Pão com beterrabas

/5

APRESENTAÇÃO

Quão bom é o pão feito em casa? Mesmo que exija tempo e esforço, o aroma que se espalha por toda a casa é inestimável e faz amar loucamente essa preparação tão simples, mas tão apreciada em todas as suas formas. Nós nos aventuramos em muitas variações do pão tradicional, desde o saboroso pão com azeitonas até o aromático pão com sidra e os macios pãezinhos de ricota sardos, há para todos os gostos! Hoje queremos instigar vocês com uma preparação muito especial: o pão com beterrabas. Visto de fora, pareceria um pão como os outros, mas uma vez fatiado, vocês descobrirão o efeito marmorizado tingido de roxo que deixará todos de boca aberta! Tragam à mesa novos sabores e cores com o pão de beterrabas e experimentem quantas outras variações podem ser feitas com ingredientes inesperados, desde o topinambo até a cerveja!

Se vocês amam este vegetal, experimentem fazer também a massa fresca com beterraba!

INGREDIENTES

Ingredientes para o poolish
Fermento biológico seco 1 ½ g
Farinha tipo 00 150 g
Água 150 g - em temperatura ambiente
para a massa
Água 190 g - em temperatura ambiente
Farinha tipo 00 370 g
Sal fino 10 g
Fermento biológico seco 1 ½ g
Beterraba 190 g
Azeite virgem extra 10 g

Preparo

Para fazer o pão com beterraba, comece preparando o poolish, uma pré-fermentação muito hidratada: em uma tigela, coloque a farinha peneirada 1, adicione o fermento biológico seco e depois despeje a água aos poucos, mexendo com um garfo para evitar que se formem grumos 2, depois cubra com filme plástico 3 e deixe fermentar no forno desligado com a luz acesa por pelo menos 3 horas ou até que a massa dobre de tamanho.

Enquanto isso, cuide das beterrabas: descasque-as 4 e rale-as em um ralador de orifícios largos 5. Após o tempo de fermentação, recupere o poolish que terá dobrado de volume 6,

neste ponto continue com a preparação da massa: em uma tigela, peneire a farinha 00, adicione o fermento seco 7 e o poolish 8; comece a amassar à mão, adicionando a água aos poucos 9,

depois adicione também o óleo de oliva 10 e, por último, o sal 11. Misture bem os ingredientes e depois incorpore a beterraba ralada 12.

Amassa tudo e cubra com filme plástico ou um pano de prato e deixe em temperatura ambiente, tendo o cuidado de dobrar a massa a cada 10 minutos por 3 vezes 13. Deixe depois fermentar por mais 12 horas na geladeira 14. Após as 12 horas, retire a massa e coloque-a no forno desligado com a luz acesa por pelo menos 2 horas. Após o tempo de descanso, a massa terá aumentado de volume 15,

transfira-a para uma superfície de trabalho, polvilhando abundantemente com farinha, pois será muito hidratada 16. Dê algumas dobraduras e depois forme uma bola. Enfarinhe bem um cesto de fermentação para pão 17 e deixe fermentar até chegar à borda do cesto 18.

Levará cerca de 1 hora e meia para a última fermentação. Após este tempo, vire o pão sobre a assadeira com papel manteiga (19-20) e asse em forno pré-aquecido a 220°C por 40 minutos, tendo o cuidado de colocar dentro do forno um potinho com água nos primeiros 40 minutos de cozimento, depois, passado este tempo, remova o pote com água e continue o cozimento por mais 20 minutos. Ao final do cozimento, retire seu pão de beterrabas do forno e deixe esfriar antes de servir 21!

Conservação

O pão com beterrabas pode ser conservado em um saco de papel por 2-3 dias.

Pode ser congelado, de preferência já assado.

Dica

Não tem o cesto de fermentação? Não se preocupe, você pode formar o pão e deixá-lo fermentar na assadeira que usará para assar. Se não encontrar beterrabas cruas, você pode usar as pré-cozidas, tendo o cuidado de deixá-las escorrer para eliminar o excesso de água.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.