Pato ao molho de laranja

/5

APRESENTAÇÃO

O pato ao molho de laranja é um prato principal rico e refinado, perfeito para os almoços de domingo ou como prato principal nas festas, especialmente no Natal. A carne de pato, com sabor marcante e suculento, combina perfeitamente com a frescura cítrica da laranja, criando um sabor agridoce equilibrado e muito agradável.

Nesta receita, o pato é cozido lentamente no forno com aromas e especiarias, tornando-se macio por dentro e com a pele levemente crocante por fora, enquanto o molho de laranja carameliza durante o cozimento, proporcionando um glaceado irresistível. Servido com Batatas assadas, o pato ao molho de laranja é perfeito para dar caráter e personalidade aos menus festivos.

Experimente também estas receitas com pato:

INGREDIENTES

Pato 2 kg - inteira (já limpa)
Laranjas 5 fatias
suco de laranja 50 g
Licor de laranja 100 g
Vinho branco 100 g
Água 100 g
Tomilho quanto baste
Alecrim 1 raminho
Manteiga 40 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho
suco de laranja 150 g
Casca de laranja 2
Amido de milho (maizena) 10 g
Para as batatas
Batatas 800 g
Alho 3 dentes
Alecrim quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o pato ao molho de laranja, primeiro verifique se não restam penas e, se necessário, remova-as com uma pinça 1, depois passe o maçarico 2. De uma laranja, retire 5 fatias finas com a casca 3.

Esprema 50 g de suco de laranja 4 e reserve. Agora recheie o pato com os ramos de alecrim, o tomilho 5 e as fatias de laranja 6.

Salgue 7 e apimente a superfície, depois amarre o pato: passe o barbante por baixo da cauda e cruze-o, depois passe atrás das coxas e aperte bem, então passe por baixo das asas. Vire o pato e dê um nó também na parte de baixo. Passe o barbante novamente na parte superior e feche-o no pescoço 8. Em uma caçarola de ferro fundido, despeje o óleo e a manteiga 9.

Doure o pato de todos os lados em fogo médio 10 até que fique dourado. Regue com o vinho branco 11 e deixe evaporar. Depois, adicione o licor de laranja 12.

Complete com o suco de laranja 13 e a água 14. Cubra com a tampa e continue o cozimento no forno estático pré-aquecido a 200° por 90 minutos 15.

A cada 20 minutos, retire o pato do forno e regue a superfície com o caldo de cozimento 16. Enquanto a carne cozinha, prepare as batatas: depois de lavá-las bem, corte-as em gomos sem descascar 17. Coloque as batatas em uma tigela e tempere com sal, pimenta, óleo, alecrim e alho 18.

Misture para temperar e depois distribua as batatas em uma assadeira forrada com papel manteiga 19 e asse junto com o pato por cerca de 30 minutos, ou até dourar 20. Quando o pato estiver cozido, retire-o do forno 21 e mantenha-o aquecido coberto com papel alumínio junto com as batatas.

Coe o caldo de cozimento e reserve 22. Prepare o molho de laranja: com um descascador, retire a casca da laranja 23, tomando cuidado para não pegar a parte branca que pode ser amarga. Escalde as cascas em água 24.

Escorra e deixe esfriar as cascas em uma tigela 25. Esprema e coe o suco de laranja 26 e coloque-o em uma tigela, depois adicione o amido de milho 27.

Misture com o batedor 28 para obter um molho homogêneo e sem grumos. Em uma panela, despeje o caldo de cozimento do pato e coloque-o no fogo 29, depois adicione o suco de laranja com o amido 30.

Leve o molho a ferver para engrossar 31. Enquanto isso, corte em tiras as cascas escaldadas 32. Quando o molho estiver engrossado, desligue o fogo e adicione as tiras de casca 33.

Sirva o pato ao molho de laranja 34 regado com o molho 35 e acompanhado de batatas assadas 36.

Conservação

Conserve o pato ao molho de laranja na geladeira em um recipiente hermético por 1-2 dias.

Pode ser congelado se você utilizou ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

Para verificar o cozimento do pato, você pode espetar a carne com um palito longo: se o interior estiver úmido e escorrer um líquido levemente rosado, o pato está pronto. Se saírem muitos sucos, você precisará prolongar o cozimento. Se estiver seco por dentro, significa que cozinhou demais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.