Crostini toscani com patê de fígado

/5

APRESENTAÇÃO

Os crostini toscani com patê de fígado são uma receita tradicional, fácil de fazer em casa. A preparação original parece ter nascido na França, mas ao longo do tempo se espalhou também pela Toscana, transformando-se em um dos aperitivos mais famosos e apreciados pelo seu sabor rico e aromático.
Os protagonistas dos crostini toscani são os fígados de frango, mas as ervas aromáticas utilizadas, como sálvia e alecrim, também desempenham um papel importante na região. No entanto, na versão tradicional não estão presentes dois ingredientes que adicionamos não apenas para conferir um toque de originalidade, mas também de sabor: a mostarda, que conferirá acidez, e o extrato de anchova, que proporcionará salinidade e robustez ao prato.
Se você pensa que a receita de patê de fígado é muito longa e trabalhosa, pode respirar aliviado, pois a execução é realmente muito simples e até bastante rápida. Em pouco tempo, você estará espalhando seu patê de fígado nos crostini de pão. Está curioso para começar? Siga-nos na cozinha!

Está curioso para descobrir outras variedades de patê para fazer aperitivos originais? Dê uma olhada nas variantes aqui:

  • Crostini com patê de cogumelos Champignon
  • Patê de alcachofra
  • Patê de azeitonas pretas
  • Pão com patê de azeitonas

INGREDIENTES

para o patê de fígado
Fígados de galinha 250 g
Anchovas (anchovas) 5
alcaparras 30 g
Vin Santo 45 g
Caldo de galinha 100 g
Mostarda 1 colherinha
Molho de anchova 1 colher
Cebolas roxas 1
Manteiga 35 g
Azeite virgem extra quanto baste
Alecrim quanto baste
Sálvia quanto baste
para os crostini toscani
Pão caseiro quanto baste - (cerca de 4 fatias grandes)

Preparação

Para preparar os crostini toscani com patê de fígado, comece preparando e mantendo quente o caldo de frango. Passe para a cebola roxa, depois de limpá-la, fatie finamente 1. Coloque-a em uma frigideira com óleo quente e deixe refogar por alguns minutos 2. Adicione algumas folhas de sálvia e ramos de alecrim 3.

Deixe temperar por alguns minutos, mexendo para que não queimem 4. Neste ponto, adicione os fígados 5 e sele bem 6.

Remova os temperos 7 e deglaçee com o vin santo 8. Quando o álcool evaporar, molhe com o caldo de frango quente 9 e cozinhe por cerca de dez minutos.

Após o tempo, desligue o fogo 10 e, enquanto o fundo ainda está muito quente, adicione as anchovas 11 e as alcaparras previamente dessalgadas 12.

Adicione também a manteiga 13, a mostarda 14 e o extrato de anchovas. Misture imediatamente e bem para que a manteiga e anchovas se dissolvam e o resto fique homogêneo 15.

Certifique-se de que está bom de sal e adicione um pouco mais de sálvia picada 16. Transfira os fígados para a tábua e pique-os com uma faca até quase obter um purê rústico 17. Espalhe o patê de fígado no pão torrado, um fio de óleo e aprecie 18.

Conservação

O patê de fígado pode ser conservado na geladeira por um par de dias, bem coberto com óleo.

Conselho

A adição de mostarda e extrato de anchovas é um "a mais" em relação à tradição, você pode omiti-los se não preferir.

Quando estiverem cozidos, experimente os fígados antes de picá-los com a faca: se estiverem muito salgados, adicione um pouco de caldo ou água quente, caso contrário, se estiverem com pouco sabor, basta um pouco de sal.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.