Pulled pork

/5

APRESENTAÇÃO

Vem do sul dos Estados Unidos, mas teve um enorme sucesso em todo o mundo, especialmente entre os amantes do street food: estamos falando do pulled pork, o porco desfiado, protagonista de um dos mais famosos sanduíches americanos! Caracterizado por uma carne macia e suculenta, o pulled pork é tradicionalmente cozido no churrasco por várias horas com uma técnica que permite obter uma nota agradavelmente defumada. Seu sabor inconfundível, por outro lado, é conferido tanto pela mistura de especiarias e aromas com que é coberto antes do cozimento, o chamado dry rub, quanto pelo Costelas glaceadas com molho bbq que geralmente é adicionado após o desfio. O pulled pork é geralmente acompanhado pelo Salada de repolho e cenoura (coleslaw), a típica salada de repolho e cenoura, e apreciado dentro de um macio pão de hambúrguer, mas se preferir, é ótimo também para servir sozinho em um inesquecível jantar típico americano!

Experimente também a variante com frango, o pulled chicken!

INGREDIENTES

Ombro de porco 5 kg
Mostarda 30 g
Para o rub
Páprica defumada 50 g
Páprica doce 40 g
Açúcar mascavo 50 g
Sal fino 35 g
Pó de alho 20 g
Pimenta branca 10 g
Coentro em pó 3 g
Orégano 3 g - seco
Pimenta 5 g - de caiena
Anis em pó 2 g
Para o molho
Ketchup 300 g
Vinagre de maçã 30 g
Sal fino 3 g
Pimenta preta 3 g
Gengibre em pó 2 g

Preparação

Para preparar o pulled pork, primeiro prepare o rub: pegue um pote grande e adicione a páprica doce e defumada 1, o açúcar mascavo 2 e o sal fino 3.

Adicione também o alho em pó 4, a pimenta branca 5 e o coentro em pó 6.

Por fim, adicione o orégano seco 7, a pimenta caiena 8 e o anis em pó 9.

Misture bem todas as especiarias para obter uma mistura homogênea 10; se necessário, você pode peneirá-la. Agora pegue a paleta de porco, adicione a mostarda 11 e espalhe-a com as mãos por toda a superfície, tanto superior quanto inferior, para criar uma camada fina 12.

Depois, polvilhe a carne com o rub 13, certificando-se de cobri-la completamente 14. Enquanto isso, acenda o churrasco e ajuste para um cozimento indireto 15.

Coloque o carvão em uma metade do churrasco 16 e coloque na outra metade uma bandeja de alumínio que servirá para coletar os sucos da carne 17, depois posicione a paleta de porco na grelha na área sem calor direto 18.

Ajuste as aberturas de ar para obter uma temperatura da câmara em torno de 150° e prossiga com a defumação 19. Cozinhe com a tampa por pelo menos algumas horas ou até que o rub forme uma crosta, o chamado bark 20. Neste ponto, transfira a carne para uma bandeja de alumínio e embrulhe tudo em papel alumínio. Coloque a bandeja no churrasco 21 e continue o cozimento por mais 6-8 horas, cuidando para que a temperatura da câmara permaneça em torno de 130°-150°. Você pode verificar se a carne está cozida medindo a temperatura interna que deve atingir 97°-98°.

Após o tempo de cozimento, escorra o líquido de cozimento que se formou na bandeja e remova os ossos com um par de pinças de cozinha 22, depois desfie a carne usando simplesmente 2 garfos 23, deixando também alguns pedaços inteiros 24.

Prepare o molho: coloque o ketchup em uma tigela junto com o vinagre de maçã 25, pimenta, sal 26 e gengibre em pó 27.

Misture bem 28 e adicione o molho obtido à carne desfiada 29. Misture para amalgamar o tempero de maneira uniforme 30.

Agora você pode saborear seu pulled pork sozinho ou usá-lo para preparar um fantástico sanduíche junto com o indispensável coleslaw 31 32 33!

Conservação

O pulled pork pode ser conservado na geladeira por 5 dias em um recipiente hermético; antes de servi-lo, você pode aquecê-lo no forno ou no micro-ondas ou na frigideira com um pouco de água.

É aconselhável temperar apenas a carne que será consumida e conservar a que sobrou sem tempero.

Conselho

O corte de carne perfeito para o pulled pork é o Boston butt, um corte americano que inclui uma porção da paleta e da copa do porco. Por esse motivo, na Itália, geralmente é utilizada a paleta de porco, mas como alternativa, você pode escolher também a copa: considere, porém, que o tempo de cozimento variará de acordo com o peso da carne.

Você pode personalizar o rub adicionando também cominho, mostarda em pó ou cebola desidratada.

Experimente substituir o clássico pão de hambúrguer por uma tradicional pita grega feita por você mesmo!

Se você tiver um churrasco a carvão, pode utilizar a técnica do snake ou do minion.

Para o cozimento no forno

Se você não tiver um churrasco disponível, pode fazer o pulled pork também no forno de casa: prepare a paleta de porco seguindo as mesmas instruções da receita, então asse em forno ventilado a 150° por algumas horas. Após esse tempo, embrulhe tudo em papel alumínio e continue assando em modo estático a 130°-150° por 6-8 horas, até atingir uma temperatura interna de 97°-98°.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.