequenas delícias de sabor! O fascínio da produção desta preparação é intemporal e nós fomos impactados por isso. Mas para dar asas à imaginação e combiná-los com ingredientes frescos e sazonais, decidimos usar a abóbora, rainha incontestável do outono! Aqui está então um prato principal convidativo para você: nhoques de abóbora com molho de taleggio! Criamos de fato deliciosos Nhoque de abóbora e batatas com um sabor ligeiramente doce e aveludado. Firmes, mas macios e quase derretendo na boca, estes nhoques encantam também pela aparência com sua coloração laranja agradável. Para criar um equilíbrio harmonioso com a doçura da abóbora, temperamos os nhoques com um delicioso Nhoque de batata com taleggio, cogumelos e linguiça, cremoso e saboroso, que tornará esses nhoques de abóbora deliciosamente convidativos e irresistíveis!

Experimente também estas deliciosas variações:

INGREDIENTES

para os nhoques de abóbora
Abóbora Mantuana 500 g - (polpa)
Batatas vermelhas 350 g
Farinha tipo 00 150 g
Fécula de batata 50 g
Ovos 57 g - médio
Noz-moscada 1 pitada
Sal fino 3 g
Pimenta preta quanto baste
para o molho de taleggio
Queijo Taleggio 200 g
Leite inteiro 300 g - fresco
Manteiga 30 g
Farinha tipo 00 30 g
Noz-moscada 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada

Preparação

Para preparar os nhoques de abóbora com molho de taleggio, comece pela massa dos nhoques. Cozinhe as batatas por 30-40 minutos em uma panela com bastante água salgada 1. Você pode verificar o cozimento com os dentes de um garfo: estarão prontas quando estiverem macias, mas não se desmanchando. Alternativamente, você pode cozinhar as batatas inteiras no forno e, uma vez cozidas, retirar a polpa com uma colher. Enquanto isso, corte a abóbora em fatias e remova as sementes e os filamentos internos 2, depois retire a casca 3.

Corte-a em fatias finas 4 e coloque-as bem espaçadas em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse no forno estático pré-aquecido a 200°C por 15-20 minutos 5. Com esta operação, a abóbora irá secar, facilitando o trabalho posterior da massa. Uma vez pronta, reserve-a. Enquanto isso, as batatas também estarão prontas, descasque-as e prossiga com a preparação dos nhoques. Peneire a farinha na bancada de trabalho 6 e faça uma cavidade no centro.

Amasse as batatas mornas com o utensílio apropriado 7. Ajuste o sal e a pimenta. Aromatize a massa com noz-moscada 8 e amasse com o espremedor de batatas também a abóbora, também morna 9.

Trabalhe a massa o mais rápido possível, ajudando-se com uma espátula para compactar os ingredientes 10. Então bata um ovo 11 e, depois de fazer um buraco no centro da massa, adicione também o ovo 12.

Com um garfo, misture o ovo à massa 13 e trabalhe-a rapidamente com uma espátula 14, formando um bloco. Peneire o amido de milho sobre a massa 15.

Adicione também o amido de milho rapidamente com uma espátula 16 e dê à massa uma forma de esfera 17, que você cobrirá, deixando descansar à temperatura ambiente com um pano 18 por cerca de 10 minutos. A massa deve ficar macia e não pegajosa. Se estiver pegajosa, recomendamos adicionar amido de batata e não farinha.

Depois, retome a massa, polvilhe a bancada com farinha para não grudar e pegue um pequeno pedaço. Trabalhe-o formando um bastão, depois corte-o em pequenos pedaços de cerca de 1,5-2 cm 19. Repita a operação até terminar a massa. Finalmente, pegue cada pedaço de massa e, pressionando levemente sobre os dentes de um garfo ou no instrumento de madeira apropriado, crie as características estrias 20. Disponha os nhoques prontos para serem cozidos em uma bandeja coberta com um pano enfarinhado 21 e reserve-os.

Proceda com a preparação do molho de taleggio: corte o queijo em cubos 22 e aqueça o leite em uma panela pequena 23, sem deixá-lo ferver, e aromatize com noz-moscada 24.

Enquanto aquece o leite, em outra panela derreta a manteiga em fogo baixo, à qual você adicionará a farinha em chuva 25. Durante esta operação, continue a bater os ingredientes para criar um roux denso e dourado 26. Agora adicione o leite 27, continuando a bater.

Depois, adicione o taleggio em cubos 28 e derreta-o mexendo com um batedor manual. Deixe o composto engrossar em fogo baixo e, quando atingir a consistência desejada, desligue o fogo e despeje-o em uma frigideira antiaderente. Neste ponto, cozinhe os nhoques aos poucos em bastante água salgada 29. Quando eles voltarem à superfície, estarão prontos: retire-os com uma escumadeira 30 para escorrer o excesso de água.

Despeje-os na frigideira com o molho de taleggio 31 e misture bem 32 para que os nhoques absorvam o fondue de queijo. Por fim, sirva seus nhoques de abóbora com molho de taleggio 33 e desfrute-os ainda quentes!

Conservação

Recomenda-se consumir os nhoques de abóbora com molho de taleggio assim que estiverem cozidos. Caso não consiga consumi-los todos, coloque-os em um recipiente hermético e guarde na geladeira por no máximo 1 dia.

Os nhoques de abóbora também podem ser congelados. No entanto, você deve ter usado apenas ingredientes frescos e não descongelados. Para congelá-los, proceda da seguinte forma: depois de colocá-los em uma bandeja, coloque-os na geladeira até que endureçam (levará cerca de 1 hora). Em seguida, transfira-os para um saco de congelamento e congele-os, de preferência já porcionados nos sacos.

Dica

Não é fã de taleggio? Experimente com um fondue de gorgonzola com nozes decorativas! Para a preparação dos nhoques, use batatas com casca vermelha e abóbora mantovana: o resultado será perfeito!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.