Pato ao molho de laranja
- Energía Kcal 1079
- Carboidratos g 20.5
- dos quais açúcares g 3.8
- Proteína g 98.8
- Gorduras g 59
- das quais gorduras saturadas g 18.39
- Fibra g 2.3
- Colesterol mg 520
- Sódio mg 1096
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 1 h 30 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
O pato ao molho de laranja é um prato principal perfeito para almoços de domingo ou como prato principal das festas, como o Natal! Uma carne requintada, de sabor forte e aromático que combina perfeitamente com os aromas cítricos típicos da laranja. Uma combinação sempre considerada refinada e reservada para ocasiões especiais. Ao contrário do que se pensa, este prato é deliciosamente italiano, ou melhor, florentino, e suas origens remontam ao século XV, quando o suco dos cítricos era usado como conservante para carnes. O prato toscano conhecido antigamente como “papero alla melarancia” foi, muito provavelmente, exportado para a França por Catarina de Medici após seu casamento com Henrique II da França. A soberana, de fato, levou consigo seu séquito de cozinheiros que mantiveram muitas das tradições culinárias toscanas. A receita que chegou até nós é suculenta e convidativa: o pato é assado com os aromas no forno e é temperado com um delicioso molho caramelizado de laranja que durante o cozimento cria uma irresistível crosta dourada. Tradicionalmente servido acompanhado de Batatas assadas, o pato ao molho de laranja é um prato de sabor agradavelmente agridoce que tornará únicos os seus menus das festas!
Experimente também estas receitas com pato:
- Peito de pato marinado com legumes
- Peito de pato ao balsâmico
- Peito de pato laqueado com laranja
- Pato com romã
- Peito de pato grelhado
- Coxas de pato confit
INGREDIENTES
- Pato 2,3 kg
- suco de laranja 50 g
- Manteiga 40 g - coxa
- Grand Marnier 110 g
- Pimenta preta quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Tomilho 3 raminhos
- Alecrim 1 raminho
- Laranjas 3 fatias
- Vinho branco 30 g
- Água 20 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Para as batatas
- Batatas 450 g
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Alecrim 5 raminhos
- Azeite virgem extra 35 g
- Para o molho
- Amido de milho (maizena) 15 g
- Açúcar 60 g
- Laranjas 1
- Água 20 g
Preparação
Para preparar o pato ao molho de laranja, providencie um pato já limpo das vísceras, da gordura e de eventuais penugens, caso contrário, você terá que limpá-lo cuidadosamente antes de usá-lo na receita. Remova as penugens eventualmente ainda presentes queimando-as com um maçarico 1, depois enxágue bem sob água corrente por dentro e por fora e seque-o perfeitamente com um pano de cozinha. Passe a amarrá-lo: com a ajuda de um barbante elástico para alimentos (encontrado em qualquer loja de utensílios domésticos) amarre as asas passando pelos ombros e passando pela barriga amarre também as pernas 2. Isso servirá para manter bem a forma do pato inteiro durante o cozimento. Em uma panela grande, aqueça o óleo, depois adicione a gordura excessiva do pato reservada 3, deixe refogar por alguns minutos.
Coloque o pato e doure-o em fogo médio de um lado 4 e do outro; em seguida, flambe com o Grand Marnier 5 e regue com o fundo de cozimento 6.
Enquanto isso, corte as laranjas em fatias 7 e quando o pato estiver bem dourado, transfira-o para uma assadeira com bordas altas e recheie o interior com três fatias de laranja 8, o tomilho e o alecrim 9.
Pincele o pato com os 40 g de manteiga derretida 10, salgue, apimente 11 e despeje no fundo da assadeira cerca de 50 g de suco de laranja 12
o vinho branco 13 e 20 g de água 14. Antes de transferi-lo para o forno, cubra o pato com uma folha de alumínio que será perfurada com os dentes do garfo 15 para facilitar o cozimento e não queimar a superfície do seu pato. Transfira para o forno estático pré-aquecido a 200° e cozinhe o pato com a ajuda de uma sonda até atingir 70° no centro: levará cerca de 1 hora e 10 minutos.
Prepare também as batatas que irão ao forno separadamente, mas na mesma temperatura do pato: lave-as cuidadosamente e limpe-as com um pano de cozinha, depois corte-as em pedaços possivelmente iguais, deixando a casca 16; tempere-as em uma tigela com óleo 17, sal e pimenta. Em seguida, transfira-as para uma assadeira forrada com papel manteiga e aromatize com alecrim 18. Coloque no forno junto com o pato (pode posicioná-las no nível inferior do forno); elas deverão assar na mesma temperatura por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, dedique-se ao molho: descasque a laranja com um descascador 19, esprema o suco e coe: serão necessários 150 g. Em seguida, escalde rapidamente as cascas de laranja em água fervente 20, depois escorra-as 21
e corte-as em tiras muito finas 22. Dedique-se ao molho derretendo o açúcar junto com a água em fogo baixíssimo 23: você deve atingir a temperatura de 166° medindo com um termômetro de cozinha e a esse ponto despeje o suco de laranja coado 24;
misture com um batedor para emulsionar tudo e adicione algumas colheres do fundo de cozimento do pato 25 e o amido de milho diluído em 20 g de água 26. Continue trabalhando o molho com o batedor até que ele engrosse, então desligue e coe o molho através de uma peneira 27,
depois adicione as cascas de laranja finamente fatiadas (28-29) e reserve. Após atingir a temperatura interna, retire o pato do forno, remova o papel alumínio, pincele-o com o molho de laranja 30 e coloque-o no grill por cerca de 5/10 minutos (o tempo varia de acordo com a potência do forno) para deixá-lo bem dourado.
Uma vez bem dourado, retire o seu pato do forno 31 e as batatas que estarão assadas 32, sirva o pato ao molho de laranja em um prato de servir junto com as batatas 33 e use o molho de laranja para regar as fatias que você servirá aos seus convidados.