Vignarola

/5

APRESENTAÇÃO

Vimos muitas receitas romanas, desde a pizza branca, perfeita para saborear nas escadas da Trinità dei Monti enquanto se admira a praça de Espanha, até um prato como os saltimbocca, para provar em um dos restaurantes de Trastevere. Hoje queremos presenteá-los com outro prato da culinária do Lácio, a vignarola: um acompanhamento perfeito para preparar nesta época do ano, que leva o nome do termo "vignaroli", ou seja, os agricultores que vendiam frutas e verduras. Serão poucas as semanas em que você encontrará todos os ingredientes para prepará-la... favas, ervilhas, alcachofras e alface romana não poderão faltar nesta receita de transição da primavera para o verão! A vignarola é perfeita para saborear como acompanhamento, ou sozinha com uma fatia de pão torrado, mas se você se apaixonar por ela, assim como nós, também poderá usá-la para temperar deliciosos pratos principais... experimente estas receitas, por exemplo:

  • Pasta alla vignarola
  • Spaghetti primavera

INGREDIENTES
Grãos de fava 500 g - frescas, para debulhar
Ervilhas 500 g - frescos, para debulhar
Alface 1 - romana
Alcachofras 390 g
Cebolinha fresca 2
Pimenta fresca 1
Vinho branco seco 70 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a vignarola romana, a primeira coisa a fazer é debulhar as ervilhas 1 e as favas 2. Você deve obter cerca de 200 g de cada uma 3.

Passe para a alface romana e corte-a em tiras médias 4, lave-a 5 e reserve. Agora cuide das alcachofras: elimine as folhas mais externas 6 que seriam duras no cozimento e retire o coração da alcachofra.

Usando uma faca pequena, arredonde e descasque também o caule 7; depois corte a ponta da alcachofra 8 e divida-a ao meio 9.

Sem eliminar a penugem interna, corte a alcachofra em fatias finas 10. Elimine a parte verde do cebolinha, corte-a primeiro ao meio e depois em julienne 11. Corte também a pimenta em rodelas 12.

Passe para o cozimento da vignarola: despeje um fio de azeite em uma panela, deixe aquecer e adicione as cebolinhas 13. Espere alguns instantes e adicione também a pimenta 14, depois deixe murchar em fogo moderado por alguns minutos. Assim que a cebolinha estiver bem dourada, aumente ligeiramente o fogo e adicione as alcachofras 15.

Espere 3-4 minutos e adicione as favas 16, mexa e, após outros 3 minutos, adicione também as ervilhas 17. Espere mais 3-4 minutos, salteando os legumes e adicione a alface romana 18.

Deixe evaporar com o vinho branco 19, espere que a parte alcoólica evapore completamente e cubra com uma tampa 20. Deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos, depois retire a tampa 21,

ajuste o sal 22 e finalize o cozimento por mais 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo, adicione um fio de azeite 23 e sirva a sua vignarola 24.

Conservação

A vignarola pode ser conservada na geladeira por no máximo 2-3 dias.

Não se recomenda a congelação.

Conselho

Além das inúmeras variações regionais deste prato, como a ciaudedda da Basilicata, também existem versões saborosas enriquecidas com guanciale ou bacon... por que não experimentar?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.