Penne em barco

- Energía Kcal 513
- Carboidratos g 74.4
- dos quais açúcares g 6.1
- Proteína g 21.4
- Gorduras g 12.9
- das quais gorduras saturadas g 4.32
- Fibra g 2.7
- Colesterol mg 204
- Sódio mg 1240
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
- Notas + 2 horas para a limpeza das amêijoas
APRESENTAÇÃO
Com a receita das penne em barco, fazemos um mergulho na esplêndida Ilha de Elba para redescobrir os sabores típicos de sua cozinha. Criado pela criatividade de um restaurador de Elba nos anos sessenta, este prato principal rapidamente se tornou popular, graças ao seu sabor único e à sua irresistível cremosidade. Não se trata de simples Espaguete com vôngole, mas de um prato muito mais rico e saboroso que inclui a adição de molho bechamel e gemas de ovo, criando assim um delicioso creme que envolve com sabor a massa. Ficou curioso? Não resta mais nada a não ser experimentar a nossa versão das penne em barco!
Venha descobrir outros primeiros pratos deliciosos:
- Pasta alla vecchia bettola
- Massa com peixe-espada
- Caciucco à moda de Livorno
INGREDIENTES
- Penne Rigate 320 g
- Amêijoas 1 kg
- Salsa 1 ramalhete
- Pimenta fresca 1
- Alho ½ dente
- Cebolas brancas 40 g
- Sal grosso 150 g
- Água quanto baste
- Gemas 2
- Vinho branco 80 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- para o molho bechamel
- Manteiga 10 g
- Farinha tipo 00 10 g
- Leite inteiro 250 g
- Sal fino quanto baste
Preparação

Para preparar as penne em barco, a primeira coisa a fazer é limpar as vôngoles: certifique-se de que não há conchas quebradas ou vazias, elas devem ser descartadas. Em seguida, bata-as contra a pia, ou eventualmente em uma tábua de corte. Esta operação é importante para verificar se não há areia dentro: os bivalves saudáveis permanecerão fechados, enquanto aqueles cheios de areia se abrirão. Coloque as vôngoles para purgar: em uma tigela grande, adicione o sal grosso 1 e as vôngoles 2, cubra com água 3 e deixe de molho por algumas horas.

Enquanto isso, prepare o molho bechamel. Derreta a manteiga em uma panela 4, em outra aqueça o leite 5 e adicione uma pitada de sal. Quando a manteiga estiver derretida, adicione a farinha de uma vez 6 e misture com um batedor.

Uma vez obtido o roux, adicione o leite 7 e cozinhe por alguns minutos, sempre mexendo, até obter uma consistência lisa e homogênea 8. Reserve o molho bechamel em temperatura ambiente, coberto com filme plástico 9.

Agora pique a salsa 10 e reserve: será necessário para a mistura. Descasque e pique finamente a cebola 11, meio dente de alho sem o germe e a pimenta 12.

Separe as gemas das claras, adicione sal e bata levemente 13. Refogue em uma panela com óleo a cebola, o alho e a pimenta picados 14, bastarão alguns minutos em fogo médio-alto, o tempo necessário para murchar 15.

Adicione as vôngoles 16, despeje o vinho branco 17 e tampe 18. Cozinhe até que todas as conchas se abram. Enquanto isso, coloque uma panela cheia de água salgada para ferver.

Cozinhe a massa 19 e escorra 3-4 minutos antes do fim do cozimento diretamente na panela com as vôngoles 20. Termine o cozimento na panela por 4-5 minutos, a massa deve absorver quase todo o suco liberado pelas vôngoles e começará a ter a cremosidade certa. Com o fogo desligado, com a panela ainda bem quente, adicione o molho bechamel 21.

Por fim, adicione a salsa e as gemas 22, misture para incorporar e sirva suas penne em barco bem quentes 24.