Paillard com batatas e maionese de cominho

/5

APRESENTAÇÃO

Está com vontade de um prato de carne saboroso e apetitoso?
Você pode preparar o paillard com batatas e maionese com cominho, um prato saboroso e muito aromático. Para a carne, escolhemos a alcatra de vitela, mas você pode escolher outro corte de carne, como o lombo, batendo com um martelo de carne ou martelinho para reduzir a espessura antes de grelhar.
Esta carne suculenta é acompanhada por batatas salteadas na frigideira, perfumadas com uma mistura de ervas aromáticas, tudo servido com uma deliciosa maionese caseira.
Com algumas pequenas precauções, você surpreenderá seus convidados com um molho delicado, mas ao mesmo tempo com o sabor forte e decidido do cominho.
Se preferir um molho mais leve, pode optar pela Finta maionese senza uova, que você pode aromatizar sempre com cominho em pó. Agora é só começar a preparar o seu paillard com batatas e maionese de cominho!

INGREDIENTES

Ingredientes para o paillard
Alcatra de vitela 480 g - (4 fatias)
Para as batatas
Batatas 800 g
Sálvia 10 folhas
Salsa 4 punhados
Tomilho 4 raminhos
Louro 2 folhas
Cebolinha verde 8 raminhos
Alecrim 1 raminho
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para a maionese
Óleo de sementes 250 g
Gemas 2 - médias, bem frescas
Cominho 6 g
Vinagre de vinho branco 5 g
Suco de limão ½
Para decorar
Songino quanto baste - (opcional)

Preparação

Para preparar o paillard com batatas e maionese de cominho, comece pela maionese (você também pode consultar o procedimento na ficha da Maionese). Em uma tigela, reúna as gemas em temperatura ambiente bem separadas das claras, adicione parte do suco de limão (você pode adicionar toda a dose agora ou dividi-la para clarear o molho no final da preparação) e adicione o vinagre de vinho branco 1. Em seguida, comece a bater com a batedeira elétrica 2, adicionando o óleo de sementes em fio bem fino 3.

Continue batendo sempre na mesma direção 4: a mistura deve ficar cada vez mais lisa, densa e clara. Quando atingir a consistência ideal, despeje o suco de limão ainda batendo 5; a mistura em contato com o suco de limão assumirá uma coloração mais clara 6. Se aparecerem repentinamente grumos na maionese, como se estivesse coalhada, a maionese está estragada. Mas você pode consertar desta forma: reserve a maionese estragada e em outro recipiente coloque outra gema; bata novamente adicionando um fio de óleo e depois, ainda no recipiente, adicione uma colher de cada vez, muito lentamente, da maionese estragada, e tudo deve voltar ao normal.

Agora que a maionese está pronta, adicione o cominho 7, misture 8 e depois cubra a tigela com filme plástico 9 para conservar a maionese na geladeira até o momento de usá-la (se preferir, você pode preparar alternativamente Finta maionese senza uova, à qual poderá adicionar o cominho).

Agora passe a preparar as especiarias que servirão para temperar as batatas. Pegue a sálvia, a salsa, o tomilho, o alecrim, o louro e a cebolinha 10 e pique-as bem fininho com uma faca ou meia-lua (11-12).

Em seguida, lave as batatas em água corrente, depois descasque-as com um descascador de batatas 13 ou a lâmina de uma faquinha e divida-as ao meio 14. Coloque cada metade sobre a tábua de cortar com a parte cortada voltada para baixo e forme meias-luas com cerca de 1 cm de espessura 15.

Em uma frigideira larga, despeje o óleo até cobrir o fundo e aqueça-o por alguns instantes. Em seguida, coloque as batatas cortadas 16 e cozinhe em fogo médio por cerca de 20-25 minutos, mexendo frequentemente até que estejam bem douradas de todos os lados. Depois adicione a mistura de ervas aromáticas picadas anteriormente 17, misture e deixe aromatizar por 1-2 minutos. Desligue o fogo e ajuste o sal a gosto 18.

Em seguida, passe à preparação do paillard. Aqueça uma grelha de ferro fundido em fogo alto. Pegue o paillard, bata levemente com o martelo de carne, se necessário, para deixar a fatia com apenas alguns milímetros de espessura e coloque na grelha para selar por alguns segundos 19. Depois, vire usando uma espátula, pois com os dentes de um garfo você corre o risco de fazer os sucos internos da carne saírem e o resultado será mais seco. Cozinhe por alguns segundos também do outro lado 20. Agora que você tem todos os ingredientes prontos, pode compor o seu prato principal: por exemplo, você pode dispor em um prato de servir uma cama de alface e colocar o paillard ao lado das batatas e a maionese que você retirou da geladeira 21. Sirva seu paillard com batatas e maionese de cominho quente!

Conservação

Você pode conservar o paillard com batatas e maionese de cominho na geladeira por no máximo 1 dia.
Recomenda-se consumir as batatas assim que feitas, mas podem ser mantidas na geladeira cobertas com filme plástico por no máximo 1-2 dias.
A maionese pode ser conservada na geladeira em um pote fechado por no máximo uma semana. Não é recomendado congelar.

Curiosidade

O termo Paillard parece derivar do sobrenome de um famoso chef francês do século XIX, proprietário de um restaurante parisiense muito frequentado por intelectuais e artistas da Belle Époque. O termo entrou para a história da gastronomia para indicar uma fatia de carne de boi ou vitela batida para deixá-la bem fina e cozida por poucos segundos na grelha.

Conselho

Se preferir carne de boi em vez de vitela, tudo bem, e assar as batatas no forno, se preferir. Quanto à maionese, tempere-a: por exemplo, com uma colherzinha de açafrão, cebolinha ou páprica, o resultado será delicioso e originalíssimo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.