Pizzette sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Pizzettes sem glúten: macias, leves e irresistíveis, essas Pizzinhas vermelhas são perfeitas para um aperitivo sem glúten, uma festa ou um lanche salgado rápido. Prepará-las é facilíssimo: são necessários poucos ingredientes e uma massa feita com mix de farinhas sem glúten, iogurte grego e fermento instantâneo, sem tempos de fermentação.

O resultado são pizzettes macias e saborosas, com molho de tomate, mozzarella derretida e orégano perfumado, ideais para quem procura receitas sem glúten fáceis e rápidas. Perfeitas também como finger food ou entrada para buffet, conquistarão todos, celíacos e não celíacos.

Aqui estão outras alternativas gluten free aos tradicionais fermentados:

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 40 unidades)
Mix de farinhas sem glúten 350 g
Azeite virgem extra 10 g
Iogurte grego 420 g
Sal fino 10 g
Levedura instantânea para preparações salgadas sem glúten 10 g
para temperar
Passata de tomate 150 g
Orégano quanto baste - seco
Sal fino quanto baste
Manjericão quanto baste
Mozzarella 200 g

Preparação

Para preparar as pizzettes sem glúten, comece pela massa: coloque em uma tigela o mix de farinhas e o azeite de oliva extravirgem 1, depois adicione o sal 2 e o fermento instantâneo 3.

Por fim, incorpore o iogurte grego 4. Misture com um garfo para integrar os ingredientes 5, em seguida transfira a massa para a bancada e comece a trabalhá-la com as mãos 6.

Você deve obter uma massa lisa e firme 7. A massa está pronta e pode ser trabalhada imediatamente, não precisa descansar. Polvilhe levemente a bancada com um pouco de farinha sem glúten 8 e abra a massa com o rolo até obter uma folha uniforme de aproximadamente 4 mm de espessura 9.

Com um cortador redondo de 7 cm, corte vários discos 10 e disponha-os ordenadamente sobre a bancada 11. As sobras da massa podem ser reamassadas, você obterá cerca de 40 pizzettes. Transfira os discos para uma assadeira forrada com papel manteiga, bem espaçados, e pincele a superfície com azeite de oliva extravirgem 12.

Tempere as pizzettes com uma colher de chá de molho de tomate no centro 13, adicione uma pitada de orégano 14 e alguns cubinhos de mozzarella 15.

Salpique sal 16 e asse em forno estático pré-aquecido a 210° por cerca de 20 minutos, até que as pizzettes estejam douradas e a mozzarella bem derretida 17. Retire do forno e sirva ainda quentes, finalizando com algumas folhinhas de manjericão fresco 18.

Conservação

As pizzettes sem glúten podem ser armazenadas na geladeira por um par de dias.

Conselho

Para um resultado derretido, certifique-se de escorrer bem a mozzarella e secá-la cuidadosamente. Em alternativa aos cubos, você pode cortá-la em fatias finas ou esfarelá-la com as mãos, dependendo do resultado que deseja obter.

Para uma massa elástica e bem trabalhável, escolha um mix de farinhas sem glúten específico para pão ou pizza.

Para uma correta preparação das receitas sem glúten

Para receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo do trigo cortado na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo manual da AIC Associação Italiana Celíaca.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.