Lampredotto

/5

APRESENTAÇÃO

O lampredotto é um típico street food florentino, uma receita histórica única no seu gênero. Trata-se do abomaso de vitelo, o quarto estômago do vitelo, faz parte da família da dobradinha. É servido em um pão macio com molho verde ou apenas com sal, azeite e uma pitada de picante para quem prefere. Uma verdadeira iguaria para conhecedores que Luca Farina, proprietário de "I' Baracchino" em Castellanza, Varese, nos apresenta como uma delícia fácil de preparar em casa. Basta preparar o caldo, ferver o lampredotto por pouco tempo, cortar e rechear deliciosos pães para compartilhar com seus amigos de Florença ou com todos os curiosos desta especialidade típica. Obviamente, recomendamos que você encontre o pedaço de carne certo que só é encontrado no território florentino: você providencia os ingredientes, nós explicamos como fazer o lampredotto em casa!

Se você é um amante da dobradinha, também recomendamos:

INGREDIENTES

Lampredotto 1 kg
Pão 8 - (pães tipo michetta)
Molho verde quanto baste
Para o caldo
Água 4 l
Cenouras 2
Aipo 2 talos
Cebolas douradas 1
Tomates rama 1
Passata de tomate 700 g
Extrato de tomate 65 g
Manjericão 1 ramalhete
Sálvia 1 ramalhete
Hortelã 1 raminho
Canela em pó quanto baste
Orégano quanto baste
Sal grosso quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Descasque a cebola e corte-a em pedaços grandes, depois descasque 2 cenouras, corte as extremidades e também corte-as em pedaços. Faça o mesmo com o aipo, depois divida o tomate em 4 partes 1. Em uma panela alta e grande, coloque os legumes para o caldo 2, adicione 4 litros de água e acenda o fogo, depois adicione o lampredotto 3.

Adicione o purê de tomate 4, o concentrado, o sal grosso 5, a pimenta moída, orégano seco e canela em pó 6.

Adicione também as ervas (manjericão, sálvia, hortelã) 7. Misture e deixe cozinhar por cerca de uma hora, com a tampa. Não será necessário retirar a espuma do caldo. Após uma hora, divida ao meio cada pão 8, depois remova parte do miolo da tampa 9.

Enquanto isso, o lampredotto estará pronto 10, transfira-o para uma bandeja ou tábua de aço e corte-o de modo a misturar a parte mais magra com a mais gorda 11. Distribua um pouco de lampredotto na base do pão 12.

Tempere com uma boa pitada de sal, uma pitada de pimenta 13, uma colher de chá de molho verde 14 e, se desejar, um fio de óleo picante 15.

Você pode mergulhar brevemente no caldo a metade superior do pão 16 antes de fechar 17 e saborear seu pão com lampredotto 18!

Conservação

Recomenda-se consumir o pão com lampredotto assim que estiver pronto.

Não se recomenda o congelamento.

Conselho

Para um caldo ainda mais saboroso e encorpado, você pode adicionar uma batata.

Não perca também a receita do risoto de lampredotto, uma deliciosa reinterpretação!

Curiosidade

O lampredotto, ou abomaso, é o 4º estômago do vitelo. Em Florença, é chamado de lampredotto porque o nome deriva da lampreia, uma enguia que girava no Arno e cuja forma e características estéticas ele lembra.

A receita do lampredotto é muito antiga, remonta a mais de 100 anos.

É um street food típico e é consumido no pão, temperado apenas com uma pitada de sal, pimenta e no máximo óleo picante. Caso contrário, com a adição de molho verde, como fizemos.

O lampredotto é composto de duas partes: uma mais clara, a spannocchia, bastante gorda e saborosa, e uma mais escura, chamada gala, bastante magra. O pão deve ter ambas as partes em equilíbrio, para que seja perfeito.

Recomendamos comprar o lampredotto de um açougueiro local.

Luca Farina de "I' Baracchino"

Luca Farina é o proprietário de "I' Baracchino" em Castellanza (VA), onde todos os dias prepara o lampredotto. Florentino legítimo, seu pão com lampredotto é especial, servido à maneira clássica apenas com sal, pimenta, molho verde e para quem deseja, óleo picante. Ele é amado pelos clientes, em particular, pelo caráter genuíno e sincero das propostas gastronômicas toscanas e por seu jeito naturalmente simpático e cordial.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.