Rolo de cogumelos

/5

APRESENTAÇÃO

O rolo de cogumelos é uma surpreendente variação vegetariana do clássico Polpettone de carne! Você ficará realmente surpreso com o sabor delicado e a textura macia deste Rocambole de carne assado feito com cogumelos frescos, porcini secos e feijões. Para adicionar um toque especial, enriquecemos a mistura com avelãs e gengibre, que exaltam o aroma e o sabor dos ingredientes principais. Por fim, o polpettone é pincelado com um molho preparado com a água de imersão dos cogumelos secos, perfeito para servir as fatias no momento de servi-las. Para não faltar nada, pensamos também no acompanhamento: cenourinhas assadas glaceadas com xarope de bordo, para cozinhar ao mesmo tempo que o polpettone. Se você está esperando convidados vegetarianos, ou se está apenas procurando um prato principal delicioso e original, com o rolo de cogumelos você certamente vai acertar... além disso, pode ser uma ótima ideia para um almoço de Natal vegano!

Descubra outras variações de polpettone vegetariano:

  • Polpettone de berinjela
  • Polpettone de lentilhas glaceado com mostarda
  • Polpettone de batatas

 

INGREDIENTES

Cogumelos cardoncello 150 g
Cogumelos champignon 150 g
Cogumelos porcini 20 g - secos
Feijão borlotti pré-cozido 250 g - (peso drenado)
Pão 50 g - (do dia anterior)
Nozes inteiras sem pele 30 g
Chalota 1
Gengibre em pó quanto baste
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho
Molho de soja 30 g
Amido de milho (maizena) 20 g
Azeite virgem extra 20 g
Pimenta preta quanto baste
Para o acompanhamento
Mini Cenouras 600 g
Xarope de bordo 45 g
Nozes inteiras sem pele 30 g
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o rolo de cogumelos, primeiro coloque os porcini de molho em água fria por 15 minutos 1. Enquanto isso, limpe os cogumelos: remova a base terrosa do talo 2 e esfregue-os com um pano úmido, depois corte-os em cubos de cerca de 1 cm 3.

Faça o mesmo com os champignons 4. Por fim, descasque e pique a cebola échalote 5. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de óleo e adicione a cebola échalote 6.

Refogue por alguns minutos, depois adicione os cogumelos cardoncelli 7 e os champignons 8. Tempere com sal, pimenta e gengibre 9. Misture e refogue por cerca de 5 minutos em fogo alto.

Enquanto isso, escorra os porcini secos e reserve a água de imersão, que será usada mais tarde para preparar o molho 10. Pique grosseiramente os porcini e adicione-os à frigideira 11. Continue refogando os cogumelos até que estejam bem dourados; isso levará cerca de 10-15 minutos no total 12.

Enquanto isso, corte o pão em pedaços 13, coloque-o em um processador de alimentos 14 e triture até obter migalhas 15.

Reserve as migalhas de pão em uma tigela e coloque no mesmo processador os feijões pré-cozidos 16, as avelãs 17 e os cogumelos refogados 18. Ligue o processador para misturar os ingredientes.

Adicione as migalhas de pão 19 e processe novamente até obter uma mistura relativamente homogênea, depois adicione a salsa picada 20. Ajuste o sal e a pimenta e misture bem 21.

Estenda uma folha de papel manteiga na bancada, coloque a mistura de cogumelos no centro e molde-a em forma de rolo 22. Enrole o papel manteiga ao redor do rolo 23 e feche as extremidades como um bombom 24. Coloque o pacote em uma assadeira e asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.

Enquanto o rolo assa, dedique-se ao acompanhamento: lave e corte as pontas das cenourinhas 25, depois distribua-as em uma assadeira e tempere com óleo 26, sal e pimenta. Misture com as mãos para temperar uniformemente, depois leve ao forno com o rolo e asse por 25-30 minutos.

Enquanto isso, prepare o molho: coe a água de imersão dos cogumelos com um pano de papel 28 e coloque 200 g em uma panela junto com o amido de milho 29 e o molho de soja 30.

Adicione o óleo 31 e a pimenta 32, depois acenda o fogo e deixe engrossar, mexendo sempre, até obter um molho liso e espesso 33.

Após 30 minutos, retire o rolo do forno e abra o pacote 34, depois pincele com o molho de cogumelos 35. Coloque o rolo no forno novamente, descoberto, e asse por mais 20 minutos, sempre a 180°C. Quando prontas, retire também as cenourinhas do forno e regue-as com o xarope de bordo 36.

Adicione as folhinhas de tomilho 37 e as avelãs picadas grosseiramente 38, dê uma mexida e volte ao forno por mais 5-10 minutos, apenas o tempo de o rolo ficar pronto. Uma vez retirado do forno, deixe o rolo descansar por alguns minutos. Por fim, decore com tomilho e pimenta e sirva o seu rolo de cogumelos fatiado e regado com o molho restante 39!

Conservação

O rolo de cogumelos pode ser conservado na geladeira por 2-3 dias, envolto em filme plástico; você pode aquecê-lo inteiro ou em fatias, dourando-o em uma frigideira com um fio de óleo.

Você pode congelar o rolo após o cozimento.

As cenourinhas podem ser conservadas na geladeira por 1-2 dias; você pode aquecê-las no forno ou na frigideira.

Dica

Para o rolo, você pode variar o tipo de cogumelos e feijões de acordo com sua preferência. Se usar portobello, certifique-se de refogá-los bem para evitar que fiquem aguados.

Se não encontrar as cenourinhas baby, as cenouras normais, cortadas ao meio ou em três no sentido do comprimento, também servem. Como alternativa, você pode servir como acompanhamento as clássicas batatas assadas ou uma salada de repolho roxo aromatizada com sementes de cominho.

O molho de cogumelos é ótimo também para enriquecer o molho de uma massa ou para engrossar uma sopa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.