Ravioli com caldo de capão

/5

APRESENTAÇÃO

As festas estão chegando, as famílias se preparam para celebrar o Natal e o Ano Novo ao redor da mesa posta e... nós queremos selar seus momentos especiais com preparações saborosas e inesquecíveis, como esta receita de massa! Os raviolis com caldo de capão são um prato perfeito para essas ocasiões: a união da Massa fresca de ovo (massa e formatos) que envolve um recheio saboroso de capão é simplesmente perfeita. Decidimos mergulhá-los em um caldo genuíno feito justamente com a carne de capão, que geralmente é servido recheado... uma preparação que combina perfeitamente também com outros formatos: há quem ame apresentá-lo com tortellini, com cappelletti ou com cappellacci, todas deliciosas variações da massa fresca recheada, um orgulho para nossa tradição culinária. E se você não sabe como usar a carne que sobra do caldo, sem problema: as Almôndegas de carne cozida e ricota são uma solução deliciosa de reaproveitamento que você pode servir como entrada! Sugerimos que ajuste os raviolis com Caldo de capão com um toque de amor e alegria que as festas trazem para saborear um prato realmente irresistível!

Se você está à procura de combinações menos trabalhosas para completar seu menu, venha conferir nossa seleção de receitas em 30 minutos para o Natal.

INGREDIENTES

Para a massa fresca (para 80 raviolis)
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 200 g - (cerca de 4 médias)
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - para polvilhar
Ingredientes para o caldo de capão
Capão 1 ½ kg
Cenouras 100 g
Aipo 100 g
Cebolas brancas 80 g
Zimbro 5 bagas
Louro 2 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta-do-reino em grãos 10
Água 2 ½ l
Para o recheio
Ovos 200 g - (cerca de 4 médias)
Pancetta defumada 150 g
Parmigiano Reggiano DOP 200 g
Salsa 10 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar os raviolis com caldo de capão, comece pela preparação do caldo. Pegue as cenouras, descasque e corte em pedaços; depois de limpar a cebola, corte também e o aipo em pedaços 1. Agora, pegue uma panela de fundo antiaderente e bordas altas: coloque bastante água e adicione o capão limpo (e, se necessário, chamuscado se apresentar muita penugem). A água deve cobrir totalmente o capão. Adicione também as cenouras e cebolas 3.

Então, adicione também o aipo 4, as folhas de louro 5 e as bagas de zimbro 6.

Aromatize também com a pimenta em grãos 7. Cozinhe em fogo muito baixo por cerca de 3 horas: o capão deve ficar macio no final do cozimento. Lembre-se de continuar a espumar o caldo com a ajuda de uma escumadeira 8. Enquanto o capão cozinha, dedique-se à preparação da massa fresca: em uma tigela grande, coloque a farinha 9.

Quebre os ovos à temperatura ambiente com um garfo e coloque-os na tigela 10: misture os ingredientes com as mãos 11, se preferir, pode usar um garfo, até criar uma massa homogênea à qual você dará uma forma esférica 12. A massa deve ser suficientemente elástica: se estiver muito dura e difícil de trabalhar, você pode adicionar um pouco de água morna; se estiver muito pegajosa, adicione mais farinha, sem exagerar para não obter o efeito contrário. Envolva a massa obtida em um filme plástico transparente e deixe descansar à temperatura ambiente longe de correntes de ar, por pelo menos 30 minutos.

Neste ponto, o capão estará quase cozido: dez minutos antes do final do cozimento, ajuste o sal 13. A adição do sal ao final do cozimento permitirá que você ajuste melhor a salinidade do caldo. Quando terminar de cozinhar o caldo, coe-o com uma peneira de malha fina 14 e reserve. Pegue o capão e desosse-o 15.

Coloque a carne em um processador de alimentos e triture 16. Pegue o bacon defumado, corte em tiras e depois em cubos 17 que você colocará no processador e triturará 18.

Coloque o capão e o bacon triturados em uma tigela grande 19, aromatizando com salsa finamente picada 20. Adicione o queijo ralado 21.

Coloque na tigela também os ovos 22 e aromatize com noz-moscada 23: misture os ingredientes com as mãos 24 até obter uma mistura homogênea. Mantenha a mistura de lado enquanto prepara a massa para os raviolis.

Retome a massa que você deixou descansar e divida-a em duas. Polvilhe levemente um pedaço (o outro você pode manter coberto com filme plástico para não secar) com semolina e estenda com o rolo de massa ou ajudando-se com a máquina de abrir massa 25: passe entre os rolos da espessura mais larga até a penúltima espessura da máquina para abrir massa até obter retângulos com cerca de meio cm de espessura. A largura da massa deve ser de 8 cm. Repita essas operações também para o segundo pedaço. Disponha as massas sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada com semolina e coloque o recheio dividido em pequenas bolinhas ajudando-se com uma colher de chá 26. Disponha-as bem espaçadas sobre a massa a cerca de 3 cm uma da outra para depois poder fechá-la. Agora, feche a massa no sentido do comprimento de forma a cobrir totalmente o recheio e fazer coincidir as bordas longas 27.

Com os dedos, pressione entre os montinhos de massa de forma a fazer sair o ar e aderir a massa 28. Neste ponto, corte os raviolis com uma carretilha dentada 29: devem ter a dimensão de 4x4 cm. À medida que os produz, coloque-os em uma bandeja com um pano de cozinha limpo levemente enfarinhado com farinha de semolina 30: você obterá cerca de 80 raviolis.

Coloque o caldo que você coou em uma panela de bordas altas e aqueça. Quando estiver fervendo, coloque os raviolis 31, poucos de cada vez para cozinhá-los: cerca de 3 minutos serão suficientes 32. Quando estiverem cozidos, sirva seus raviolis com caldo de capão nos pratos individuais e saboreie ainda quentes 33!

Conservação

Os raviolis com caldo de capão devem ser consumidos imediatamente após prontos. Não recomendamos conservar a preparação pronta na geladeira. Se desejar, pode conservar apenas o caldo na geladeira, fechado em um recipiente hermético.

Se você preparou os raviolis apenas com ingredientes frescos e não descongelados, pode congelá-los crus. É possível congelar também o caldo, preferencialmente já porcionado para facilitar seu uso quando precisar descongelá-lo.

Conselho

Dado o longo tempo de cozimento do caldo de capão, você pode optar por preparar o caldo no dia anterior e conservá-lo na geladeira para completar toda a preparação no dia seguinte. O bacon parece muito rico? Você poderia decidir usar presunto no lugar dele.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.