Nhoque de ervas e creme de alho-poró

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques são um dos nossos pratos principais favoritos, os temperamos com molhos e criamos combinações delicadas, mas cremosas, como os nhoques aos 4 queijos, os nhoques com creme de abobrinha ou os nhoques com stracchino e espinafre. Hoje propomos que experimente os nhoques de ervas com creme de alho-poró, um prato principal original, saboroso e de fácil preparação.
Esses nhoques são uma variante deliciosa e requintada da massa clássica (feita apenas de batatas, ovos e farinha), pois são adicionadas ervas aromáticas finamente picadas (manjericão, salsinha, cebolinha, tomilho) que os tornam muito perfumados e saborosos. Para acompanhar esses nhoques, preparamos um delicado creme de alho-poró, mas essa massa combina bem com qualquer tipo de molho e é muito boa também temperada simplesmente com manteiga derretida, algumas folhas de sálvia e uma boa pitada de parmesão ralado.

INGREDIENTES

Ingredientes para os nhoques
Batatas 1 kg - farináceas
Ervas aromáticas 2 colheres - picadas (manjericão, salsa, cebolinha, tomilho)
Farinha tipo 00 300 g
Sal fino quanto baste
Ovos 1
para o creme de alho-poró
Alhos-porós 350 g
Caldo de legumes 200 ml
Manteiga 30 g
Azeite virgem extra 2 colheres
Pimenta branca quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar os nhoques de ervas com creme de alho-poró, lave e cozinhe as batatas 1, inteiras e ainda com a casca, por cerca de meia hora em água salgada (se quiser usar uma panela de pressão, levará cerca de 15 minutos). Após esse tempo, verifique o cozimento das batatas, então escorra-as, deixe esfriar um pouco e descasque-as ainda quentes 2. Passe-as por uma peneira (ou em um espremedor de batatas) deixando a purê cair diretamente sobre uma superfície de trabalho ou em uma tigela grande. Pique finamente as ervas aromáticas (manjericão, salsinha, cebolinha, tomilho) 3

e junte-as às batatas 4, adicione a farinha 5, o ovo 6 e ajuste o sal. Amasse com as mãos (não por muito tempo) até obter uma massa homogênea e bastante compacta.

Com a massa obtida, forme "bastões" com cerca de 2,5 cm de diâmetro 7 e corte-os em pedaços de cerca de 2 cm 8. Passe cada pedaço na prancha de madeira ralada apropriada 9 (ou nos dentes de um garfo) para formar as características ranhuras dos nhoques e a cavidade abaixo, que servirá para melhor segurar o molho. Coloque os nhoques obtidos em um local fresco, dispostos sobre um pano limpo e ligeiramente enfarinhado.

Prepare agora o creme de alho-poró: limpe, lave e corte finamente os alhos-porós 10 (apenas a parte branca e macia), depois coloque-os para murchar em uma panela com óleo e manteiga por 15-20 minutos em fogo muito baixo (11-12),

depois adicione o caldo de legumes 13 e continue cozinhando até que fiquem bem macios. Adicione a pimenta branca e ajuste o sal, se necessário, em seguida, bata tudo até obter um creme 14. Cozinhe os nhoques em abundante água salgada (uma porção de cada vez) por poucos minutos 15

então, quando flutuarem, escorra-os 16 e junte-os ao creme que você terá colocado em uma panela 17. Salteie por alguns segundos em fogo médio para misturá-los ao creme, depois sirva-os ainda quentes 18.

Conservação

Você pode conservar os nhoques de ervas com creme de alho-poró, fechados em um recipiente hermético e colocados na geladeira, por no máximo dois dias.

Você pode preparar os nhoques com antecedência e congelá-los colocando-os no freezer antes de cozinhar: coloque-os em uma bandeja e, depois de congelados, transfira-os para os sacos apropriados para alimentos. Dessa forma, você evitará que os nhoques "grudem" uns nos outros.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.